Exposição de obras de Vermeer e de Mondrian
Exposição de obras de Vermeer e de Mondrian
Numa simpática parceria com o Haags Gemeentemuseum e o Mauritshuis Museum, de Haia, foi inaugurada, em junho, a exposição de Obras de Vermeer e de Mondrian, no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A organização esteve a cargo dos alunos das turmas 10.º B, 11.º C e 12.º C do curso científico-humanístico de Artes Visuais, com o apoio de Desenho A e de Geometria Descritiva A, tendo contado com a presença de uma animada multidão.
Prof. José Paulo Rebelo
Semana das Artes
Semana das Artes
Decorreu, de 11 a 15 de abril, a Semana das Artes do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
O programa teve início com a espectável Arruada Minhota dinamizada pelo Grupo de Bombos do Agrupamento, sob a orientação das Professoras Daniela Pereira e Sandra Martins, seguida da inauguração da exposição de desenhos dos alunos do curso científico-humanístico de Artes Visuais.
Do programa constaram performances de Desenho Cinético e Dança, Workshop de Desenho e Pintura dirigido para os alunos do Pré-Escolar, Oficina de Gravura com a presença da artista plástica Linda Correia, palestra sobre a obra “Memorial do Convento”, conversas com o arquiteto Marques Franco, realizador Hélder Lopes e designer Hugo Afonso e projeção de filmes dentro da temática.
O grupo disciplinar de Artes Visuais
Exposição de final de ano de trabalhos de Educação Visual
Exposição de final de ano de trabalhos de Educação Visual
As turmas dos 8.º e 9.º anos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca presentearam a comunidade escolar com uma exposição de alguns dos seus trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo, na área disciplinar de Educação Visual, sob a orientação dos professores Maria de Fátima Cunha (8.º ano) e José Félix (9.º ano).
A exposição teve a possibilidade de ser visitada no Polivalente da sede do Agrupamento. De entre outros, incluiu trabalhos do 9.º ano relativos ao projeto “Construção de Maquetes de Coches”, uma atividade que implicou a reutilização e reciclagem de cartão e de papel recolhidos pelos próprios alunos, visando a construção da sua própria maquete de um coche.
Os alunos tiveram como referência imagens do Museu Nacional dos Coches, correspondentes ao período dos séculos XVII/XVIII, e o resultado foi surpreendente.
Parabéns aos esmerados alunos!
Professores de Ed. Visual, José Félix e Fátima Cunha
Sextobê em Concerto
Sextobê em Concerto
Decorreu na terça-feira, dia 7 de junho, no Auditório da EPRALIMA, a iniciativa “Sextobê em Concerto”, onde os alunos da turma e a professora Daniela Pereira, de Educação Musical, deram a conhecer um pouco do trabalho realizado ao longo do ano letivo.
Perante uma sala cheia de familiares, amigos e convidados, os jovens artistas empolgaram os presentes com a qualidade das suas interpretações.
Durante cerca de uma hora, os alunos do 6.º B cantaram, tocaram xilofone, flauta e cavaquinho, entre outros instrumentos, num repertório que viajou desde a música clássica até à música tradicional portuguesa, numa polivalência muito apreciada pela plateia.
No final, a turma homenageou a professora Daniela, numa demonstração de grande carinho e cumplicidade, gesto inteiramente merecido pelo trabalho realizado e pela qualidade do espetáculo e da interpretação.
A Turma agradece ao Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, Presidente do Município e à Epralima o apoio que viabilizou a concretização deste importante momento para os alunos e respetivas famílias.
Professora Cândida Gama
Hablando se entiende la gente - “La importancia de la enseñanza de las Lenguas Extranjeras”
Hablando se entiende la gente
“La importancia de la enseñanza de las Lenguas Extranjeras”
UMA ESCOLA COM VIDA CONVIDA… e, nesse sentido, no passado dia 1 de junho, no âmbito da celebração do “Día Hispánico”, inserido na Semana das Línguas e das Humanidades, os discentes de Espanhol dinamizaram uma palestra subordinada à temática da importância da aprendizagem das línguas estrangeiras no quadro de uma sociedade plurilingue e multicultural, cosmopolita e proativa.
Com o objetivo de nos enriquecer social-, cultural- e linguisticamente, convidámos e recebemos cinco estudantes estrangeiros da Universidade do Minho, de nacionalidade espanhola, italiana e grega, que deram cor à nossa tertúlia “poliglotizante” e, ao sabor de um tom mais intimista de interação construtiva, partilharam experiências e conduziram-nos a refletir sobre o papel crucial das LÍNGUAS na construção do nosso percurso pessoal, académico e profissional.
A partilha foi, sem sombra de dúvidas, a nota musical dominante que pautou toda a nossa intervenção. A boa disposição e a aprendizagem lúdica foram ingredientes do sucesso da nossa iniciativa: na verdade, a apresentação do vídeo cómico sobre as interferências linguísticas – os designados “falsos amigos” (a esse respeito, sugerimos a visualização de “El médico cubano” – Estado de Graça), a dramatização humorística de uma situação concreta de comunicação com intervenientes de múltiplas nacionalidades (espanhola, francesa, inglesa, alemã, italiana, grega e portuguesa), a interação em diversas línguas e a degustação das iguarias de cada cultura deliciaram o nosso público que participou de forma entusiástica e, diremos mesmo, festiva.
Para não alongar a nossa notícia, que quebra as características de objetividade e de neutralidade inerentes a esta tipologia textual (desde já, pedimos perdão aos nossos queridos professores de Língua Portuguesa), concluiríamos reafirmando a nossa convição de que uma ESCOLA com sentido é um palco de EMOÇÕES, de PARTILHAS e de COOPERAÇÕES.
Agradecemos a todos quanto se envolveram diretamente e indiretamente nesta iniciativa, realçando a simpatia infindável e a generosidade extrema dos nossos cinco estudantes universitários poliglotas que não hesitaram em percorrer o “trilho” até NÓS para que possamos desfazer os nós comunicativos.
Em nome de todos os discentes de Espanhol e da sua docente, professora Cristina Leitão: OBRIGADO! GRACIAS! MERCI! GRAZIE! THANK YOU! DANKE SHÖN…
Parlamento dos Jovens/ Secundário: dois dias de Pura Política
Parlamento dos Jovens/ Secundário: dois dias de Pura Política
Teve lugar, nos dias 23 e 24 de maio, em Lisboa, mais uma sessão nacional do Parlamento dos Jovens/ Secundário.
Devido ao excelente trabalho desempenhado na sessão distrital, o Alto Minho foi representado na sessão nacional pela Escola Secundária de Ponte da Barca e pela Escola Secundária Sidónio Pais (Caminha).
Desta forma, Ana Silva e Mariana Lopes, da nossa Escola, e Diogo Santos e João Matos, da Escola de Caminha, foram os deputados eleitos, sendo Mariana Lopes escolhida para porta-voz.
No primeiro dia de trabalho, os deputados foram agrupados por comissões, com a nossa delegação a integrar a terceira, juntamente com deputados de Beja, Santarém, Lisboa, Aveiro, Açores e Viseu.
Nesta fase, cada “equipa” procedeu à apresentação dos seus projetos de recomendação, seguindo-se um período de debate. E foi assim, entre muita discussão de pontos de vista e votações, que se passou à aprovação, em sede de comissão, do projeto de recomendação a apresentar na sessão plenária.
Depois de todas as alterações efetuadas e dos projetos de recomendação das várias comissões estarem aprovados, encerrou-se o primeiro dia de trabalho com um espetáculo de ginástica e uma atuação de dança. Veio depois o merecido jantar, momento extremamente enriquecedor, pois permitiu o convívio de todos de uma maneira menos formal.
O segundo dia teve início por volta das 10 horas, na sala das Sessões da Assembleia da República, onde deputados de todos os grupos parlamentares responderam às questões colocadas pelos jovens deputados, que já haviam sido previamente escolhidas, nas comissões.
Posto isto, os jovens parlamentares passaram o restante dia em pleno debate para encontrarem o projeto final com todas as medidas que achavam convenientes para a resolução do tema em debate, nomeadamente, "Portugal: assimetrias litoral/interior - que desafios?"
Ao fim de um longo dia de trabalho e com o projeto final concluído, os porta-vozes deixaram os seus votos para a sessão do Parlamento dos Jovens do ano que aí vem e as considerações e reflexões dos dias de trabalho.
O encerramento destes dois dias incríveis, vividos em Lisboa, não poderia ter terminado da melhor forma, com todos os presentes a cantar o Hino Nacional.
Luana Silva (11.º ano), jornalista
Semana das Humanidades
Semana das Humanidades
Realizou-se, de 30 de maio a 1 de junho, a Semana das Humanidades. Esta foi uma semana cujo principal objetivo foi prestar tributo à área, mostrando aquilo que de melhor se faz e, através de algumas atividades, cativar alunos para o seu estudo.
No primeiro dia, foi aberta a exposição de textos de alunos e roupas históricas e alguns alunos do 2.º ciclo declamaram poesia. Pela tarde, uma antiga aluna da escola, Cláudia Barros, estudante de Ciências da Comunicação, visitou-nos e deu uma palestra sobre a sua experiência e a área que estuda.
No segundo dia, a manhã foi animada pelo cantar de poesia trovadoresca, sendo também lúdica a tarde, com a projeção de filmes a cargo dos professores de Francês.
No último dia, a manhã foi dedicada a outra língua: o Espanhol. Pela tarde, realizou-se uma palestra pelos professores Lúcia Ribeiro e Paulo César Pereira, ambos escritores com obras publicadas, na qual se falou sobre a escrita.
Foram três dias animados, em que as matérias humanísticas saíram da sala de aula e estiveram expostas a todos os alunos da Escola.
Resta agradecer a todos os professores e alunos que tornaram possível a concretização deste projeto.
Os alunos do Curso de Línguas e Humanidades
“Word Challenge”
“Word Challenge”
No dia 3 de junho, no Auditório da Escola Secundária de Ponte da Barca, procedeu-se à entrega dos prémios relativos à atividade “Word Challenge”.
Inserida no Plano Anual de Atividades, esta iniciativa teve por objetivo o alargamento dos conhecimentos vocabulares na língua inglesa. Os alunos do 3.º ciclo e do secundário foram desafiados pelas docentes de Inglês a resolver um enigma/puzzle mensal.
Após a resolução de sete desafios, e perante uma situação de empate, houve necessidade de recorrer a uma finalíssima. Apurados os resultados, foram premiados os seguintes vencedores:
3.º ciclo: Diogo Graçoeiro, Mariana Rodrigues, Sara Arezes e Ana Armada da turma 9.º C
Ensino Secundário: Ana Rita Branco, Ângela Cardoso, Daniela Alves e Fátima Soares da turma 11.º A
O Grupo de Inglês realça o entusiasmo e persistência revelados pelos cerca de 80 participantes a quem foram entregues certificados de participação.
O Grupo de Inglês
C.E. Entre Ambos-os-Rios - Os nossos pequenitos no “Portugal dos Pequenitos”
C.E. Entre Ambos-os-Rios
Os nossos pequenitos no “Portugal dos Pequenitos”
No dia 3 de junho, os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º anos do Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios embarcaram numa viagem ao imaginário de qualquer criança: o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra.
Foi um dia superdivertido e muito diferente: para além de entrarem em todo o tipo de casas típicas portuguesas, entraram numa casa de Macau, num mosteiro manuelino e deram “a volta a Portugal” num comboio colorido, alegre e pequenito.
Terminamos este ano escolar com “chave de ouro”! Palavras para quê? As imagens falam por si…
Os professores do CEAR
Workshop de apresentação da iniciativa - "Laboratórios de Aprendizagem/Future Classroom Lab (EUN)"
Workshop de apresentação da iniciativa
"Laboratórios de Aprendizagem/Future Classroom Lab (EUN)"
Foi com enorme satisfação que recebemos na Escola Secundária de Ponte da Barca, no dia 2 de junho, a iniciativa "Laboratório de Aprendizagem (PT)/Future Classroom Lab (EUN), sob a orientação e formação da Drª Ana Paula Alves, embaixadora desta iniciativa. Essa satisfação redobrou-se ao receber também colegas do AE de Ponte de Lima e da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo.
A iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem”, promovida, no contexto português, pela Direção-Geral da Educação (DGE) através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), tem como principal objetivo divulgar vários projetos promovidos pela European Schoolnet (EUN), fornecendo aos professores orientações e recursos produzidos pela EUN que apoiem a construção, a exploração e a implementação de cenários de ensino e de aprendizagem.
Desta maneira, este grupo de professores, depois de uma breve apresentação da iniciativa "Laboratórios de Aprendizagem/Future Classroom Lab (EUN)", pôde experimentar algumas ferramentas digitais que apoiam as atividades de aprendizagem de cenários de sala de aula.
Queremos agradecer a todos os professores intervenientes, que depois de um dia de trabalho estiveram reunidos com o objetivo de tornar o nosso Agrupamento cada vez mais inovador, projetando-o assim no futuro. Um agradecimento especial à Drª Ana Paula Alves por se ter deslocado à nossa Escola e nos ter proporcionado um momento de excelência no âmbito da nossa formação.
Professora Frederica Cascão