Contratação de Escola 2019/2020 - Atividades de Enriquecimento Curricular de Música (16-09-2019)
Contratação de Escola 2019/2020 - Atividades de Enriquecimento Curricular de Música
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2019/2020.
Manuais Escolares adotados para 2019/2020
Manuais Escolares adotados para 2019/2020
A lista de manuais escolares adotados para o ano letivo de 2019/2020 pode ser consultada aqui.
Escola Secundária de Ponte da Barca |
Escola Básica Diogo Bernardes |
Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios |
Escola Básica de Crasto |
Ponte da Barca tem 53 novos estudantes no Ensino Superior Público
Ponte da Barca tem 53 novos estudantes no Ensino Superior Público
Cinquenta e três estudantes que, no ano letivo 2018/2019, concluíram o 12.º ano na Escola Secundária de Ponte da Barca acabam de ver concretizado um sonho, com o ingresso no Ensino Superior Público.
De acordo com os resultados do concurso nacional de acesso de 2019, os estudantes conseguiram colocação em 33 cursos diferentes, 75% dos quais na primeira ou segunda opção.
Economia, Gestão e Engenharia Mecânica foram os cursos com mais colocações – quatro em cada –, seguindo-se Arquitetura, Engenharia e Gestão Industrial e Enfermagem, com três ingressos.
Por sua vez, para os cursos de Educação Básica, Solicitadoria, Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, Engenharia Informática e Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação entraram dois estudantes.
Os restantes 22 caloiros vão frequentar outros tantos cursos, a saber: Línguas Aplicadas, Educação, Serviço Social, Educação Social Gerontológica, Contabilidade e Finanças, Fiscalidade, Ciências da Comunicação, Novas Tecnologias da Comunicação, Medicina, Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas, Reabilitação Psicomotora, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos, Design de Produto, Design de Produto e Tecnologia, Design Multimédia, Artes Visuais e Tecnologias Artísticas, Engenharia Física, Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica e Ciências do Desporto.
Proximidade geográfica
Em termos geográficos, o critério da proximidade acabou, mais uma vez, por ditar leis, com a Universidade do Minho a receber praticamente 30% dos novos caloiros, isto é, 15 dos 53 candidatos.
Na segunda posição, aparece o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com nove ingressos, seguindo-se a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com oito e Universidade de Coimbra com quatro.
As Universidades de Aveiro e da Beira Interior e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave registaram três colocações, enquanto a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Politécnico de Leiria apresentam dois ingressos
Os restantes quatro estudantes foram colocados na Universidade do Porto, no Instituto Politécnico do Porto, no Instituto Politécnico da Guarda e na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Parabéns a todos os 53 estudantes e respetivas famílias pela conclusão do percurso da escolaridade obrigatória e pelo ingresso no Ensino Superior.
Para esta nova etapa das suas vidas, desejamos as maiores felicidades e os melhores sucessos académicos e pessoais. E que se mantenham sempre em sintonia com a terra onde têm raízes e com a Escola onde aprenderam a fazer-se ao largo, alimentando sonhos e projetando carreiras…
Prof. Luís Arezes
Contratação de Escola 2019/2020 - Lista de Concorrentes aos horários de AEC de Música
Contratação de Escola 2019/2020 - Lista de Concorrentes aos horários de AEC de Música
Contratação de Escola 2019/2020 - Atividades de Enriquecimento Curricular de Música (03-09-2019)
Contratação de Escola 2019/2020 - Atividades de Enriquecimento Curricular de Música
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2019/2020.
Aviso de Abertura | Correção da Oferta n.º 858 – 4 horas |
Exposição dos trabalhos dos alunos de 3.º ciclo – Educação Visual
Exposição dos trabalhos dos alunos de 3.º ciclo – Educação Visual
Na última semana de aulas, no Bloco C da Escola-sede do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, esteve patente uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 3.º Ciclo, no âmbito da disciplina de Educação Visual.
Possibilitou-se assim, à Escola poder assumir-se como um espaço onde o trabalho e o estudo sejam exigentes e, ao mesmo tempo, onde se premeie o esforço e se proporcione a fruição estética da cultura e das artes.
A mostra teve como finalidade a divulgação e valorização do trabalho desenvolvido pelos alunos na disciplina. Pretendeu-se igualmente, incentivar, estimular e despertar a comunidade escolar para a possibilidade de uma escolha da vertente artística no prosseguimento de estudos.
O Grupo Disciplinar de Artes
Alunos da Escola Secundária participam no intercâmbio “Partilha com Energia”
Alunos da Escola Secundária participam
no intercâmbio “Partilha com Energia”
No âmbito do projeto “Partilha com Energia”, promovido pela EDP Produção, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca abraçou, pelo segundo ano consecutivo, o desafio de dinamizar um intercâmbio escolar, contando, desta vez, com a participação da turma do 10.° C, do Curso Profissional de Técnico de Multimédia.
Assim, nos dias 9, 10 e 11 de maio, os alunos de Ponte da Barca visitaram a região da Sertã, Castelo Branco, e, nos dias 23, 24 e 25 de maio, 24 jovens foram recebidos no nosso concelho. O culminar da atividade acabou por se concretizar no passado dia 25 de junho, com a participação na Sessão Nacional, realizada na Casa da Música, no Porto.
Ao longo do ano, as equipas participantes no “Partilha com Energia” foram confrontadas com a necessidade de programar um conjunto de atividades que divulgassem a sua região, nomeadamente, potencialidades, espaços e atividades, e tiveram de responder a quatro desafios e ainda de dinamizar a realização de um intercâmbio escolar.
Com o apoio da EDP, dos municípios e dos respetivos agrupamentos, as equipas assumiram a responsabilidade de todo o planeamento do programa, desde contactos e parcerias com entidades locais, à gestão do orçamento e questões logísticas.
Este programa permite potenciar o desenvolvimento e promoção dos respetivos territórios junto de jovens de outras regiões, aprofundando o sentimento de identidade e de pertença e reforçando atitudes de cidadania ativa, participativa e solidária.
Promover o Território e “Defender o Ambiente”
O EDP “Partilha com Energia” foi, no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, associado ao projeto “Defender o Ambiente”, uma vez que ambos propõem diversas ações que incorporam competências preconizadas no “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória” e que vão ao encontro da “Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania”.
O projeto assumiu-se como um DAC, pois obrigou a planificações conjuntas das várias áreas disciplinares, uma vez que todas as competências / aprendizagens invocadas na execução do “Partilha com Energia” promovem o trabalho de grupo e áreas disciplinares que articulam e integram os saberes dos alunos, estimulando a descoberta de resultados fora da sala de aula e do “learning by doing”.
As dinâmicas implementadas conduziram à realização de filmes centrados nas temáticas “Promoção e preservação do Parque Nacional da Peneda-Gerês” e “Construção de uma escola sustentável e amiga do ambiente”, elaboração de uma brochura sobre a barragem do Alto Lindoso e o impacto da sua localização e construção, e elaboração de diversos materiais produzidos com a colaboração de assistentes operacionais e de encarregados de educação, tais como sacos de pano, porta-chaves, postais comemorativos, confeção de crepes e bolos que serviram para a angariação de verbas.
De referir ainda que o desenvolvimento deste projeto foi conseguido com a participação, o envolvimento e a interação de vários elementos, associações e estruturas da nossa comunidade escolar, com quem os alunos conseguiram estabelecer protocolos de colaboração.
É neste espírito que queremos agradecer à Direção do Agrupamento, por todo o apoio prestado. De igual forma, agradecer aos pais, professores envolvidos, encarregados de educação e assistentes operacionais, pelo seu apoio incondicional. E também a todas as associações e demais colaboradores e entidades, nomeadamente, Rancho Folclórico do Agrupamento, grupo de Ginástica Acrobática do Desporto Escolar, Maria Marques Pereira, Grupo de Bombos, Loja de Turismo, ADERE Peneda-Gerês, APPACDM, Aktiva Natura, Porta do Lindoso, Adega Cooperativa de Ponte da Barca, diversos estabelecimentos comerciais locais, restaurantes e Câmara Municipal. A todos, muito obrigado!
A Organização
Informação aos Encarregados de Educação - Ensino da Música regime livre 2019-2020
Informação aos Encarregados de Educação
Ensino da Música regime livre 2019-2020
ATUALIZAÇÃO (24 de junho de 2019):
Por não terem sido recebidas as inscrições até ao dia 24 de junho, e por haver um lapso no agendamento do dia das provas de seleção (26 de julho em vez de 26 de junho), apresentam-se as novas datas:
- inscrições até 2 de julho;
- provas de seleção no dia 3 de julho.
As inscrições deverão ser dadas com a brevidade possível.
O transporte dos alunos deverá ser providenciado pelos encarregados de educação.
Deverá ser feito o levantamento dos alunos que necessitarão de almoçar, para que atempadamente se possa providenciar o almoço.
Agradecemos desde já a colaboração e a atenção dispensada.
Sarau de Ginástica Acrobática
Sarau de Ginástica Acrobática
"A persistência é o caminho do êxito."
Charles Chaplin
Sem esforço, dedicação, trabalho, mas sobretudo vontade, nada se faz. Foi desta forma que se organizou mais um sarau de ginástica acrobática, no dia 14 de junho, pelas 18.30h.
Várias alterações logísticas e vários imprevistos de última hora não impediram esta atividade de grande valor artístico dos nossos 46 atletas que estiveram presentes, durante uma hora e meia, no Pavilhão Municipal de Ponte da Barca.
Meninos e meninas dos 7 aos 16 anos que trabalharam muitas vezes fora das aulas do horário do desporto escolar, para que tudo se realizasse. Deste grupo todos estiveram muito concentrados e animados durante a sua atuação.
Agradecemos às nossas alunas mais velhas que ajudaram na organização, no próprio dia, agradecemos ao José Carlos da Câmara Municipal, à direção do Agrupamento, aos colegas docentes e aos familiares dos alunos que foram assistir e à turma do 12º ano que realizou uma coreografia de dança. Lamentamos que a participação dos docentes tenha sido tão reduzida. Foi um espetáculo agradável e que terminou ainda na hora do jantar!
Professora Mafalda Cardoso