Cargo de Diretor do Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/Escolas Associadas do Alto Lima e Paredes de Coura — CENFIPE
Cargo de Diretor do Centro de Formação e Inovação
dos Profissionais de Educação/Escolas Associadas do Alto Lima e Paredes de Coura — CENFIPE
Divulgam-se o Aviso de Abertura do concurso para seleção do Cargo de Diretor do Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/Escolas Associadas do Alto Lima e Paredes de Coura — CENFIPE, o Regulamento e o modelo de requerimento:
- Regulamento do processo de seleção
Saber Estudar
Saber Estudar
A importância de discernir um método de estudo adequado, reforçando o compromisso quanto às tarefas escolares e o amadurecimento de uma atitude positiva, autónoma e responsável perante a vida, esteve no centro de uma sessão que a Biblioteca Escolar dinamizou com as cinco turmas do 9º ano de escolaridade.
Organizadas em articulação com as respetivas docentes de Português, as sessões exploraram a temática da metodologia de estudo e a urgência de “aprender a aprender”, suscitando nos alunos a apropriação de técnicas de estudo autónomo que favoreçam a consolidação de competências e de hábitos de trabalho.
Foi uma oportunidade para analisar/ refletir sobre uma série de situações a evitar e sobre opções a tomar quanto antes, no sentido de tornar o estudo mais rentável.
A importância de uma alimentação adequada, de descanso e de momentos de lazer, a necessidade de criar rotinas de estudo diário, com um horário fixo, e ainda a análise dos verbos de comando foram outros aspetos explorados, assim como um conjunto de recomendações práticas para tornar o trabalho mais produtivo.
No final, foi distribuída a cada aluno uma brochura intitulada “Metodologia de Estudo”, da autoria do professor Luís Arezes, que apresenta seis etapas para um método de estudo e elenca um conjunto de orientações para o trabalho individual.
Na página web do Agrupamento e no blogue da Biblioteca Escolar continua disponível o tutorial utilizado na dinamização da atividade (aceda aqui), um documento de apoio aos estudantes e respetivos encarregados de educação, que se vem juntar a outros recursos já anteriormente disponibilizados em linha.
O trabalho revelou-se muito produtivo, despertando na maioria dos alunos grande interesse e um sentido de compromisso, tendo em vista a alteração de comportamentos e de atitudes e uma maior responsabilização quanto às tarefas escolares.
Biblioteca Escolar
Camões: Embarca Engenho e Arte - Edição 2
Camões: Embarca Engenho e Arte - Edição 2
Ao desconcerto do Mundo
Os bons vi sempre passar
No Mundo graves tormentos;
E, pera mais me espantar,
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado,
Fui mau, mas fui castigado.
Assim que, só pera mim,
Anda o Mundo concertado.
Luís de Camões
Esta é uma esparsa famosa, uma composição poética pertencente à influência tradicional, onde Camões reflete sobre o desconcerto do Mundo, ilustrando a sua abordagem com a sua experiência vivida.
O sujeito poético analisa a sociedade e assinala a sua perceção da injustiça no Mundo, já que os maus são premiados e os bons são castigados.
Verificando que não compensava ser “bom”, confessa que decidiu mudar o seu comportamento, tornando-se “mau”, na esperança de, assim, obter os benefícios que observava nos outros e conseguir uma vida alegre e feliz. Sucede que foi castigado, o que significa que só para ele o Mundo é justo e está “concertado”.
É esta situação que lhe causa espanto, perplexidade, indignação, desencanto, pessimismo, angústia, tal o desconcerto e a injustiça que, na sua perspetiva, existem.
De facto, a sociedade é de tal modo injusta, que premeia os maus comportamentos e castiga todos os que se orientam pelos verdadeiros princípios e valores, não obtendo ele quaisquer privilégios ao tornar-se como os outros, pois, só para ele, o Mundo é justo.
Nas palavras de José António Saraiva e Óscar Lopes, o problema central do poeta reside na “não correspondência entre os anseios, os valores, as razões e aquilo a que chamaríamos hoje o processo objetivo”, isto é, a realidade da vida social e material (1985, p. 337).
Em síntese, o poema é um balanço dos tempos de grande incerteza e contradição em que Camões vive: a par da confusão irracional do destino, das injustiças, do desconcerto, da arbitrariedade, da mentira dos “maus” – que, de acordo com a perceção do poeta, são premiados –, permanecia o desejo de justiça e de concerto do Mundo.
Esta reflexão afigura-se, porém, intemporal…
500 anos depois, em 2024, qual é a perceção reinante da vida e da sociedade?
O Mundo anda “concertado”?
E a Justiça é um presente para todos?
Eis o poema dito por Eunice Muñoz:
Dia Mundial de Combate ao Bullying
Dia Mundial de Combate ao Bullying
Estimados Pais / Encarregados de Educação.
No próximo dia 18 de outubro (sexta-feira), a nossa escola irá assinalar o Dia Mundial de Combate ao Bullying, uma vez que a data oficial, 20 de outubro, coincide com um domingo. Esta é uma das várias iniciativas que o Serviço de Psicologia e Orientação tem vindo a desenvolver ao longo do tempo para promover o respeito, a empatia e a inclusão entre as nossas crianças e jovens, e continuará a fazê-lo, pois o combate ao bullying deve ser constante e persistente.
O bullying continua a ser uma realidade que afeta as crianças e jovens, tanto na escola como nas redes sociais e na comunidade em geral. Por isso, consideramos de extrema importância promover uma cultura de respeito, solidariedade e inclusão entre eles, ajudando-os a identificar e combater qualquer forma de agressão, seja ela física ou psicológica.
Para marcar este dia especial, pedimos a vossa colaboração, apelando para que, no dia 18 de outubro, todas as crianças e jovens tragam uma peça de roupa branca, como símbolo de paz, união e compromisso com a construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos. Para além disso, convidamos-vos a, em casa, discutirem o tema do bullying com as vossas crianças e jovens. Sugerimos que falem sobre a importância de respeitar as diferenças, valorizar a empatia e serem defensores de um ambiente onde todos se sintam incluídos. Estes momentos de reflexão em família são fundamentais para reforçar as aprendizagens que promovemos na escola, incentivando a união e fortalecendo o desenvolvimento das nossas crianças e jovens.
Contamos com o vosso apoio e participação nesta importante iniciativa. Unidos, podemos fazer a diferença na vida das nossas crianças e jovens, ajudando a construir uma escola e uma sociedade mais justa e solidária.
Agradecemos desde já a vossa colaboração.
Atenciosamente,
Serviço de Psicologia e Orientação
Greve Nacional de Pessoal Não Docente | 4 de outubro de 2024 | sexta-feira
Greve Nacional de Pessoal Não Docente | 4 de outubro de 2024 | sexta-feira
Informa-se a comunidade escolar que está convocada para a próxima sexta-feira, dia 4 de outubro de 2024, uma greve nacional do pessoal não docente.
Assim, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca vem por este meio alertar todos os pais e encarregados de educação para os cenários que podem ocorrer, nomeadamente o não funcionamento de atividades letivas.
Os pais e encarregados de educação devem estar precavidos para esta situação, confirmando nas portarias das escolas se estão reunidas todas as condições para o seu bom funcionamento e procurando, se necessário, as alternativas convenientes.
Apelamos à partilha desta informação pela comunidade para que a mesma seja bem difundida.
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Dia Mundial da Música
Dia Mundial da Música
O Dia Mundial da Música, celebrado anualmente a 1 de outubro, foi criado em 1975 por iniciativa do International Music Council (Concelho Internacional da Música), uma organização fundada pela UNESCO em 1949, com o objetivo de promover valores culturais e a paz, entre todos os povos, através da música.
É uma data que comemora o impacto da música na sociedade, reconhecendo a sua importância como forma de expressão artística universal, que ultrapassa barreiras culturais, linguísticas e geográficas.
A música é reconhecida não apenas como forma de entretenimento, mas também como um fator importante para o bem-estar emocional. Este dia é importante, sobretudo, para refletir sobre o papel transformador da música na vida quotidiana, quer como uma forma de expressão individual quer como um poderoso meio de comunicação entre as pessoas.
Os Professores de Educação Musical
Daniela Pereira e Paulo Franco
Crasto e o Dia Europeu do Desporto na Escola
Crasto e o Dia Europeu do Desporto na Escola
O Dia Europeu do Desporto na Escola é um projeto que visa promover a atividade física e o desporto entre os estudantes de toda a Europa e conta com a participação de 42 países. A Escola Básica de Crasto associou-se a esta iniciativa realizando atividades com os alunos.
Este projeto alerta para a importância de integrar hábitos saudáveis no ambiente escolar, incentivando as crianças a adotarem um estilo de vida ativo desde cedo.
O desporto não só melhora a atividade física como traz bastantes benefícios a nível da coordenação motora, resistência cardiovascular, força e flexibilidade. Também previne a obesidade e a diabetes; estimula a produção de endorfinas que são os responsáveis da sensação de bem-estar, reduzindo o stress e a ansiedade. A atividade física facilita o desenvolvimento das competências sociais e a inclusão dos alunos no contexto da comunidade educativa. O desporto melhora também a qualidade do sono e a concentração contribuindo para um melhor desempenho escolar. Os alunos que praticam desporto têm uma atitude mais positiva e motivada para enfrentar as suas tarefas.
O Dia Europeu do Desporto na Escola visa assim destacar como o desporto pode ser uma importante ferramenta para melhorar a qualidade de vida dos estudantes e prepará-los para enfrentar os desafios que vão surgindo.
As atividades desenvolvidas neste dia foram uma aula de dança / zumba dinamizada pela técnica Sónia Castro e uma caminhada pela freguesia.
Acreditamos que são estes “pequenos gestos” que fazem uma grande diferença na qualidade de vida das nossas crianças e durante o ano letivo serão muitas as oportunidades que teremos de realizar atividades desportivas enriquecedoras com os nossos alunos.
As docentes da Escola Básica de Crasto
Camões: Embarca Engenho e Arte - Edição 1
Camões: Embarca Engenho e Arte - Edição 1
“(…) Cantando espalharei por toda a parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.
Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexande e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
A quem Neptuno e Marte obedeceram. (…)”.
Luís de Camões, “Os Lusíadas”, I, 2-3
Luís de Camões (1524-1580) soube como poucos fixar poeticamente os dramas mais profundos da existência humana e cantou, de uma forma genial, a história e a grandeza do “peito ilustre lusitano”.
Ele é o símbolo maior da nossa identidade nacional, de tal modo que é no dia da sua morte que celebramos quem somos, é a 10 de junho que comemoramos o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas.
Na passagem do V centenário do seu nascimento, propomo-nos celebrar o Poeta, valorizando o seu legado artístico e humanista.
Por isso, até ao próximo dia 10 de junho, sempre à terça, vamos partilhar um texto/ excerto de Camões, convidando a comunidade para, a partir de múltiplas linhas temáticas, refletir e (re)descobrir o profundo impacto da sua obra, num diálogo intemporal com o presente.
“(…) Cantando espalharei por toda a parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.”
Provas Finais e Exames: utilização de calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário
Provas Finais e Exames
Utilização de calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário
Assunto: Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, em 2024-2025.
Greve Nacional de Pessoal Não Docente | 27 de setembro de 2024 | sexta-feira
Greve Nacional de Pessoal Não Docente | 27 de setembro de 2024 | sexta-feira
Informa-se a comunidade escolar que está convocada para a próxima sexta-feira, dia 27 de setembro de 2024, uma greve nacional do pessoal não docente.
Assim, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca vem por este meio alertar todos os pais e encarregados de educação para os cenários que podem ocorrer, nomeadamente o não funcionamento de atividades letivas.
Os pais e encarregados de educação devem estar precavidos para esta situação, confirmando nas portarias das escolas se estão reunidas todas as condições para o seu bom funcionamento e procurando, se necessário, as alternativas convenientes.
Apelamos à partilha desta informação pela comunidade para que a mesma seja bem difundida.
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro