Provas e Exames: Informações-Prova 2021/2022
Provas e Exames: Informações-Prova 2021/2022
Crasto Solidário
Crasto Solidário
A Escola Básica de Crasto promoveu uma atividade intitulada “Solidaria_Mente” junto da comunidade educativa, com o intuito de angariar fundos para uma instituição local que presta um serviço de extrema importância à comunidade: a APPACDM.
Os alunos construíram um mealheiro que levaram para casa com o objetivo de recolher donativos junto dos seus familiares.
Com esta atividade, promoveu-se o desenvolvimento de valores de solidariedade e partilha para com o próximo.
No passado dia 31 de março, nas instalações da nossa Escola, procedeu-se à entrega do montante angariado no valor de 444,03€ a um representante da delegação da APPACDM, que se fez acompanhar por alguns utentes desta Instituição.
Como agradecimento, a Associação ofereceu à Escola alguns marcadores de livros construídos nas oficinas que esta desenvolve.
Aproveitamos para agradecer a todos os que se associaram a esta iniciativa tão nobre!
EB Crasto
Equipa do Secundário apurada para a final do Parlamento dos Jovens
Equipa do Secundário apurada para a final do Parlamento dos Jovens
À semelhança do que vem acontecendo há vários anos, a Escola Secundária de Ponte da Barca participou na fase distrital do Parlamento dos Jovens, que se realizou no auditório do Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.
A representação do 3.º Ciclo do Ensino Básico esteve a cargo de Íris Almeida, Guilherme Silva, Afonso Cerqueira e Tomé Lopes, enquanto no escalão do Ensino Secundário a comitiva barquense foi constituída por Manuel Ribeiro, Afonso Amorim e Afonso Alves.
Comum aos dois escalões é a temática da edição deste ano, a problemática abrangente da desinformação e da manipulação, mais conhecida por “fake news” ou notícias falsas.
Sob a orientação da professora Gabriela Menezes, o desempenho das duas equipas da Escola Secundária de Ponte da Barca foi muito positivo, em termos de exercício da cidadania e partilha de experiências, tendo mesmo a equipa do escalão do Secundário sido apurada para representar o Alto Minho na final nacional, que está agendada para 30 e 31 de maio, no Palácio de São Bento, em Lisboa.
Em debate está a problemática das “fake news” e os riscos que este desafio representa para a democracia. A reflexão orienta-se ainda no sentido de indagar “estratégias para combater a desinformação”,
Recorde-se, mais uma vez, que “desinformação” é o termo utilizado para definir qualquer tipo de conteúdo ou prática manipulada, que contribua para o aumento de informação falsa ou enganadora, com o objetivo de afastar os cidadãos do conhecimento factual da realidade e para obter vantagens económicas ou para enganar o público.
Este fenómeno de propaganda manipuladora, cada vez mais visível à escala mundial devido às plataformas de sociabilidade digital, representa um problema para a democracia em geral, na medida em que coloca em causa o debate livre e informativo, prejudica o interesse público, mina a confiança nas instituições e nos meios de comunicação tradicionais e digitais e, consequentemente, fragiliza a estabilidade das sociedades democráticas, ao comprometer a capacidade dos cidadãos de tomarem decisões bem informadas.
Daí que, neste contexto, seja fundamental a promoção das literacias mediática e digital, de tal modo que as pessoas se sintam habilitados a navegar no atual oceano da informação e sejam capazes de, num mar de mentiras e de desinformação, encontrar/ discernir o caminho civicamente responsável.
A Organização
“OPINIÕES DE SEGUNDA” – Uma nova globalização
“OPINIÕES DE SEGUNDA” – Uma nova globalização
O mundo tornou-se uma “aldeia global” e a problemática da globalização é um dos temas incontornáveis dos nossos tempos, com muitas vantagens, mas também com inúmeros perigos.
Na opinião de João Sousa, “poderia e deveria funcionar de outra maneira, mais igualitária, de tal forma que todos, a nível planetário, pudessem usufruir das suas vantagens.”
Eis um nobre desafio, “ainda mais agora, por causa dos efeitos da pandemia e da guerra na Ucrânia.”
Contratação de Escola 2021/2022 - Grupo de Recrutamento - 260 - Lista de Ordenação Final (02-04-2022)
Contratação de Escola 2021/2022
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 24 – Grupo 260 – 6 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades.
ATTRAPEZ LE POISSON D´AVRIL!
ATTRAPEZ LE POISSON D´AVRIL!
Poisson d’avril! Le pêcher est-il vraiment un péché en ce jour de bonne humeur?
Chers amis,
Vous vous êtes très certainement aperçus de la décoration plutôt originelle et inhabituelle de notre école, plus précisément dans le hall de l´édifice B. Mais, savez-vous vraiment les raisons de ce changement de visuel? On vous l´explique! Prenez note!
Chaque année, le 1er avril est l’occasion des faire des blagues et des canulars. L’origine de la fête du 1er avril remonte à 1564 quand le roi de France Charles IX, qui a été le premier à faire un canulard aux français, annonçât une fausse réforme du calendrier. Jusqu’en 1564, l’année commençait le 25 mars ou le 1er avril (jour de Pâques)! Mais cette année le roi Charles IX décidât de modifier le calendrier. L’année commençait désormais le 1er janvier. Jusque-là, les cadeaux du jour de l’an étaient échangés vers la fin mars. Alors quand le 1er avril est arrivé, par habitude ou par opposition, on a conservé cette habitude en offrant un petit cadeau symbolique. Qui n´aime pas de jolis cadeaux?
Quelques petits farceurs ont eu même l’idée de se faire encore des cadeaux, puisqu’à cette date on s’en faisait. Mais comme ce n’était plus le «vrai» début de l’année, les cadeaux étaient des cadeaux «pour rire» … Et cette tradition se poursuit de nos jours!
Mais, pourquoi «poisson d’avril», pourquoi pas «éléphant d’avril»? Plusieurs versions s’affrontent! Certains avancent que c’est un poisson parce qu’au début du mois d’avril la lune sort du signe zodiacal du Poisson! D’autres pensent que, comme c’est la période de frai des poissons, on faisait une farce en offrant un poisson d’avril dans la période où la pêche était interdite. D’autres enfin supposent que, début d’avril correspondant à la fin du Carême (période d’abstinence pendant laquelle on ne mange pas de viande, viande souvent remplacée par du poisson), on continuait ainsi à offrir un «poisson» après le Carême .
Depuis, la tradition s’est étendue partout dans le monde et le jour du 1er avril est dédié à se faire des blagues et des farces. Accroché au dos des personnes distraites, le poisson d’avril est, en effet, synonyme de farce. Quoiqu’il en soit, ce jour reste un jour convivial et une plaisante excuse pour jouer des tours à ses meilleurs amis! Rire ce jour-là c’est chouette, mais au dépend des autres, c’est vache! Évitons donc de confondre «faire des blagues» et «se moquer»! Il ne faudrait pas que notre envie de faire rire fasse pleurer!
De notre explication les idées à retenir sont très certainement que ce jour doit être célébré dans la joie et la bonne humeur! On a bien besoin d´un peu de couleur, d´amusement et de divertissement en cette fin de période du 2ème trimestre! Passez une agréable journée! Amusez-vous et SOURIEZ!!!
Le groupe des passionnés de la langue et de la culture françaises!
Contratação de Escola 2021/2022 - Grupo de Recrutamento - 100 - Lista de Ordenação Final (01-04-2022)
Contratação de Escola 2021/2022
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 23 – Grupo 100 – 20 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades.
Fundo documental oferecido pela Autarquia
Fundo documental oferecido pela Autarquia
A biblioteca de cada uma das quatro Escolas do Agrupamento recebeu um conjunto alargado de títulos oferecido pela Câmara Municipal de Ponte da Barca.
Intitulada "Uma Biblioteca para Todos", a iniciativa aconteceu no âmbito da celebração do Dia do Livro Português (26 de março) e pretendeu promover o gosto pelo livro e pela leitura, junto de todas as faixas etárias.
O fundo documental distribuído pelo Município tem a ver com obras de autores locais e de autores que de alguma forma estão ligados à região e tratam temas relacionados com a nossa terra, pelo que se trata de um importante contributo para a preservação da nossa memória e identidade coletivas.
São livros que vão da poesia, à narrativa e à banda desenhada, passando ainda pela história local, património e tradições de Ponte da Barca
Para além das escolas do concelho, foram ainda contempladas as IPSS locais, a APPACDM e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca.
Biblioteca Escolar
Projeto Erasmus + promove intercâmbio europeu
Projeto Erasmus + promove intercâmbio europeu
[Para ver as fotografias, clique na imagem]
No âmbito do Erasmus + “Save the Nature, Save the Future”, neste ano letivo, seis alunos do 8.º ano participaram na primeira mobilidade prevista neste projeto.
Alunos e professoras foram acolhidos no Gymnasium of Larissa, na Grécia, de 6 a 10 de dezembro. Ao longo da semana, participaram em diferentes atividades dinamizadas pela escola anfitriã.
Num primeiro momento, cada escola parceira, Grécia, Portugal, República Checa, Turquia e Roménia, apresentou em Inglês (língua oficial do projeto) o seu país, a sua região, os monumentos mais significativos e os seus museus, destacando os museus de história natural, o respetivo sistema de ensino e a sua escola.
Na fase seguinte, com base na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), os alunos construíram bombas de água, robots de reciclagem, herbários, fornos solares, postais de Natal, reciclaram papel e relacionaram a Matemática com a natureza através de fractais.
Num terceiro momento, os alunos tiveram oportunidade de conhecer a história e a cultura da região, nomeadamente Laryssa, onde está localizada a escola anfitriã, bem como Meterora e Volos.
Durante a realização de todas as atividades, os alunos tiveram um desempenho “muito bom”: adquiriram plenamente os conhecimentos previstos de uma forma autónoma, revelando sempre uma atitude de entreajuda com os parceiros, respeitando sempre a diferença e semelhança cultural, e demonstraram uma grande capacidade de adaptação a novas situações e novos desafios, contribuindo colaborativamente para o sucesso das atividades, através da sua participação pertinente e responsável.
Sem dúvida que este intercâmbio contribuiu muito para o desenvolvimento de todos os princípios, áreas de competência e valores previstos no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.
Equipa Erasmus
Contratação de Escola 2021/2022 - Grupo de Recrutamento - 260 (29-03-2022)
Contratação de Escola 2021/2022 - Grupo de Recrutamento - 260 (29-03-2022)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2021/2022.