Atividade pedagógica com a Escola Superior Gallaecia
Atividade pedagógica com a Escola Superior Gallaecia
Decorreu no dia 1 de fevereiro uma sessão pedagógica proposta pela Escola Superior Gallaecia com o objetivo de proporcionar aos alunos de Artes Visuais das escolas do ensino secundário novos conhecimentos e experiências alternativas de enriquecimento curricular no âmbito das Artes, Multimédia e Arquitetura, em ambiente e relação direta com professores do ensino superior.
A atividade aconteceu com todas as turmas de Artes Visuais e vários professores da ESG e do nosso Agrupamento.
Foram apresentados trabalhos de Multimédia desenvolvidos pelos alunos da ESG e realizaram-se dois workshops, um de desenho e outro de arquitetura com modelação e maquetes.
Toda a dinâmica e criatividade assumida pelos professores da ESG foi acolhida de modo muito entusiasta pelos nossos alunos.
Professora Célia Catarina Sol
1.º encontro de ginástica acrobática
1.º encontro de ginástica acrobática
No dia 31 de janeiro, realizou-se o 1.º encontro de ginástica acrobática, no âmbito do Desporto Escolar. Esta atividade decorreu na Escola Básica de Moure, em Vila Verde, e contou com a participação de 9 escolas, entre as quais a Secundária de Ponte da Barca.
A nossa escola fez-se representar com 23 alunas, das quais 2 são juízes de prova. As alunas participaram em níveis 2 e 3, pares e trios. As idades das alunas variaram dos 6 anos até aos 14 anos.
Os desempenhos foram excelentes e as alunas irão continuar a trabalhar para a 2.ª prova que se realiza, no dia 7 de março, no pavilhão municipal de Ponte da Barca.
Até lá, parabéns às minhas meninas!
Professora Mafalda Cardoso,
Grupo/ equipa de Ginástica Acrobática
Conselho Geral - Lista de Candidatos
Conselho Geral - Lista de Candidatos
Publicam-se as listas de candidatos ao Conselho Geral do Pessoal Docente, Pessoal Não Docente e Alunos, as quais se encontram disponíveis nos serviços administrativos da escola.
- Lista de Candidatos do Pessoal Docente
- Lista de Candidatos do Pessoal Não Docente
- Lista de Candidatos dos Alunos
Visita do Projeto KID FUN – EDUCAÇÃO PARA VALORES
Visita do Projeto KID FUN – EDUCAÇÃO PARA VALORES
Nos passados dias 23 a 26 de janeiro, as Escolas Básicas de Ponte da Barca (Diogo Bernardes, Crasto e Entre Ambos-os-Rios) acolheram a visita do Projeto KID FUN – EDUCAÇÃO PARA VALORES.
Esta iniciativa da Fundação Benfica tem como principal objetivo apoiar a Escola e a Família na educação das crianças, ao nível do “Saber Ser”, motivando-as à descoberta e aprofundamento dos valores fundamentais de conduta e de vida em sociedade.
Nesta atividade participaram todos os alunos do 1.º Ciclo de escolaridade do Agrupamento, tendo nesta visita sido trabalhado o valor do respeito e a modalidade de “basquetebol”.
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Desporto Escolar – Basquetebol (Iniciados Masculinos)
Desporto Escolar – Basquetebol (Iniciados Masculinos)
A equipa de basquetebol (iniciados masculinos) da Escola Secundária de Ponte da Barca disputou a 1.ª jornada no dia 20 de janeiro, em Ponte da Barca.
Os nossos basquetebolistas disputaram dois jogos. Foi a primeira experiência competitiva deste grupo de alunos, em que se notou alguma falta de experiência que foi compensada por muita força de vontade.
Os resultados dos jogos foram os seguintes:
- ES de Ponte da Barca x EB António Feijó, 8-72
- EB António Feijó x EB Dr. Pedro Barbosa, 32-33
- EB Dr. Pedro Barbosa x ES de Ponte da Barca, 48-14
Professor João Pereira
As Janeiras em Crasto
As Janeiras em Crasto
Um ano mais e, mantendo a tradição, a Escola Básica de Crasto, com a sua teimosia calcorreou todos os lugares e recantos de algumas freguesias, a fim de Cantar as Janeiras.
Participaram na atividade, crianças/ alunos e respetivos docentes, auxiliares e ainda outros parceiros que com gosto a nós se associaram.
Foi notória a motivação e o envolvimento de todos. Articularam-se conteúdos programáticos com aspetos culturais e as crianças/ alunos vivenciaram tradições e costumes do meio local e partilharam momentos intergeracionais.
Desde já, muito obrigada. Prometemos manter viva a tradição!
Educadoras e Professores da EB de Crasto
Ler faz bem!
Ler faz bem!
A leitura é um exercício valioso para o cérebro e para a capacidade da nossa mente, mas é, sobretudo, um caminho que nos aproxima da compreensão do mundo e da nossa própria compreensão e nos ajuda a estruturar o pensamento, a exprimir adequadamente as nossas ideias e os nossos sentimentos, a olhar, com espírito crítico, o mundo e a vida.
A leitura é um alimento inesgotável para a imaginação e para a criatividade, uma porta que nos permite estar sempre acompanhados e nos oferece o horizonte infinito do sonho, do mundo possível que nos empurra à ação.
Ler faz bem! “Ler é saber +”! Quem o garante, desta vez, são oito alunos do 12.º ano, no âmbito do seu “Projeto de Leitura”, na disciplina de Português…
O Teorema de Katherine, de John Green
A estrutura da história é completamente única. Foi tudo pensado ao pormenor, as palavras encaixam umas com as outras na perfeição e o contexto como tudo aconteceu é absolutamente incrível.
Ana Isabel Pinheiro
Viver Depois de Ti, de Jojo Moyes
Este é um livro diferente. É um livro que não se lê quando se pretende saber mais ou saber coisas novas e diferentes. Mas, às vezes, é preciso um livro assim, que, mesmo não acrescentando nada ao que eu já sou e já tenho, me leva para longe, me faz refletir e olhar para a vida e para o seu valor, numa perspetiva diferente.
Inês Dias
Como Ser um Treinador de Excelência, de Alcino Rodrigues
O amor pelo Desporto, a paixão pelo Futebol, o gosto pela análise e pelo pormenor. Tudo isto leva-me a ter uma enorme vontade de querer aprender cada vez mais, para que um dia possa ensinar e deixar também a minha marca, não só na vida de vários atletas, como na história do desporto-rei.
A persistência é o caminho do êxito e o caminho faz-se caminhando.
João Fernando Cunha
“Só de vez em quando…”
“Só de vez em quando…”
No âmbito da Educação para Saúde, a companhia de teatro Usina dinamizou um teatro/ debate para os alunos do 9.º ano intitulado “Só de vez em quando….”.
Este teatro/ debate abordou a questão do tabagismo na adolescência e juventude. Os alunos foram convidados a subir ao palco, assumindo o papel de protagonistas, representando o que pensavam que seria a melhor forma de prevenir o problema do tabagismo.
Foi um teatro diferente, os alunos tiveram a oportunidade de expor e debater as suas ideias, de um modo interativo e dinâmico.
Sara Dias e Ricardo Gomes, 9.º ano
Eleições para o Conselho Geral
Eleições para o Conselho Geral
Visto que vão decorrer eleições para o Conselho Geral, eleição de alunos, de pessoal não docente e de pessoal docente, publicamos o Regulamento e o Calendário do Processo Eleitoral, tal como as respetivas convocatórias. Estes documentos encontram-se, também, afixados em suporte papel nos locais de estilo na escola secundária.
Documentos:
- Regulamento e o Calendário do Processo Eleitoral
- Convocatórias para Eleição dos Representantes do pessoal Não Docente, dos Alunos e dos Docentes
Alunos do 12.º ano aplaudem Fernando Pessoa
Alunos do 12.º ano aplaudem Fernando Pessoa
Os alunos do percurso regular do 12.º ano de escolaridade deslocaram-se ao cine-teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, para assistir uma interpretação teatral inspirada na obra de Fernando Pessoa.
O espetáculo esteve a cargo da associação artística “ETCetera”, que apresentou uma viagem pela poesia do ortónimo e dos heterónimos de Pessoa, nomeadamente, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, e ainda pelo “Livro do Desassossego” e pela “Mensagem”.
Ao explorar conteúdos programáticos da disciplina de Português no 12.º ano, a peça confrontou os alunos em termos de estudo e de aprendizagem, ao mesmo tempo que lhes proporcionou um momento de entretenimento:
Organizada pelo Grupo Disciplinar de Português, esta foi uma aula diferente, que se revelou ainda uma experiência muito enriquecedora sob o ponto de vista estético e artístico, fazendo com que os alunos apreciassem a riqueza comunicativa dos múltiplos códigos cénicos que os atores fizeram questão de exibir em palco, tais como adereços, movimento, som e voz.
A Organização