Atividades de Exploração Vocacional - Universidade do Minho
Atividades de Exploração Vocacional
Universidade do Minho
No dia 18 de março, os alunos que frequentam os 11.º e 12.º anos de escolaridade dos Cursos Científico-Humanísticos - Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades - participaram no Dia Aberto da Escola de Economia e Gestão e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
No turno da manhã, assistiram às palestras, nas quais os docentes da Escola de Economia e Gestão e do Instituto de Ciências Sociais fizeram a apresentação dos vários cursos ministrados e das condições de acesso aos mesmos.
No turno da tarde, após o almoço no refeitório da Universidade do Minho, os alunos fizeram uma visita guiada às instalações, conviveram com os alunos universitários e tomaram conhecimento dos serviços disponibilizados.
Um grupo restrito de alunos assistiu a uma palestra, na Escola de Direito da Universidade do Minho, proferida pela Diretora da Licenciatura de Direito.
Esta iniciativa, entre outras, permitiu aos alunos o conhecimento das alternativas de formação que contribuirão para a realização de escolhas vocacionais planeadas e consistentes.
Margarida Soares (SPO)
Atividades de Exploração Vocacional - 13.ª Mostra da Universidade do Porto
ATIVIDADES DE EXPLORAÇÃO VOCACIONAL
13.ª Mostra da Universidade do Porto
Os alunos do Ensino Secundário que frequentam os 11.º e 12.º anos de escolaridade dos Cursos Científico-Humanísticos, do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, participaram, no dia 13 de março, na 13.ª Mostra da Universidade do Porto.
Esta iniciativa proporcionou aos jovens, que perspetivam a continuação de estudos no ensino superior, conhecer a diversidade da formação oferecida por todas as faculdades que integram a Universidade do Porto – Arquitetura, Belas Artes, Biomédicas, Ciências, Dentária, Desporto, Direito, Economia, Farmácia, Engenharia, Letras, Medicina, Nutrição, Psicologia e Ciências da Educação – e os mais importantes centros de investigação nacionais responsáveis pelo avanço do conhecimento.
Os alunos do 12.º ano, após a visita à Mostra, assistiram a uma sessão de esclarecimento sobre o acesso ao ensino superior, promovida pela Direção-Geral do Ensino Superior. Entretanto, os alunos do 11.º ano visitaram a Ribeira, um dos locais mais antigos e típicos da cidade do Porto.
Esta iniciativa, entre outras, permitiu aos alunos o conhecimento das alternativas de formação que contribuirão para a confirmação de escolhas ou a descoberta de percursos de estudo ainda não considerados.
Margarida Soares (SPO)
Comunicação N.º89 (Adiamento da VII Caminhada)
Comunicação N.º89
Assunto: Adiamento da VII Caminhada
Adiamento da Caminhada “Respirar a Barca”
Dada a previsão de condições climatéricas desfavoráveis, a Caminhada “Respirar a Barca”, inicialmente prevista para o próximo dia 10 de abril, será adiada para o dia 1 de junho de 2015.
Falar e refletir sobre a história local
Falar e refletir sobre a história local
Falar e refletir sobre a história local é algo de interessante e que potencia uma maior ligação dos alunos a “elementos” que lhes são mais próximos.
O trabalho realizado pela escola, no âmbito da oferta curricular complementar de agrupamento (OCC), demonstra que o enfoque no local consegue estimular a curiosidade dos alunos e levá-los a questionamentos sobre o seu papel no contexto (histórico, social, cultural, patrimonial, etc) em que vivem.
A abordagem de temas, factos e personagens relacionados com a sua região permitiu uma maior aproximação dos alunos à escola e à aprendizagem. Ao trazer para a reflexão acontecimentos, personagens e lugares que são comuns ao aluno, possibilitou-se a sua aproximação e valorização do local e a relação dialética entre o passado e o presente.
É nesta dinâmica que em boa hora a biblioteca escolar/centro de recursos educativos, com a competência do professor Luís Arezes, se associou ao objetivo delineado promovendo interessantes sessões, com as diferentes turmas do 5.º ano de escolaridade, que empolgaram os alunos e de que as fotos a seguir publicadas dão testemunho.
Falar da história local na escola atua no resgate da autoestima dos habitantes de uma região. Quando conhecemos melhor o passado, os locais, as personagens, os monumentos, etc, damos uma nova ênfase à questão da identificação e do sentido de pertença.
Prof. Paulo Castro
Contratação de Escola 2014/2015 - Grupo de Recrutamento 110 - 1.ºCiclo
Contratação de Escola 2014/2015 - Grupo de Recrutamento 110 - 1.ºCiclo
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2014-2015.
Grupo de Recrutamento |
n.º horário |
n.º de horas letivas |
Disciplinas |
Tipo |
|
110 |
15 |
25 |
1.º Ciclo |
Temporário |
Comunicação N.º88 (Operacionalização do PRESSE)
Comunicação N.º88
Assunto: Operacionalização do PRESSE
Data: 14 de abril
Comunicação N.º87 (VII Caminhada “Respirar a Barca”)
Comunicação N.º87
Assunto: VII Caminhada “Respirar a Barca”
Data: 10 de abril
Comunicação N.º86 (Espetáculo “Física Viva”)
Comunicação N.º86
Assunto: Espetáculo “Física Viva”
Data: 9 de abril
Semana da Leitura - Pré-Escolar - Turma E
Semana da Leitura
Pré-Escolar - Turma E
Na Semana da Leitura, que decorreu de 16 a 20 de março, para além da visita à Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, os alunos da Turma E participaram em várias atividades ao longo da semana, com destaque para a leitura de histórias pelos encarregados de educação e outros familiares, utilizando sempre como suporte o livro.
No final, as crianças fizeram os registos das histórias de que mais gostaram.
Arminda Falcão,
Educadora da Turma E
Pré-Escolar – Ovos de Páscoa
Pré-Escolar – Ovos de Páscoa
Em colaboração com a Câmara Municipal, que ofereceu os ovos e algum material, as crianças do pré-escolar do Agrupamento decoraram os OVOS GIGANTES, que já estão expostos na Praça da República, para poderem ser apreciados por toda a comunidade. Nesta atividade foram utilizados materiais de desperdício e reutilizados outros.
O resultado foi este. Os OVOS GIGANTES ficaram lindos!
Arminda Falcão,
coordenadora do Departamento da Educação Pré-Escolar