“Opiniões de Segunda” – Fazer a diferença pelo Voluntariado
“Opiniões de Segunda” – Fazer a diferença pelo Voluntariado
Na crónica desta semana, a Maria Gonçalves chama a atenção para um aspeto diferenciador de fulcral importância na nossa sociedade, o voluntariado. E sublinha como é importante, em termos curriculares. Para já não falar na vertente do “crescimento espiritual e pessoal dos voluntários”. Porque “saber que causamos um impacto positivo em alguém é uma experiência muito gratificante.”
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 12 – Grupo 430 – 18 horas)
Contratação de Escola 2020/2021
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 12 – Grupo 430 – 18 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades.
Pequenos gestos, grandes diferenças!
Pequenos gestos, grandes diferenças!
Podemos dizer que sustentabilidade e meio ambiente “andam de mãos dadas”. A sustentabilidade é a capacidade que o ser humano possui de usufruir dos recursos naturais presentes no Planeta sem comprometê-los para as gerações futuras. Preservar o meio ambiente torna-se um dos principais princípios da sustentabilidade.
É difícil simplificar o conceito de sustentabilidade e explicá-lo aos alunos do 1.º ciclo, crianças ainda pequenas.
Os problemas são tão grandes que parecem não ter solução, mas não se acredite nisso. O controlo está ao alcance de todos. Todos podemos ajudar a preservar o meio ambiente e a combater a contaminação. É somente uma questão de começar! E, como disse Madre Teresa de Calcutá, “por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”.
É muito importante sensibilizar as crianças e suas famílias, tornando-as mais conscientes dos seus valores, de forma que possam ser agentes transformadores para um mundo melhor. O professor tem um papel fundamental: ser mediador do processo ensino-aprendizagem, repassando ao aluno segurança e uma postura reflexiva e investigativa.
É através de projetos educacionais construtivos que aprimoramos a conscientização cidadã dos nossos educandos para que possam estar aptos a atuar na sociedade de forma responsável, construtiva e reconstrutiva.
Compete à Escola “promover situações de ensino/aprendizagem que fomentem a expressão de interesses e aptidões em domínios diversificados, a prática da autoavaliação e que desenvolvam ainda a capacidade de pensar, comunicar e agir criticamente, em relação aos outros, a si próprios e ao Meio Ambiente”, e nessa perspetiva a turma B do 3.º ano da Escola Diogo Bernardes, em plena primavera e dias antes do Dia Mundial da Terra (22 de abril), colocou a sua “gota” no “oceano”, meteu mãos à obra e fez as suas plantações, mostrando que os pequenos gestos fazem grandes diferenças!
Prof.ª Rosa Maria Sousa (3.º B – EB Diogo Bernardes)
As Reflexões das Crianças da Turma 2CR em "Conversas Gigantes"
As Reflexões das Crianças da Turma 2CR em "Conversas Gigantes"
“Se quisermos modificar alguma coisa,
é pelas crianças que devemos começar.
Devemos respeitar e educar as nossas crianças
para que o futuro das nações e do planeta seja digno.”
Ayrton Sena
Através de uma cooperação com a Associação "Soy Niño, Sou Criança”, as crianças do 2.º ano da Escola Básica de Crasto participaram, pela quarta vez, nas "Conversas Gigantes, sobre, para e com as crianças", publicadas no Jornal "Diário do Minho" do dia 11 de abril de 2021.
Esta atividade, em que a turma 2CR foi novamente convidada a participar, formando parte da rede de correspondentes infantis das "Conversas Gigantes", resultou numa nova página de jornal em que, de forma simples e fundamentada, expuseram as suas opiniões, as suas inquietudes e os seus sentimentos face à problemática dos Oceanos e outras questões ambientais que os preocupam de forma profunda. São reflexões que nasceram livremente e de forma autónoma, através de observações de imagens e da leitura do livro "Nós", de Oliver Jeffers.
São estes momentos de extrema importância, pois, com reflexão e partilha de opiniões, desenvolve-se o autoconhecimento, a autoestima, o sentimento de pertença e a autonomia. Devemos fomentar o diálogo, a liberdade de expressão e a troca de opiniões com participação ativa das crianças na sociedade.
"Se deixássemos as crianças crescerem como são,
teríamos somente génios.”
Goethe
Prof.ª Arminda Alves (Turma 2CR)
Poema do Coração
Poema do Coração
Respondendo ao desafio dos professores de Ciências Naturais, os alunos do 9.º ano fizeram um trabalho de grupo subordinado ao tema “Sistema Cardiovascular”.
Os resultados foram muito satisfatórios e, na generalidade, foram apresentados em formato .ppt, vulgarmente conhecido por powerpoint.
Numa das turmas, no 9.º E, dois alunos surpreenderam os restantes com a elaboração de um poema sobre o assunto. Tomem atenção:
Sistema cardiovascular
O coração é um órgão fundamental,
E merece ser tratado com respeito!
Para quem não sabe onde fica,
Fica ali na zona do peito.
Trabalha arduamente,
Bombeia o sangue noite e dia,
Para poderes viver o teu dia a dia.
Mas este órgão tão querido,
Como é constituído?
O que nos proporciona?
E como funciona?
O sangue chega das veias,
Com os eritrócitos aos milhares,
Das cavas vem o sangue venoso,
E o sangue arterial vem das pulmonares.
O sangue venoso vai para a aurícula direita,
E a válvula tricúspide está fechada,
Até que fica satisfeita,
E ao sangue abre a entrada.
Passa para o ventrículo direito,
Enche-se sem deleito,
Abre-se a válvula semilunar,
E passa para a artéria pulmonar.
Do outro lado do septo interventricular,
Está o sangue arterial a passar.
Agora com respeito!
Não é preciso ser inteligente,
Para perceber que é quase igual ao lado direito.
A válvula principal,
Passa de tricúspide para bicúspide ou mitral,
Mas a válvula semilunar,
Acaba por ficar igual.
A aurícula esquerda passa a chamar-se direita,
Assim como o ventrículo também.
Acho que já resumi tudo,
E não me esqueci de ninguém!
Mentira, esquecemo-nos da artéria aorta,
Que leva o sangue do coração,
E numa rápida ação,
Para todo o corpo o transporta.
E assim é o coração,
Não só para amar e ser amado.
Poema feito por Miguel Baptista e
André Raínho...,
Trapstar...,
Apaixonado.
Professor Sérgio Oliveira
Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios agradece presentes de Páscoa
Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios agradece presentes de Páscoa
“Ser criança é viver num mundo de magia, onde tudo se torna alegria.”
Ocineia Cristina Cichowicz
Hoje, é o momento de Partilhar e de Agradecer!
Partilhar a alegria com que todas as crianças da Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios receberam os seus presentes de Páscoa!
Páscoa é a celebração da vida, da alegria e do amor. Símbolo de vida e ressurreição, o ato de dar e receber ovos de Páscoa é uma tradição milenar! Nestes momentos conturbados que enfrentamos, as nossas crianças receberam ovinhos e coelhinhos da Páscoa com o intuito de alegrar e reforçar esta data comemorativa!
Os senhores presidentes das Juntas de Freguesia de Azias, Lindoso, Britelo, da União de Freguesias de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil, da União de Freguesias de Touvedo S. Lourenço e de Touvedo Salvador, e da União de Freguesias de Vila Chã São João e de Vila Chã Santiago espalharam a magia, a alegria, a diversão, a felicidade… Ahh! e a doçura aos pequenitos e adultos também!
Agradecer aquele que é o melhor presente do mundo: o sorriso rasgado das nossas crianças, para as quais um presente é sempre indispensável e motivo de grande felicidade!
Bem hajam!
EB de Entre Ambos-os-Rios
“Opiniões de Segunda” – “Ler é crescer”
“Opiniões de Segunda” – “Ler é crescer”
Falemos da leitura. E acompanhemos o Lourenço Pena na reflexão que nos propõe…
Escreve este adolescente que não compreende “o desdém a que tantos votam a leitura”. Porque “a leitura me enriquece, cultivando-me, fazendo-me crescer como pessoa, enriquecendo os meus conhecimentos. No fundo, faz-me voar e ser tão feliz! Vou, por isso, sempre que conseguir, incentivar muitos a ler.”
SEMANA DA SAÚDE EM CRASTO
SEMANA DA SAÚDE EM CRASTO
"As forças naturais que se encontram
dentro de nós são as que realmente
curam nossas doenças."
Hipócrates
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.
Assim sendo, para assinalar o Dia Mundial da Saúde, na Escola Básica de Crasto, durante a semana de 5 a 9 de abril de 2021, foram dinamizadas diversas atividades.
No dia 6 de abril, em articulação com a técnica das AAAF, Sónia Castro, no âmbito do Dia Mundial da Atividade Física, realizou-se uma aula de Zumba.
No dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, as crianças realizaram um cartaz coletivo acerca do tema e recebemos na nossa Escola diversos profissionais da área da Saúde: o Dr. José António Costa, a Dr.ª Belmira Reis e a Enfermeira Alexandrina Rodrigues, que sensibilizaram as crianças para a importância da ida regular ao médico e desmistificaram “o medo à bata branca”, com a simulação de uma consulta de pediatria e da aplicação de uma vacina, e também consciencializaram para a importância de hábitos de vida saudável. Esta atividade visou também reconhecer o papel crucial destes profissionais no contexto de pandemia.
Para terminar a semana, as crianças puderam desfrutar de um jogo de tabuleiro gigante, “À descoberta da Saúde”, com questões relacionadas com a saúde, promovido pela equipa de Educação para a Saúde do nosso Agrupamento e dinamizado pela equipa docente da nossa Escola. As crianças mostraram conhecimento e entusiasmo durante o jogo.
Esta foi uma semana bastante enriquecedora para todos os intervenientes, dada a pertinência do tema e motivação promovida por estes profissionais da saúde que tão prontamente aceitaram o nosso convite.
A equipa educativa agradece a todos os que tornaram possível esta Semana em que aliamos o bem-estar físico, mental e social de todos os participantes.
O corpo docente da Escola Básica de Crasto
Nove alunos do Agrupamento participam na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura
Nove alunos do Agrupamento participam
na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura
Nove alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram, esta sexta-feira, na fase intermunicipal CIM Alto Minho do Concurso Nacional de Leitura.
A prova reuniu representantes dos 10 municípios do Distrito de Viana do Castelo e, este ano, devido à situação pandémica, aconteceu em formato digital, com os concorrentes a realizarem as tarefas a partir da sua localidade de origem, cabendo à Biblioteca Municipal de Ponte de Lima a organização e a condução dos trabalhos.
Em Ponte da Barca, a Biblioteca Municipal foi o centro de operações, tendo os alunos do 2.º Ciclo sido representados por quatro colegas apurados na fase anteriormente realizada ao nível da escola: Ana Margarida Armada, António Agostinho Cerqueira, Beatriz Fernandes e Francisca Marques. Por sua vez, o escalão do 3.º Ciclo contou com a participação de Alexandrina Fernandes, Andreia Manuela Silva e Mariana Carvalhosa, enquanto que, no Secundário, a comitiva barquense foi constituída por Inês Rêgo e por Inês Bago.
Os representantes de Ponte da Barca tiveram um desempenho de qualidade, prestigiando o Concelho e o Agrupamento, tendo mesmo a Ana Margarida Armada sido apurada para a final, que reuniu apenas cinco participantes por escalão.
Parabéns e continuem a fazer da leitura um prazer!
Biblioteca Escolar
Contratação de Escola 2020/2021 - Grupo de Recrutamento - 430 (09-04-2021)
Contratação de Escola 2020/2021 - Grupo de Recrutamento - 430 (09-04-2021)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2020/2021.