Reunião de Delegados de turma do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário
Reunião de Delegados de turma do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário
29 de outubro, às 10:00 horas, no Auditório do Bloco C
Greve Nacional de Pessoal Não Docente | 25 e 31 de outubro | 4 de novembro
Greve Nacional de Pessoal Não Docente | 25 e 31 de outubro | 4 de novembro
Informa-se a comunidade escolar que está convocada, por várias plataformas sindicais, uma greve nacional do pessoal não docente para os próximos dias 25, 31 de outubro e 4 de novembro de 2024.
Assim, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca vem por este meio alertar todos os pais e encarregados de educação para os cenários que podem ocorrer, nomeadamente o não funcionamento de atividades letivas.
Os pais e encarregados de educação devem estar precavidos para esta situação, confirmando nas portarias das escolas se estão reunidas todas as condições para o seu bom funcionamento e procurando, se necessário, as alternativas convenientes.
Apelamos à partilha desta informação pela comunidade para que a mesma seja bem difundida.
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
COMUNIDADE ESCOLAR UNIDA CONTRA O BULLYING
COMUNIDADE ESCOLAR UNIDA CONTRA O BULLYING
No dia 18 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca foi palco de uma emocionante atividade dedicada à luta contra o bullying, que mobilizou os alunos das várias escolas, bem como os profissionais de educação. Além disso, os pais/encarregados de educação também contribuíram para o sucesso desta iniciativa, colaborando na sensibilização dos seus educandos sobre a importância de agir contra o bullying.
O evento, inserido no mês de combate ao bullying, destacou-se pelo entusiamo e envolvimento de toda a comunidade escolar, reforçando a importância de um ambiente acolhedor e livre de violência. Após o debate da temática em contexto de sala de aula, todas as turmas assinaram uma declaração de compromisso: Turma Sem Bullying -Turma Sem Violência, demonstrando o seu empenho na defesa desta causa.
Os participantes escreveram mensagens alusivas à temática em fitas coloridas, que foram posteriormente colocadas em cordões espalhados por vários espaços das escolas, como um lembrete visual da importância da união contra o bullying.
Esta iniciativa também contou com a animação, através de músicas cuidadosamente escolhidas e adaptadas às várias faixas etárias, cujas letras reforçaram o espírito de solidariedade e amizade entre todos.
Este evento é um passo significativo para o desenvolvimento de uma cultura escolar mais inclusiva, onde o respeito mútuo e a solidariedade devem estar sempre presentes. Ao promover estes valores, estamos a contribuir para um ambiente onde todos se sentem respeitados e valorizados, onde a convivência é pautada pela empatia e cooperação.
A sensibilização contra o bullying é, sem dúvida, um passo fundamental para garantir que no nosso Agrupamento de Escolas seja um lugar de aprendizagem e de desenvolvimento humano para todos.
O Serviço de Psicologia e Orientação agradece a todos os participantes que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso desta iniciativa. A colaboração de cada um foi essencial e muito valorizada!
Serviço de Psicologia e Orientação
AE Ponte da Barca distinguido na apresentação da Estratégia do Plano Nacional das Artes 2024-2029
AE Ponte da Barca distinguido na apresentação
da Estratégia do Plano Nacional das Artes 2024-2029
No passado dia 21 de outubro, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, foi o cenário da apresentação oficial da Estratégia do Plano Nacional das Artes (PNA) para o período 2024-2029. O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Fernando Alexandre, da Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, bem como várias individualidades do setor artístico e educativo.
Durante a cerimónia, foram atribuídos prémios a figuras e entidades que se destacaram na concretização dos objetivos do PNA, em cinco categorias: "Arte e Vida", "Território e Democracia Cultural", "Fruição e Mediação", "Indisciplinar a Escola" e "Participação e Inclusão". O júri, composto por personalidades de reconhecidos méritos (Antonieta Ferreira, Domingos Fernandes, Dori Nigro, Luísa Corte-Real, Maria de Assis e Susana Gomes da Silva), honrou o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca com a nomeação na categoria "Indisciplinar a Escola", uma distinção que destaca iniciativas inovadoras que desafiam os modelos tradicionais de ensino, promovendo uma educação mais inclusiva e criativa.
A presença do AE Ponte da Barca destacou-se entre os 5 melhores Projetos Culturais de Escola num universo de quase seis centenas de Agrupamentos e Escolas Não Agrupadas, refletindo o trabalho exemplar desenvolvido no âmbito do seu projeto cultural de escola, que tem contribuído para dignificar a comunidade escolar e o concelho. Este reconhecimento nacional realça o esforço colaborativo de alunos, professores, funcionários e parceiros, todos comprometidos em transformar o ambiente escolar.
O evento, presidido pelo comissário Paulo Pires do Vale e pela subcomissária Sara Brighenti, contou com figuras governamentais que sublinharam a importância da arte na educação e a sua capacidade de promover cidadania ativa, inclusão social e inovação pedagógica. A distinção do AE Ponte da Barca reafirma o seu compromisso com a criação de um projeto educativo onde cada membro da comunidade é tanto ator quanto autor do seu próprio percurso.
Educação Pré-escolar da Diogo Bernardes celebra Semana da Alimentação
Educação Pré-escolar da Diogo Bernardes celebra Semana da Alimentação
A Escola Básica Diogo Bernardes celebrou a Semana da Alimentação, inserida no projeto PASSzinho Easy, com diversas atividades educativas focadas na alimentação saudável.
As crianças foram incentivadas a adotar hábitos de vida saudáveis, através da abordagem de temas como higiene, alimentação e habilidades motoras.
A iniciativa incluiu diálogos e leitura de histórias, seguidas de atividades práticas, como a roda dos alimentos, discussões sobre boa e má alimentação, um circuito de habilidades motoras, cuidados de higiene pessoal e a confeção de pão e espetadas de fruta, para o lanche.
O objetivo de todas as atividades foi sensibilizar as crianças para a importância de hábitos saudáveis, de forma envolvente e divertida, abrangendo todas as turmas da Educação Pré-escolar da Escola Básica Diogo Bernardes.
Educação Pré-escolar da Diogo Bernardes
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 4
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 4
Endechas a Bárbara escrava
Aquela cativa
Que me tem cativo,
Porque nela vivo
Já não quer que viva.
Eu nunca vi rosa
Em suaves molhos,
Que pera meus olhos
Fosse mais fermosa.
Nem no campo flores,
Nem no céu estrelas
Me parecem belas
Como os meus amores.
Rosto singular,
Olhos sossegados,
Pretos e cansados,
Mas não de matar.
Uma graça viva,
Que neles lhe mora,
Pera ser senhora
De quem é cativa.
Pretos os cabelos,
Onde o povo vão
Perde opinião
Que os louros são belos.
Pretidão de Amor,
Tão doce a figura,
Que a neve lhe jura
Que trocara a cor.
Leda mansidão,
Que o siso acompanha;
Bem parece estranha,
Mas bárbara não.
Presença serena
Que a tormenta amansa;
Nela, enfim, descansa
Toda a minha pena.
Esta é a cativa
Que me tem cativo;
E, pois nela vivo,
É força que viva.
Luís de Camões
Fonte: https://www.escritas.org/pt/t/2101/endechas-a-barbara-escrava
“Endechas a Bárbara escrava”, ou cativa, é mais um conhecido poema de Camões, notável pela forma como, em pleno seculo XVI, glorifica uma imagem da mulher distinta da do ideal clássico, vigente na época.
Escrita na “medida velha”, com versos de cinco sílabas (a chamada redondinha menor), a composição está em conformidade com a herança da poesia palaciana.
Num registo leve, de enorme suavidade, esta é uma das poucas poesias de Camões em que se fala de um amor correspondido, assim como da felicidade proporcionada pela “presença serena", pela "doce figura” idealizada e perfeita daquela mulher de outra raça, por quem se apaixonara.
Mas “Endechas a Bárbara cativa" é, sobretudo, uma obra-prima genial, pela ousadia e originalidade com que o artista rompe com o modelo clássico e convencional, que exaltava a beleza loura, a mulher branca, de faces rosadas, tal como a Laura de Petrarca, a quem todos imitavam.
Aqui, temos um canto de louvor à beleza, isso sim, de uma mulher negra e escrava, o que para a época constitui algo de profundamente inovador e até surpreendente.
Para além disso, faz um jogo de inversão de papéis: uma escrava, socialmente falando, transforma-se em poderosa “senhora / de quem é cativa”, isto é, do sujeito poético agora preso a ela, afetivamente.
“Endechas a Bárbara escrava” já tem quase cinco séculos de vida. E continua um verdadeiro apelo inspirador à Humanidade e ao encontro de culturas. Um hino intemporal ao único sentimento capaz de aproximar povos, de unir corações: o amor!
Aqui fica o convite para escutar o poema, interpretado por Zeca Afonso, em 1968, no disco “Cantares do Andarilho”: https://www.youtube.com/watch?v=hH3Qyy53t1w
“Endechas a Bárbara escrava” remete ainda para uma abordagem intertextual com “Lágrima de preta”, um poema do século XX, da autoria de António Gedeão:
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=lR3ho-ptqy0
PLANO NACIONAL DAS ARTES
PLANO NACIONAL DAS ARTES
Amanhã, 21 de outubro, pelas 16:00h, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, será apresentada a estratégia do Plano Nacional das Artes (2024-2029). Nessa sessão, serão atribuídos prémios de reconhecimento a parceiros e figuras (individuais/coletivas) relevantes na concretização dos objetivos propostos no quadro de ação desta estrutura de missão das áreas da Cultura e Educação.
Os prémios referidos encontram-se distribuídos por cinco categorias: "Arte e Vida"; "Território e Democracia Cultural"; "Fruição e Mediação"; "Indisciplinar a Escola" e "Participação e Inclusão". Cada categoria conta com cinco indicações.
É com grande alegria que informamos que o AE Ponte da Barca foi indicado para o Prémio PNA, na categoria Indisciplinar a Escola. Motivo pelo qual o AE Ponte da Barca estará presente na sessão para celebrar os premiados em cada categoria.
O reconhecimento do trabalho realizado no âmbito do projeto cultural de escola, agora destacado entre quase seis centenas de Agrupamentos e Escolas Não Agrupadas, dignificando a comunidade escolar, também dignifica e prestigia o Concelho!
Este é, por essa razão, mais um momento de reconhecer a colaboração e comprometimento de todos os envolvidos (alunos, professores, funcionários e parceiros). A nossa alegria tem mais significado quando partilhada com todos aqueles que se atreveram a pensar e criar um ambiente escolar em que os diversos elementos da comunidade assumem, além do papel de ator, o papel de autores do projeto educativo do Agrupamento!
Todos aqueles que estiverem interessados em acompanhar a cerimónia que terá lugar no Centro Cultural de Belém, podem fazê-lo a partir da seguinte ligação:
Cartazes para criar um Kit de Emergência e elaborar um Plano Familiar de Emergência - 13 de outubro | Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes
Cartazes para criar um Kit de Emergência e elaborar um Plano Familiar de Emergência
13 de outubro | Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes
Para assinalar o Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes, que se comemorou a 13 de outubro, a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) disponibilizou a todas as instituições, públicas e privadas, e à comunidade em geral, dois cartazes com medidas de autoproteção para minimizar os riscos em situações de catástrofe, que explicam como criar um Kit de Emergência e elaborar um Plano Familiar de Emergência.
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 3
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 3
Amor é fogo que arde sem se ver
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luís de Camões, “Lírica - Terceiro volume das Obras Completas” (fixação do texto de Hernâni Cidade), Lisboa, Círculo de Leitores, 1980, p. 188.
Neste soneto, Camões aborda um tema muito caro à poesia, explorado há séculos e séculos por inúmeros filósofos e artistas.
Seguindo os modelos de Petrarca (1304-1374), o poeta usa o pensamento lógico para expor e tentar definir um sentimento profundo e complexo – o amor.
Ao longo das duas quadras e do primeiro terceto, desenvolve o seu raciocínio através da apresentação de ideias opostas, enumerando uma série de imagens metafóricas, de paradoxais contraposições. Com este recurso à chamada antítese, tenta uma explicação para um conceito tão enigmático, para um sentimento tão ambíguo, como o amor.
O raciocínio lógico do poeta termina com a conclusão, no último terceto, apresentada em forma de interrogação, o que nos remete para o plano da reflexão:
“Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?”
O poeta explora, assim, com perfeição, a dualidade e ambiguidade do amor. Dir-se-ia que toca no âmago de um dos sentimentos mais complexos, que na sua vivência provoca, ao mesmo tempo, tanto prazer e tanto sofrimento.
Com este soneto, Luís de Camões aborda um tema universal, oferecendo-nos um registo intemporal, com figuras e definições de rara beleza.
Vale a pena (re)ler o poema. E ouvi-lo, dito e cantado…
Eis o soneto dito por Eunice Muñoz (https://www.youtube.com/watch?v=gwBaVcbGWgQ) e pela atriz brasileira Sílvia Pfeifer (https://ensina.rtp.pt/artigo/amor-e-um-fogo-que-arde-sem-se-ver-de-luis-de-camoes/).
Outras interpretações do poema, agora cantado por Camané & Mário Laginha (https://www.youtube.com/watch?v=YCU0hInDv6Q) e pelos Pólo Norte e Miguel Gameiro (https://www.youtube.com/watch?v=3SjqccmEH6g).