À conversa com… Carlos Nuno Granja sobre a magia do livro e da leitura
À conversa com… Carlos Nuno Granja sobre a magia do livro e da leitura
Adoro escrever, mas gosto muito mais de ler. Aliás, sinto necessidade de escrever todos os dias e estou sempre a ler, duas tarefas maravilhosas que me levam para o mundo da magia e da liberdade.
Foi assim que se apresentou Carlos Nuno Granja, autor de O rei Belarmino não é tenor, obra ilustrada por Sebastião Peixoto e que foi selecionada para o concurso de leitura do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Em visita à Escola-sede, o escritor dinamizou duas sessões com participantes no concurso, que o surpreenderam com uma leitura teatralizada da obra (4.º D), uma carta ao caçador escocês e ainda um acróstico inspirado no nome do rei (4.º A).
Na interessante conversa que manteve com os miúdos, Carlos Nuno Granja recordou os seus tempos de infância e como foi surgindo o gosto pela leitura e pela escrita, nomeadamente de poesia, a sua grande paixão, sobretudo por influência da mãe, a quem fez questão de prestar uma homenagem.
“Quando eu tinha 11 anos, os meus pais ofereceram-me uma máquina de escrever e aí eu pensei, quero ser escritor.”
E assim está a acontecer. Carlos Nuno Granja já publicou 13 livros que estão a merecer uma recetividade muito boa junto do público, sendo de realçar o facto de O rei Belarmino não é tenor ter sido escolhido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas para estar presente na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, que é o maior certame do género a nível mundial.
Sem qualquer dúvida, esta foi mais uma excelente experiência que proporcionou aos alunos um contacto próximo e afetuoso com um autor, despertando neles o apelo fascinante da leitura e da escrita.
A satisfação geral é a nota dominante, com o próprio escritor a registar no Livro de Honra do Agrupamento o seguinte depoimento:
“Muito obrigado pelo maravilhoso acolhimento neste magnífico Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, pela vossa simpatia, pelo vosso trabalho em prol da leitura e da Literatura e também pela humildade nos gestos e nas palavras.
Votos de felicidades.
Com amizade e carinho do Carlos Nuno Granja.”
Resta acrescentar que estas sessões do ciclo “À conversa com…”, promovidas pela Biblioteca Escolar, apenas foram possíveis graças à parceria que o Agrupamento mantém com a Editora Opera Omnia.
Prof. Luís Arezes
Norma e Orientações para Aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames
Norma e Orientações para Aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames
JNE/2015
Alunos com Necessidades Educativas Especiais
Ensino Básico | Ensino Secundário
Regulamento do Júri Nacional de Exames e o Regulamento das Provas e dos Exames
Regulamento do Júri Nacional de Exames e o Regulamento das Provas e dos Exames
Publicado o Despacho que aprova o Regulamento do Júri Nacional de Exames e o Regulamento das Provas e dos Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário, para o ano letivo de 2014-2015.
DESPACHO NORMATIVO N.º 6-A/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 45/2015,
1º SUPLEMENTO, SÉRIE II DE 2015-03-05
Ministério da Educação e Ciência
Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário
Contratação de Escola 2014/2015 - Convocatória para Entrevista de Avaliação de Competências - Técnico de Intervenção Local
Contratação de Escola 2014/2015 - Técnico Especializado (Técnico de Intervenção Local)
(Decreto‐Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2014/2015.
Horário n.º 14 – Técnico Especializado – Técnico de Intervenção Local – PIEF |
O Quanto Amamos (William Bruce Cameron)
“Ler é Saber +” (Projetos->Biblioteca/Centro de Recursos) é um espaço de partilha de experiências de leitura, aberto à participação de todos os membros da comunidade educativa.
Queremos divulgar o livro e a leitura, porque ler é um prazer saudável que faz bem ao corpo e eleva o espírito por horizontes infinitos…
Ficamos à espera do próximo contributo. Do seu/teu texto, sobre um livro acabado de ler. Tal como fez a Carolina Pereira, do 7.º E…
“O Quanto Amamos”, de William Bruce Cameron
Para o Plano Nacional de Leitura, no período passado, a escolha de um livro não foi muito difícil, pelo que, desde logo, optei por “O Quanto Amamos”, de William Bruce Cameron, por diversas razões.
Por um lado, fala sobre cães. Estes animais têm uma capacidade de amar tão grande e têm corações tão prontos para acolher qualquer pessoa que isso explica esta minha paixão por eles. Ensina como realmente são os animais e que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles também têm sentimentos; sofrem como qualquer ser humano e também gostam de se sentir amados.
Por outro lado, o livro mostra como uma simples ninhada de cachorros pode encher de esperança um coração que, há muito tempo, já só sentia saudade e tristeza, como a ternura do olhar de um cachorrinho inspira até o mais insensível dos corações.
Outro aspeto que acho importante referir é o facto de o livro ter um vocabulário acessível e de ser, por isso, de fácil leitura. Em relação às personagens, gostei de todas e adorei particularmente Lucy, uma cadela que demonstra de forma notável o seu amor e carinho, não só pelos seus “filhos adotivos”, como também pelos seres humanos, sobretudo pela sua verdadeira dona, que o tempo e a distância não conseguiram fazer cair no esquecimento.
Em guisa de conclusão, posso afirmar que gostei bastante de ler o livro, já que é capaz de aquecer o coração de qualquer leitor. É um romance que mostra como alguém que nunca tivera um cão se desembaraça enquanto “pai à força”, ao mesmo tempo que resolve a sua própria vida. Demonstra ainda que os cães têm muito para nos ensinar, sobretudo a sua forte capacidade de amar.
Por estes motivos, aconselho a sua leitura, pois é realmente um livro muito comovente.
Carolina Pereira, 7.º E
Mil alunos interagem em teatro em Inglês
Mil alunos interagem em teatro em Inglês
No âmbito da disciplina de Inglês, no dia 4 de março, o Agrupamento de Escolas recebeu a Companhia de Teatro Cleverpants que levou a palco quatro representações teatrais.
Perto de mil alunos de todos os ciclos de ensino tiveram a oportunidade de assistir a diferentes peças estruturadas de acordo com a sua faixa etária. Foram representadas as peças Chocolate para a audiência mais jovem (3.º e 4.º anos); Growing Pains para os alunos do 2.º ciclo, 7.º e 8.º anos e 39 Steps para os alunos do 9.º, 10.º, 11.º anos e Cursos Profissionais.
Os três atores conseguiram prender a atenção do nosso público, levando-o a participar ativamente nas histórias encenadas. Os alunos de todas as turmas estão de parabéns pela sua postura ao longo da atividade, interagindo sempre com muito entusiasmo e conseguindo demonstrar os seus conhecimentos de Inglês.
Os objetivos da atividade foram plenamente atingidos, não só pela capacidade de mobilização dos intervenientes nos diferentes espetáculos, mas também pelo facto de se ter proporcionado aos alunos a oportunidade de experimentar a língua inglesa em situações reais de comunicação, transportando a aprendizagem para fora da sala de aula.
Grupo de Inglês (220 e 330)
Comunicação N.º71 (Teste comum de Matemática A – 12.º Ano)
Comunicação N.º71
Assunto: Teste comum de Matemática A – 12.º Ano
Data: 6 de março
Convocatória N.º70 (Reunião de Conselho Pedagógico)
Convocatória N.º70
Assunto: Reunião de Conselho Pedagógico
Data: 4 de março de 2015, às 16:00h
"A noite e o dia na floresta"
"A noite e o dia na floresta"
Vídeo realizado pelos alunos do 3.ºA e 4.ºA, da Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios, sob a coordenação do professor de AEC/TIC, Jorge Rocha, e apoio técnico do professor Emanuel Cruz, com vista à participação no concurso AÇÃO01! – Festival de Vídeo Escolar de Viana do Castelo.
Sinopse: Os alunos vão narrando a vida durante a noite e o dia na floresta, animando a história com os desenhos por eles criados.
"Segue o teu Estilo, Marca a diferença!"
"Segue o teu Estilo, Marca a diferença!"
Projeto maioritariamente feminino que concorre ao AÇÃO01! – Festival de Vídeo Escolar de Viana do Castelo.
As alunas desafiaram-se a fazerem algo dinâmico, com transições de umas para outras, focadas para ELAS (alunas/estudantes) e para a Escola.
Assim nasceu o "Segue o teu Estilo, Marca a diferença!"
Programas utilizados: Adobe After Effects, Adobe Premiere Pro, Audition, Sound Forge, Zbrush.
Supervisão Técnica: Professor Emanuel Cruz