Maratona da Leitura IX
Maratona da Leitura IX
A Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência levou a cabo, pelo nono ano consecutivo, a atividade Maratona da Leitura.
Esta atividade, organizada pelo Grupo de Educação Especial em parceria com a Biblioteca Escolar, teve como principais objetivos a interligação entre os diferentes agentes educativos, a promoção da interdisciplinaridade, o desenvolvimento de capacidades e a promoção de um convívio salutar entre toda a comunidade escolar.
Nos dias 29 e 30 de março, a Unidade recebeu a visita das turmas da Educação Pré-escolar e dos 1.º e 2.º Ciclos que frequentam a EB Diogo Bernardes. Viveram-se dois dias de partilha, convívio e interação com os alunos da Unidade de Multideficiência. As turmas convidadas proporcionaram momentos diversificados, abrangendo áreas como: música, dança, dramatização e declamação, com a preciosa colaboração e orientação, em todos os momentos, das educadoras e dos professores dos 1.º e 2.º Ciclos, que prepararam as turmas e as acompanharam nas suas apresentações.
O Grupo de Educação Especial agradece a colaboração do professor José Mário Gonçalves na preparação desta atividade, bem como o empenho e dedicação de toda a comunidade educativa, pelos agradáveis momentos que proporcionaram. Todos saímos desta experiência mais enriquecidos.
“ Eu quero ser tudo o que sou capaz de me tornar.”
Katherine Mansfield
O Grupo de Educação Especial
WEB TV do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
WEB TV do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
No 1.º período, os alunos das Turmas E dos 11.º e 12.º anos do Curso Profissional Técnico de Multimédia iniciaram o projeto conjunto de criação de uma WEB TV para o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Com este projeto idealizado nas aulas de Design de Comunicação e Audiovisuais, pretendem promover a divulgação do trabalho que realizam ao longo do ano e noticiar atividades e informações pertinentes de e para os estabelecimentos de ensino do nosso Agrupamento.
Este projeto conta ainda com a colaboração dos professores de Técnicas de Multimédia. No presente momento, encontra-se implementado no endereço web http://original.livestream.com/aepbtv e aguarda por mais colaboradores da comunidade educativa.
J. Félix, Professor de DCA
Open de Natação
Open de Natação
No passado dia 25 de março, realizou-se em Vila Praia de Âncora o 3.º Open de Natação nível 3 e o 2.º Open de Natação nível 1, 2 e NEE de Desporto Escolar.
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, acompanhado pelo professor responsável, Eugénio Martins, marcou a sua presença com quinze alunos: Rita Lopes, Carlota Martins, Afonso Gomes, Francisco Fernandes, Mariana Carvalhosa, Pedro Monteiro, Tiago Rodrigues, Eduardo Rodrigues, Diana Dantas, Inês Bago, Daniela Silva, Miguel Vaz, Miguel Amorim e Beatriz Barros. Falta na foto a Beatriz Amorim.
Todo o grupo apresentou um excelente nível, com a obtenção de vários recordes pessoais.
A equipa vai agora trabalhar para se apresentar na próxima competição, que se encontra agendada para o dia 6 de maio em Barroselas, destinada a alunos de nível 1 e 2.
A todos os alunos, os parabéns pela sua ótima prestação e bom trabalho.
Beatriz Amorim, 8.º ano
Semana da Leitura no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios
Semana da Leitura no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios
Enquadradas na Semana da Leitura que decorreu no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, o Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios desenvolveu uma série de atividades com o principal objetivo de envolver as famílias nesta dinâmica. Os alunos tiveram momentos de leitura em partilha com as suas famílias. Conceito verdadeiramente importante para as aprendizagens fora do ambiente escola.
Pré-escolar
Os alunos do Pré-escolar viveram durante estes dias momentos especiais de “Vou ler uma história” em casa e na escola. Os Encarregados de Educação durante toda a semana vieram à escola (sala) alternadamente ler uma história, partilhando momentos de leitura não só com os seus Educandos, mas também com toda a comunidade.
Além destes momentos de partilha de saberes e afetos, estão expostos no Centro Escolar trabalhos de vários géneros que os Encarregados de Educação realizaram para ajudar a ler/contar a história.
…“As crianças desenvolvem-se melhor e têm melhores resultados na escola quando contactam com livros diariamente. Há quem pense que as crianças só começam a aprender a ler quando vão para o 1.º Ciclo. Na verdade, a capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família.
Os pais, avós, tios ou padrinhos desempenham um papel importante se lerem em voz alta e se ajudarem as crianças.”
1.º Ciclo: Ler para escrever – Contamos com a família
Este projeto destina-se a assegurar que todas as crianças do 1.º Ciclo contactem com livros e leiam, pelo menos, cinco horas por semana, uma vez que os livros de histórias e a leitura são muito importantes no crescimento e no desenvolvimento intelectual e afetivo das crianças.
Ouvir e contar histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, problemas e soluções, que proporcionam às crianças um enorme enriquecimento pessoal e contribuem ainda para a formação de estruturas mentais que lhes permitirão compreender melhor e mais rapidamente não só as histórias escritas, mas também os acontecimentos do seu quotidiano.
O projeto “Ler para escrever – Contamos com a família” tem o intuito de desenvolver o interesse pela leitura nas crianças, criar hábitos de leitura em família e reforçar a relação escola – família.
Cada aluno levará um livro para casa para ser lido em família. A acompanhar o livro seguirá uma “ficha de registo”, onde cada família registará o seu nome, o livro que trabalhou e a importância que aquele livro teve para o seu filho ou família, apresentando as razões das suas opiniões.
No final de uma semana, o livro regressará à turma.
A Educadora e os Professores do CEAR
Semana da Leitura celebra “O Prazer de Ler”
Semana da Leitura celebra “O Prazer de Ler”
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca celebrou a Semana da Leitura com um conjunto de iniciativas que deram voz ao tema deste ano – “O Prazer de Ler” | “Ler p’ra S(z)er”.
Na Escola Secundária, o Grupo de Português, em articulação com a Biblioteca Escolar, promoveu duas atividades – um momento de leitura, em todas as turmas do 3.º ciclo e do ensino secundário, no início do dia vinte e oito (terça), e leitura de poesia, no dia 30 (quinta), às 10:20, no bloco B, e às 12 horas, no bloco C.
Para a primeira iniciativa, selecionou-se um texto de Gianni Rodari, para o ensino básico, e uma crónica de Manuel Halpern, para o secundário. Os leitores foram, previamente, escolhidos em cada turma, pelo respetivo professor de Português.
A segunda constou de uma breve sessão de leitura expressiva de poesia, por dois grupos de alunos, que “convocaram” os colegas ao som do ribombar de bombos. Este momento foi enriquecido musicalmente por alguns elementos do Rancho Folclórico do Agrupamento.
Numa abordagem diferente – animação da Hora do Conto –, também equipa da Biblioteca Escolar levou o espírito da Semana da Leitura às Escolas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios e ainda à Unidade de Multideficiência.
As diversas iniciativas receberam o aplauso geral, na medida em que contribuíram para reforçar a ideia de que a leitura é uma inesgotável fonte de prazer e um ambiente fantástico que nos ajuda a crescer e, sobretudo, a Ser!
A Organização
A Preparar o Futuro! Escolhe, Explora e Decide!
A Preparar o Futuro!
Escolhe, Explora e Decide!
No dia 24 de março, os alunos do ensino secundário, que frequentam os 11.º e 12.º anos dos Cursos Científico-Humanísticos, participaram no evento Open Weekend promovido pela Universidade do Minho.
Com o objetivo de dar a conhecer as atividades de ensino e investigação que desenvolve, a Universidade do Minho organizou um Programa de Atividades, orientado para os alunos e professores. As atividades abrangeram várias áreas do saber e procuraram mostrar aos alunos como é estudar e viver na Universidade do Minho. Assim, os participantes escolheram e prepararam a sua própria visita, inscrevendo-se previamente nas atividades desenvolvidas pelas várias escolas e institutos que integram a Universidade do Minho.
A visita de estudo à Universidade do Minho foi promovida pelo Serviço de Psicologia e Orientação e contou com a colaboração dos professores e da psicóloga estagiária. Esta iniciativa teve como objetivos contribuir para uma decisão vocacional mais informada e consciente, estimular a vontade de continuar os estudos no ensino superior e promover o gosto pelo conhecimento.
Margarida Soares (Psicóloga)
Os Lusíadas no Bolhão
Os Lusíadas no Bolhão
No dia 21 de março, os alunos do 12.º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca partiram para a Invicta, onde assistiram a uma representação d’Os Lusíadas levada a cabo pela Companhia de Teatro do Bolhão.
No Palácio do Bolhão, os alunos presenciaram uma adaptação clássica e simultaneamente moderna da obra de Luís Vaz de Camões. Com uma prestação elétrica e quase que hipnotizante dos atores, não existiu um momento em que este público quase adulto conseguisse desviar a sua atenção da peça.
Tal como a obra, a peça tinha no seu núcleo a paixão pela arte.
Os atores foram capazes de criar um elo de ligação com os seus espetadores, o que ajudou no melhor entendimento desta “ode” ao povo lusitano.
No final, seguiu-se uma pequena sessão de perguntas e respostas que teve como objetivo ajudar os alunos a esclarecerem qualquer tipo de dúvida que a peça lhes pudesse ter despertado.
Findada a representação e a sessão de perguntas, os alunos da escola de Ponte da Barca partiram para a descoberta da cidade do Porto, onde visitaram alguns dos ex-libris que a tornam tão especial, terminando assim uma ótima visita de estudo.
Os alunos do 12º ano
O Décimo Primeiro Ano foi ao Teatro
O Décimo Primeiro Ano foi ao Teatro
Na passada terça-feira, dia 21 de março, os alunos do 11.º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca deslocaram-se ao teatro Garrett, situado na Póvoa de Varzim, a fim de assistirem à dramatização da obra “Os Maias” de Eça de Queiroz.
A dramatização da peça, pela companhia ETCera, sediada em Vila Nova de Gaia, proporcionou ao público um espetáculo único, graças ao excelente desempenho de atores principais e secundários que, intercalando momentos de dramatização e de leitura dramatizada, curiosamente, com envolvência da plateia, e relevando caricaturalmente a personagem Dâmaso, suscitaram aplausos com bis desmedidos, o que se traduziu numa visão global do romance e, consequentemente, na motivação para a leitura global do mesmo.
Fica no coração a memória de uma experiência enriquecedora e marcante que os participantes vão querer repetir num futuro próximo.
Os alunos do 11.º ano
Utilização de Calculadoras (Prova Final de Ciclo e Exames Nacionais)
Utilização de Calculadoras (Prova Final de Ciclo e Exames Nacionais)
Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, Física e Química A, de Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais em 2016-2017.
Exames Nacionais de Ensino Secundário
Lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos Exames Finais Nacionais de Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais – 2016/2017.
“Inspira o teu professor”
“Inspira o teu professor”
A campanha nacional “Inspira o teu professor” estará em Ponte da Barca a convite da Escola Secundária de Ponte da Barca, no dia 4 de abril, a partir das 14 horas, com as turmas do 11.º B e do 7.º F.
“Inspira o teu professor” é um projeto das Mentes Empreendedoras criado com o objetivo de aumentar o reconhecimento social do papel do professor junto da comunidade. Foi criado pelo economista Afonso Reis, que idealizou uma forma de sensibilizar os alunos para a importância do trabalho dos docentes na formação dos mesmos. A maneira mais concreta de motivar os professores surge em forma de mensagens, que podem ser cartazes, vídeos, gravações áudio ou cartas, promovidas pelos alunos e dirigidas aos seus professores.
O nosso agrupamento junta-se assim a uma corrente que sensibiliza os jovens para o seu papel ativo na sociedade e pretende que cada vez mais professores sejam inspirados por esta noção de cidadania ativa. Neste sentido, gostaríamos de divulgar este projeto, como também pedir que divulguem a nossa participação e que partilhem o vosso entusiamo.
A campanha conta já com a participação e a adesão de muitas escolas portuguesas, mas deverá expandir-se por várias cidades do mundo.
Professora Frederica Cascão