Despacho Normativo n.º 4/2024
Despacho Normativo n.º 4/2024
O Despacho Normativo n.º 4/2024 aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2023/2024.
Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, em 2015, o dia 11 de fevereiro como Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, em reconhecimento do papel fundamental que as mulheres desempenham na comunidade científica e tecnológica.
Como tem sido prática nos dois últimos anos, o grupo disciplinar de Física e Química dinamizou uma sessão com investigadoras, antigas alunas da nossa Escola, cujo objetivo foi reconhecer e homenagear o papel fundamental das mulheres barquenses no campo científico, mas também dar a conhecer aos alunos a importância que o ensino básico e secundário teve nas escolhas e sucessos que alcançaram.
Uma vez que esta atividade tem sido muito gratificante, este ano optou-se por sair do espaço escola, de modo a permitir e promover a partilha da atividade à comunidade. Em articulação com o Município, a sessão foi dinamizada a partir da Casa do Conhecimento. Sara Neves e Rosana Monteiro presencialmente, Irina Amorim por videoconferência, Cláudia Brito e Inês Gomes deixaram o seu testemunho em vídeo e, devido a um imprevisto, Juliana Alves não pôde estar presente.
Cada uma partilhou detalhes sobre os seus percursos académicos e profissionais, destacando os desafios enfrentados e as oportunidades encontradas nas suas áreas de atuação dentro das ciências. Além de destacar a importância da persistência e da determinação na procura pelos sonhos, as convidadas enfatizaram a necessidade contínua de trabalhar pela igualdade de género na ciência, apesar de reconhecerem que neste campo já muito foi feito para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e reconhecimento que os homens.
Mais uma vez, foi um privilégio ouvir e aprender com estas barquenses, numa experiência enriquecedora, especialmente considerando que todas elas iniciaram a sua vida académica em Ponte da Barca.
O grupo disciplinar de Física e Química agradece às “nossas” investigadoras e ao Município pela disponibilidade e colaboração.
Grupo Disciplinar de Física e Química.
A CANTIGA É UMA ARMA – “Avante, Camarada”
A CANTIGA É UMA ARMA – “Avante, Camarada”
Em 1967, Luís Cília, que se encontrava exilado em Paris, compôs “Avante, Camarada”, uma canção destinada a ser transmitida pela “Rádio Portugal Livre” (RPL), que era uma estação em português, criada em 1962, e que emitia em onda curta a partir de Bucareste, na Roménia, funcionando como antena do Partido Comunista Português, que, assim, fazia chegar a território nacional a sua voz, proibida pelo Estado Novo.
“Avante, camarada” foi incluída no disco "Canções Portuguesas", editado em Moscovo pela “Melodia”, sendo os temas interpretados por Luísa Basto, acompanhada pela orquestra “Ecran Azul".
Frequentemente transmitida pela “Rádio Portugal Livre”, a canção tornou-se muito conhecida em Portugal, sendo nas vésperas do 25 de Abril de 1974 um dos mais populares temas da resistência antifascista e uma espécie de segundo hino do Partido Comunista Português.
Segundo Rúben de Carvalho, “após a Revolução dos Cravos, Luísa Basto, regressada a Portugal, gravou nova versão para a editora “Sassetti”, com arranjos e direção de Pedro Osório, refletindo claramente a sonoridade das baladas que haviam celebrizado o programa televisivo "Zip Zip" e conheceriam grande expansão nos anos de 74, 75 e 76.”
A letra da canção “Avante, Camarada” fala, com grande entusiasmo, da resistência e da luta clandestina, da esperança dos que estão prisioneiros ou dos que estão sujeitos à opressão, da alegria que está para chegar.
É um hino de resistência ao fascismo e um hino de crença num futuro melhor, com a chegada do dia em que “o sol brilhará para todos nós!”:
"Ergue da noite, clandestino,
À luz do dia a felicidade
Que o novo sol vai nascendo
Em nossas vozes vai crescendo
Um novo hino à liberdade."
Vamos, então, ouvir – e cantar – “Avante, Camarada”, na sua versão original de 1967, que, entre outros aspetos, se caracteriza por não possuir coros…
A Organização
Teatralização de “A Menina do Mar”
Teatralização de “A Menina do Mar”
Os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas assistem, esta sexta-feira, à teatralização da obra “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
O espetáculo, que acontece às 16.30 horas, no Auditório Municipal (Casa de Santo António do Buraquinho), é levado a cena pelo Grupo de Teatro MiNC Juvenil, da Associação Movimento Incriativo, que integra vários alunos do Agrupamento.
Com esta iniciativa, desenvolvida em articulação com a Biblioteca Escolar, pretende-se valorizar a linguagem cénica, favorecer o gosto pelo livro e pela leitura lúdica, enquanto instrumentos de ocupação dos tempos livres e veículos promotores das literacias, proporcionar contacto com experiências enriquecedoras sob o ponto de vista cultural e promover a autonomia e o espírito crítico dos alunos.
Biblioteca Escolar
Noticias da Escola Básica de Entre Ambos os Rios
Noticias da Escola Básica de Entre Ambos os Rios
Metade do segundo período, já foi. Foi um mês e meio com algumas aprendizagens fora da sala de aula, de convívio e de partilha.
Começamos por cantar as janeiras na comunidade. Que bem nos receberam! Temos pena de não podermos ir às outras freguesias.Somos sempre bem recebidos por todos, principalmente pelo Centro de Dia/Lar Residencial.
Participamos no corta mato do agrupamento, nenhum aluno subiu ao pódio, mas o que interessa é participar e mostrar que também somos praticantes de exercício físico, especialmente atletismo.
Tivemos a presença da Biblioteca Itinerante na nossa escola, foram uns dias de muitas leituras.
No fim do mês de janeiro recebemos a visita da escritora Maria Jones, foi uma manhã muito emocionante. Conversar com uma escritora, que nos fala de emoções e de que foi base para escrever o livro, foi fantástico. Foi também importante os conselhos que nos deu para sermos saudáveis e bons escritores.
Os alunos do 3.º e 4.º ano tiveram uma sessão de esclarecimento de como utilizar a internet em segurança e dos perigos da inteligência artificial.
Para terminar esta fase tivemos o Carnaval. Foram elaborados os disfarces na escola pelas professoras e assistentes operacionais. Este ano a nossa escola inspirou-se na Alice no País das Maravilhas. Foi pena não termos desfilado pelas ruas da vila.
O pequeno desfile que todos fizeram no pavilhão municipal foi fantástico e muito divertido.
Mascotes da Federação Portuguesa de Futebol visitam a Escola Básica de Crasto
Mascotes da Federação Portuguesa de Futebol visitam a Escola Básica de Crasto
No dia 21 de fevereiro, a Escola Básica de Crasto recebeu, com muito entusiasmo, as mascotes da Federação Portuguesa de Futebol, como prémio do Desafio de Natal (fotografia alusiva à época festiva), tendo esta conquistado o primeiro lugar a nível distrital.
As crianças tiveram oportunidade de interagir com as mascotes (Beatriz do Castelo e João do Mar), tirar fotografias e receberam autógrafos das mascotes.
Dinamizaram-se ainda diversas atividades desportivas com a participação ativa das mascotes, onde se utilizaram os materiais desportivos afetos ao projeto.
Foi uma atividade muito produtiva onde se deu destaque à importância da prática do exercício físico como forma de adoção de um estilo de vida saudável.
O corpo docente da Escola Básica de Crasto deixa aqui o seu agradecimento pela atividade proporcionada aos nossos alunos, que ficará certamente gravada para sempre nas suas memórias.
As mascotes tiverem ainda a oportunidade de visitar as outras duas escolas do Agrupamento (Escola Básica Diogo Bernardes e Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios) para registo fotográfico e interação com outras crianças.
As docentes de Crasto
Visita de Estudo ao “Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo”
Visita de Estudo ao “Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo”
No dia 16 de fevereiro os alunos de 12.ºano de Química e Biologia deslocaram-se a Ílhavo, a um espaço dedicado à divulgação da Ciência e Tecnologia o Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo.
Tendo como cenário um espaço que remete para a atividade construção naval, onde surgem as salas “Casa das Máquinas”, “Casa do Leme”, “Messe” e “Ponte”, os alunos foram desafiados a realizar atividades no âmbito da gastronomia molecular e da robótica.
Com a orientação dos monitores da estação científica, exploraram as origens do conceito de gastronomia molecular, que tem como intuito conduzir o consumidor a uma viagem sensorial, preservando as propriedades nutricionais dos alimentos assim como o aumento da percepção degustativa. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer as matérias-primas e diversas técnicas como as espumas e esferificação. Os nossos alunos arregaçaram as mangas e prepararam um polímero, mais precisamente esferas de alginato com centro líquido de groselha, por um processo de gelificação, passando-se posteriormente à degustação.
Os alginatos (hidratos de carbono de cadeia longa) são componentes das células de alguns tipos de algas, em particular das algas castanhas Phaeophyceae, sendo responsáveis pela sua estrutura e flexibilidade e impedem ainda que as algas sequem quando expostas ao ar na maré baixa.
O segundo desafio foi programar um robot (mBot) para responder a um comando de infravermelhos. Em grupos de trabalho, os alunos programaram em mBlock arrastando os blocos e encaixando-os na sequência correta. Após o upload do código no arduíno, os robots responderam com sucesso às funções programadas.
Os docentes e alunos agradecem aos monitores da Estação Científica de Ílhavo pela forma dinâmica a cuidadosa com que dinamizaram e mobilizaram para as diversas atividades.
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Como vai o meu país?!..."
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Como vai o meu país?!..."
Alunos mais novos debatem a Inteligência Artificial e o uso seguro da Internet
Alunos mais novos debatem a Inteligência Artificial e o uso seguro da Internet
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca assinalou o “Dia da Internet mais Segura” com um conjunto de sessões que mobilizou alunos dos 3.º e 4.º anos e ainda todas as turmas do 2.º Ciclo.
Dinamizadas pelos docentes do Grupo 550 (Informática), em articulação com a Biblioteca Escolar e os respetivos professores titulares, o trabalho decorreu ao longo da primeira quinzena de fevereiro e teve em vista a promoção da Cidadania Digital, alertando para o uso seguro da Internet e para o desafio da Inteligência Artificial (IA), que é o tema deste ano.
De uma forma interativa e com recurso a vídeos, foi abordada a questão da IA – a arte de tornar as máquinas capazes de raciocinar e tomar decisões como seres humanos” – e analisadas algumas das múltiplas situações do nosso quotidiano em que ela se encontra.
A este propósito, salientaram-se as vantagens, mas também os riscos que encerra, tais como a criação de dependência, levando as pessoas a perder capacidades que agora têm, a violação da privacidade e a sua utilização para o mal, como o “deepfake”.
Neste contexto, falou-se dos problemas de segurança e credibilidade das falsas notícias que surgem na Internet, mostrando-se como já é possível construir falsos vídeos com qualidade suficiente para enganar quem não seja capaz de questionar a veracidade daquilo que está a ver.
Outro aspeto sublinhado no diálogo com os mais novos teve a ver com o facto de a IA ainda não possuir qualidades e capacidades humanas, como a empatia, a criatividade e o pensamento crítico.
À conversa veio também o ChatGPT e a necessidade de aprofundar a autonomia e o espírito crítico, comparando sempre várias fontes de informação.
“O ChatGPT sabe muitas coisas e, se for bem usado, pode ajudar-nos. Mas não pode sentir se estamos alegres ou tristes, nem responder a uma piada que lhe dissermos com outra piada, nem muitas outras coisas que só um amigo humano consegue fazer”, eis a mensagem humanista que foi partilhada na parte final da sessão.
Recorde-se que o “Dia da Internet mais Segura” se assinala na primeira terça-feira de fevereiro de cada ano. Trata-se de um evento marcante que já vai na sua 21.ª edição, sendo, atualmente, comemorado em mais de 180 países e em todos os continentes.
A Organização