Renovação do selo de qualidade EQAVET
Renovação do selo de qualidade EQAVET
É com muita satisfação que o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca comunica a toda a comunidade que, após auditoria de verificação realizada por auditores externos, foi novamente atribuído ao Agrupamento o selo de qualidade EQAVET para 3 anos (prazo máximo possível).
O selo de Conformidade EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais) confere o reconhecimento pela excelência do trabalho realizado no agrupamento ao longo dos últimos anos.
A certificação foi renovada após uma auditoria que decorreu no passado dia 15 de fevereiro de 2024. Foi analisado o trabalho desenvolvido nos três anos precedentes, que envolveu a participação da Direção, as estruturas de orientação educativa e administrativa do Agrupamento, a equipa de autoavaliação, alunos, docentes, diretores de curso, colaboradores não docentes, encarregados de educação, entidades empregadoras, instituições e empresas parceiras.
O selo foi atribuído pela primeira vez em 22 de fevereiro de 2021 e é agora renovado com validade de mais 3 anos. O selo EQAVET reconhece e reflete a garantia de qualidade na educação e formação profissional no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.
O Agrupamento acredita que esta certificação contribui para a consolidação dos seus processos de monitorização e avaliação, mas também de internacionalização, e reforça o seu compromisso de continuar a trabalhar para garantir uma formação de qualidade.
Focados no futuro dos nossos alunos, sabemos que a renovação do selo acresce responsabilidade de todos os atores educativos, assim como, a necessidade de continuarmos a melhorar e otimizar ainda mais os nossos processos!
Neste trabalho conjunto, será fundamental a inestimável colaboração de todos!
Aproveitamos e damos a conhecer a toda a comunidade o relatório de auditoria, que pode ser consultado aqui.
A Equipa de Autoavaliação
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "A educação, uma 'Luz' Edificadora! …"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "A educação, uma 'Luz' Edificadora! …"
Alunos do 6.º ano aplaudem teatralização de “A Menina do Mar”
Alunos do 6.º ano aplaudem teatralização de “A Menina do Mar”
Os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca aplaudiram, esta sexta-feira, a apresentação da adaptação teatral da obra “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, levada a cena pelo Grupo de Teatro MiNC Juvenil, da Associação Movimento Incriativo.
Com encenação de Ana Costa, cenografia e figurinos de Ana Costa e Orlando Costa, e desenho de luz a cargo de Jonathan Richter, o espetáculo foi a palco no Auditório Municipal, entusiasmando os participantes, face à riqueza das múltiplas linguagens cénicas e à qualidade do desempenho dos atores, a maioria dos quais são colegas do Agrupamento.
Recorde-se que a narrativa desta obra clássica de Sophia transporta o público para o mundo encantado de uma pequena bailarina que descobre o amor e a saudade nas águas transparentes da praia. A história desenrola-se em torno do seu encontro com um rapazinho que brinca no areal, partilhando momentos de aprendizagem e de alegria.
Com esta iniciativa, desenvolvida em articulação com a Biblioteca Escolar, os alunos tiveram oportunidade de contactar com a riqueza da linguagem cénica e de aplaudir o desempenho de colegas, potenciando a autonomia, o espírito crítico e a autoestima, para além de se ter promovido o gosto pelo livro e pela leitura e favorecido a imaginação e a fantasia.
Biblioteca Escolar
Aqui há Ciência - Como funciona o galinho do tempo, tão em moda em anos atrás?
Aqui há Ciência - Como funciona o galinho do tempo, tão em moda em anos atrás?
Visita de estudo ao Porto
Visita de estudo ao Porto
No passado dia 8 de fevereiro, os alunos do 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia deslocaram-se ao Porto numa visita de estudo. O principal objetivo era, no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes, conhecer o Museu Soares dos Reis e a cidade do Porto, passando pelos locais mais significativos da cidade: Igreja e Torre dos Clérigos, Mercado do Bolhão, rua de Santa Catarina e Majestic, estação de S. Bento e Ribeira. Lamentavelmente apenas foi possível visitar o Museu, as condições climáticas foram tão adversas, a chuva diluviana e o vento que se fez sentir impediram que a visita à cidade se concretizasse, porém, o Museu acabou por “salvar” o dia, os alunos usufruíram de uma visita guiada e, mais importante, puderam conhecer um museu, obras de pintura e de escultura e usufruir das emoções que estas obras lhes despertaram, uma verdadeira experiência estética.
Feita a avaliação, apesar dos contratempos surgidos, valeu a pena, os alunos aprenderam, conviveram, gostaram.
A DT e professora de HCA
Maria da Graça Pires
Exposição «Máscaras de Carnaval»
Exposição «Máscaras de Carnaval»
Para celebrar o carnaval, o grupo de Educação Especial apresentou na Biblioteca da escola básica Diogo Bernardes, a exposição intitulada «MÁSCARAS DE CARNAVAL». As máscaras desta exposição foram realizadas pelos alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA). Esta atividade teve por base o desenvolvimento de competências específicas de forma a promover a autonomia, o desenvolvimento pessoal, o relacionamento interpessoal e a criatividade.
Todos os nossos “Artistas” estão de parabéns.
A disciplina é indiferente, o amor é a lição!
A disciplina é indiferente, o amor é a lição!
Todos os anos, no dia 14 de fevereiro, comemora-se o dia do Amor, também vulgarmente apelidado de dia dos namorados… Com a colaboração do Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE), a Equipa de Promoção de Educação para a Saúde promoveu a atividade “A disciplina é indiferente, o amor é a lição!”. A atividade teve como objetivo envolver os alunos numa análise aprofundada do conceito de Amor, permitindo uma abordagem multidisciplinar promovendo o debate construtivo entre diferentes perspetivas.
Como "input" / atividade introdutória ao debate proposto, foi feita a leitura e a reflexão sobre a crónica publicada na rubrica "Opiniões de Segunda".
Esta crónica aborda a questão do "amor", principalmente na adolescência, e foca aspetos importantes, tais como a valorização do amor próprio e a não banalização/ aceitação de atitudes abusivas.
Os alunos foram convidados, partindo da reflexão desenvolvida, a dar continuidade à frase “Amor é…”
Os textos foram afixados nos expositores “O Amor é…” nas escolas do agrupamento.
As mensagens são inspiradoras! Visitem os expositores!
E uma vez que o amor é um fenómeno neurobiológico complexo, o “Aqui há Ciência” dessa semana deu resposta à pergunta: Estás apaixonado(a)? Há uma resposta bioquímica precisa?!
Mas não se falou só em “amor” em língua materna. Os alunos de Espanhol pretenderam relembrar a importância do respeito por si próprio e pelos outros nas diversas relações interpessoais e, mais concretamente, nas relações amorosas. Para esse efeito, elaboraram slogans apelativos de combate ao “acoso sexual”, a saber, à “violência no namoro”.
Promoção de Educação para a Saúde
Contratação de Escola 2023/2024 - Grupo de Recrutamento - 330 (23-02-2024)
Contratação de Escola 2023/2024 - Grupo de Recrutamento - 330 (23-02-2024)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2023/2024.
Guia para Aplicação das Adaptações na Realização de Provas e Exames
Guia para Aplicação das Adaptações na Realização de Provas e Exames