Contratação de Escola 2015/2016 - Técnico Especializado (Multimédia)
Contratação de Escola 2015/2016 - Técnico Especializado (Multimédia)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2015/2016.
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Técnico Especializado
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n.º horário
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n.º de horas letivas
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Disciplinas
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Tipo
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Multimédia |
3
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13
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Fotografia e Técnicas Multimédia
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Anual
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Contratação de Escola 2015/2016 - Técnico Especializado (Multimédia) - CANCELADO
Contratação de Escola 2015/2016 - Técnico Especializado (Multimédia)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2015/2016.
Por favor, consulte o aviso do novo concurso, aqui.
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Técnico Especializado
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n.º horário
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n.º de horas letivas
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Disciplinas
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Tipo
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Multimédia |
1
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8
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Técnicas Multimédia
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Anual
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Transformar Vidas, Alimentar Sonhos, Projetar Carreiras!
Em 2015/2016, para uma oferta formativa variada, a população escolar está assim distribuída:
Alunos |
Turmas |
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1353 |
68 |
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Pré-escolar |
150 |
7 |
Básico – 1.º Ciclo |
346 |
17 |
Básico – 2.º Ciclo |
233 |
12 |
Básico – 3.º Ciclo |
301 |
16 |
Básico Vocacional |
31 |
2 |
Secundário Regular |
215 |
10 |
Secundário Vocacional |
20 |
1 |
Secundário Profissional |
55 |
3 |
Os alunos estão distribuídos pela EBS de Ponte da Barca, onde, nos dois polos, é disponibilizada desde a educação pré-escolar ao 12.º ano, e pelas EB de Entre Ambos-os-Rios e de Crasto, onde é disponibilizada a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico.
A dimensão destes estabelecimentos é muito díspar. O maior é a EBS, com 59 grupos/turmas (32+27). O menor, EB Entre Ambos-os-Rios, com 3 grupos/turmas. Esta distribuição implica que 90,09% dos alunos estão localizados na vila de Ponte da Barca.
Para esta população escolar estão ao serviço no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca 141 (cento e quarenta e um) docentes de todos os níveis de ensino e 93 (noventa e três) funcionários – técnico superior, chefias intermédias, assistentes técnicos e assistentes operacionais.
Em 2015/2016, na busca da melhoria de desempenhos e de um maior sucesso dos alunos, o AEPB vai continuar a reforçar o currículo dos alunos com a disponibilização de mais horas de trabalho às disciplinas sujeitas a avaliação externa e a realização de testes comuns nestas disciplinas. Mas também o trabalho prático e experimental sai reforçado: serão disponibilizados aos alunos mais jovens (educação pré-escolar e 1.º ciclo) laboratórios para familiarização com as ciências.
Deve ainda referir-se duas novidades:
O programa “Leituras & Companhia”, que semanalmente passa na Rádio Barca, assume uma nova dimensão, sendo um dos 11 projetos, a nível nacional, que viu reconhecido o mérito do seu contributo para a melhoria do desempenho dos alunos, na sensibilização para a importância da leitura e na ligação da Escola à comunidade.
O Projeto “Apps For Good”, iniciativa da Direção-Geral da Educação, que tem como principal objetivo fazer emergir uma nova geração de empreendedores que consigam criar pequenos programas de software (APPs) em benefício da comunidade a que pertencem, sendo que o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca é uma das 70 escolas que integra este projeto no ano letivo 2015/2016.
O projeto de Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que vai implementar metodologias e atividades que incidam sobre a aplicação prática e contextualizada dos conteúdos, a experimentação, a pesquisa e a resolução de problemas. O Agrupamento integra o lote inicial de 624 escolas que arrancam com este projeto da Direção Geral de Educação.
Abertura do Ano Letivo
Abertura do Ano Letivo
Cumprindo um ritual que marca o mês de setembro de todos os anos, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca prepara mais um ano letivo.
Funcionários e docentes, com o elevado sentido profissional que lhes tem sido reconhecido, reuniram nos passados dias 7 e 8 de setembro para o planeamento estratégico do ano letivo de 2015/2016 e calendarização das atividades de receção à comunidade educativa.
Nesse sentido, ficou definido que o ano letivo abrirá no dia 17 de setembro com a receção, ao final da tarde, aos pais e encarregados de educação, e continuará no dia 18 de setembro, durante a manhã, com a receção aos alunos da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, bem como dos 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade.
Destas reuniões de trabalho resultou também o comprometimento de todos em continuar a prestar um serviço educativo de qualidade, a expectativa de que todos os alunos alcancem o sucesso almejado e uma carta à comunidade escolar, que se transcreve, na esperança de que a mensagem seja cumprida!
Carta à Comunidade Escolar
O momento de abertura do ano letivo marca, cada ano, o ritmo de vida de milhões de pessoas.
No Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, como em todas as Escolas/Agrupamentos de Portugal, o mês de setembro encerra em si esse “desafio” do encontro ou reencontro de pessoas. Da recuperação de rotinas. Das variadíssimas expectativas daqueles que vão construir o agrupamento em mais um ano letivo.
Em Ponte da Barca, alunos, professores, funcionários e encarregados de educação, do pré-escolar ao 12.º ano, têm presente que vivemos num mundo admirável, em processo de contínua transformação e, por isso, muito instável.
Partilhamos todos a ambição de alcançar o sucesso. Que todos desejamos! Estamos disponíveis para realizar um trabalho de responsabilidade tripartida: do aluno, das famílias e da escola.
Para tal, devemos ter presente que o lugar da escola não é o lugar da casa, da rua ou, hoje tão em voga, da “rede”! Nesse lugar escolar devemos ter um equilíbrio triplo, conjugando o cuidado, a disciplina e a instrução.
Razão para estarmos todos empenhados em construir comunidades educativas tranquilas onde se ensine e se aprenda. Para que os nossos alunos/filhos possam vir a ser cidadãos do mundo, competentes, solidários e cultos.
Desejamos que cada comunidade escolar persiga algumas regras básicas: saber quando guardar silêncio, utilizar linguagem cuidada, valorizar os outros, tratar bem todos os elementos da escola. Apresentar-se de forma adequada, estar atento nas aulas, preservar o espaço e o equipamento com todo o cuidado. Receber bem quem procura as escolas.
Será assim possível fazer de cada Escola um lugar de sucesso, autonomia e desenvolvimento de todos os alunos.
Aceitem o desafio e assumam o compromisso com a Escola: com o seu trabalho curricular e com a força da sua comunidade educativa. Que será maior se todos trabalharmos no mesmo sentido!
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Ponte da Barca tem 35 novos estudantes no Ensino Superior Público
Ponte da Barca tem 35 novos estudantes no Ensino Superior Público
Trinta e cinco alunos que, no último ano letivo, concluíram o 12.º ano de escolaridade na Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca acabam de ver concretizado um sonho em que haviam investido grande parte das suas energias, ao longo do tempo: o ingresso no Ensino Superior Público.
De acordo com os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso de 2015, os estudantes foram colocados em 20 cursos diferentes, o que mostra bem a diversidade de preferências e também a riqueza da oferta.
Gestão e Bioquímica são os cursos com mais ingressos, seis e cinco, respetivamente, seguindo-se Direito e Marketing e Comunicação Empresarial, ambos com três colocações. Por sua vez, para os cursos de Economia e de Engenharia Mecânica entraram dois estudantes.
Os restantes 14 caloiros vão frequentar outros tantos cursos, a saber: Medicina, Engenharia Biomédica, Farmácia, Contabilidade, Contabilidade e Administração, Administração Pública, Geografia e Planeamento, Sociologia, Línguas e Literaturas Europeias, Ciências do Ambiente, Engenharia de Telecomunicações e Informática, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Informática e Ciências da Computação.
Em termos geográficos, o critério da proximidade acabou, mais uma vez, por ditar leis, com a Universidade do Minho a receber praticamente metade dos alunos, isto é, 15 dos 35 candidatos.
Na segunda posição, aparece o Instituo Politécnico de Viana do Castelo, com oito ingressos, seguindo-se a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto, com três colocações cada, e o Instituto Politécnico de Bragança, com dois novos caloiros.
Os outros quatro estudantes foram colocados nas Universidades de Lisboa, do Porto, de Trás-os-Montes e Alto Douro e no Instituto Politécnico de Lisboa.
Para esta nova etapa das suas vidas, desejamos aos 35 jovens caloiros as maiores felicidades e os melhores sucessos académicos e pessoais.
Prof. Luís Arezes
Plano de Estudos e Desenvolvimento Curricular - LAL 2015/2016