Aqui há Ciência - Como é produzido o sabão?
Aqui há Ciência - Como é produzido o sabão?
Matrículas 2024/2025
Matrículas 2024/2025
Formulários (fazer a transferência/download e preencher):
Transporte Escolar:
Contratação de Escola 2023/2024 - Grupo de Recrutamento - 110 (11-06-2024)
Contratação de Escola 2023/2024 - Grupo de Recrutamento - 110 (11-06-2024)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2023/2024.
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Qual a importância do emprego?"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Qual a importância do emprego?"
Palestra dinamizada por Miguel Cerqueira: "O uso da nanotecnologia em alimentos"
Palestra dinamizada por Miguel Cerqueira: "O uso da nanotecnologia em alimentos"
Os alunos do Curso Ciências e Tecnologias do 11.º e 12.º anos assistiram à palestra subordinada ao tema “O uso da nanotecnologia em alimentos” dinamizada pelo investigador do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Miguel Cerqueira, antigo aluno do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, prémio Jovem Cientista em 2014 e integrado em 2018 na lista de “Pesquisadores Altamente Citados” apresentada pela Clarivate Analytics.
Miguel Cerqueira, partilhou com os alunos o seu percurso académico desde os tempos em que frequentava a Escola Secundária, a Licenciatura, Doutoramento e Pós-Doutoramento partilhando os desafios e dúvidas que sentiu.
Deu a conhecer o seu trabalho no desenvolvimento de novas estratégias para um sistema alimentar mais sustentável e saudável, utilizando tecnologias e materiais novos e inovadores, em que está envolvido e o papel crucial da investigação na expansão do conhecimento humano no desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas complexos, contribuindo significativamente para o avanço da sociedade.
O grupo disciplinar de Física e Química agradece, mais uma vez, a disponibilidade e contributo do Miguel Cerqueira para o desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
As professoras de Física e Química
Alunos do 12.º D visitam Madrid no âmbito do projeto I AMART
Alunos do 12.º D visitam Madrid no âmbito do projeto I AMART
A turma do 12.º D do Ensino Profissional da nossa escola realizou, entre os dias 1 e 3 de junho, uma visita de estudo à cidade de Madrid, no âmbito do projeto I AMART. Este projeto, que teve início no ano letivo 2021/2022, visa promover a aprendizagem transdisciplinar através da articulação de diferentes áreas do saber.
A visita a Madrid foi o culminar de uma série de atividades realizadas pelos alunos ao longo do ano, incluindo a requisição de 20 réplicas do museu do Prado e a realização de trabalhos de caracter transdisciplinar. Durante a sua estadia na capital espanhola, os alunos tiveram a oportunidade de visitar diversos museus, como o Prado, o Reina Sofia e o Thyssen, bem como as ruas e edifícios mais emblemáticos da cidade.
Um projeto enriquecedor
O projeto I AMART tem sido uma experiência muito enriquecedora para os alunos do 12ºD. Através da participação neste projeto, os alunos puderam desenvolver diversas competências, como a capacidade de trabalhar em equipa, a criatividade e o pensamento crítico. Além disso, tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos em diferentes áreas do saber e de conhecer uma nova cultura.
Uma visita memorável
A visita a Madrid foi um momento memorável para os alunos do 12ºD. Os alunos puderam apreciar a riqueza cultural e artística da cidade, bem como a sua história e gastronomia. A visita foi também uma oportunidade para os alunos conviverem uns com os outros e fortalecerem os seus laços de amizade.
Agradecemos a todos os que contribuíram para o sucesso desta visita de estudo, nomeadamente à direção, aos professores envolvidos no projeto e aos pais e encarregados de educação dos alunos.
Sobre o projeto I AMART
O projeto I AMART é um projeto transdisciplinar que visa promover a aprendizagem através da articulação de diferentes áreas do saber. O projeto é desenvolvido na nossa escola desde o ano letivo 2021/2022 e envolve, essencialmente, alunos do Ensino Profissional e que visa a promoção da arte e da cultura entre os alunos do Ensino Profissional, alicerçada nas competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Através de uma abordagem transdisciplinar, o projeto incentiva a aprendizagem ativa e significativa, utilizando a arte como ferramenta para o desenvolvimento de diversas competências essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional dos alunos.
Aqui há Ciência - Porque é que a roupa molhada seca sem a água atingir 100ºC
Aqui há Ciência - Porque é que a roupa molhada seca sem a água atingir 100ºC
Secundária de Ponte da Barca é Campeã Regional do Desporto Escolar em Iniciadas Femininas
Secundária de Ponte da Barca é Campeã Regional do Desporto Escolar em Iniciadas Femininas
Após as competições distritais e Inter CLDE, onde foi primeira classificada, a equipa de Basquetebol de Iniciadas Femininas da Escola Secundária de Ponte da Barca sagrou-se Campeã Regional Norte, ao classificar-se em 1.º lugar nesta fase que se realizou em S. João da Madeira, no dia 25 de maio.
No jogo final, a equipa barquense venceu a Escola Secundária Rocha Peixoto, da Póvoa de Varzim, desforrando-se da derrota do ano anterior.
Iniciando bem o encontro, as barquenses foram ganhando vantagem que foi aumentada no segundo período. No terceiro, tremeram um pouco, vendo a equipa poveira a aproximar-se perigosamente no marcador. No quarto e último período, defendendo melhor, não só seguraram a vantagem como voltaram a aumentar a diferença no placard, terminando com uma vitória justa e merecida, 44-36.
A comitiva barquense foi composta por Sara Esteves, Maria João Pereira, Ana Francisca Costa, Lêa Amorim, Paula Silva, Camila Gomes, Sarah Vieira, Sophia Vieira, Joana Sousa e Clara Alves e ainda pelo professor Carlos Lima, responsável pelo grupo.
Embora não tenham acompanhado a equipa por indisponibilidade, há outros elementos que foram muito importantes no apuramento para esta fase: Maria João Galvão, Adriana Oliveira, Matilde Afonso e Ana Sofia Cerqueira. A estas alunas também pertence uma quota-parte deste sucesso.
No próximo ano, há que continuar a trabalhar para poder defender condignamente a nossa Escola.
Prof. Carlos Lima,
Coordenador do Desporto Escolar
Dia Aberto das AEC de Atividades Lúdico-Expressivas e Jogos de Tabuleiro
Dia Aberto das AEC de Atividades Lúdico-Expressivas e Jogos de Tabuleiro
No dia 23 de maio, das 16h às 17h, no espaço da Feira do Livro, realizou-se o Dia Aberto das AEC de Atividades Lúdico-Expressivas e Jogos de Tabuleiro.
As atividades que foram realizadas, orientadas pela coordenadora das AEC em colaboração com os mentores, consistiram na criação de quatro ateliers: dois de atividades lúdico-expressivas, onde os alunos demonstraram atividades que foram fazendo ao longo do ano nas aulas, relacionadas essencialmente com a expressão plástica, dramática e corporal e com a expressão musical; e dois de jogos de tabuleiro, em que os alunos demonstraram alguns dos jogos que foram aprendendo, de forma a estimularem o raciocínio e o desenvolvimento mental através de atividades que gostam de fazer, como por exemplo os jogos.
O objetivo deste dia aberto foi demonstrar um bocadinho daquilo que os nossos alunos realizam durante o ano letivo.