"OPINIÕES DE SEGUNDA" – "O uso das tecnologias na escola."
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – "O uso das tecnologias na escola."
Erasmus + “Save the Nature, Save the Future”
Erasmus + “Save the Nature, Save the Future”
No âmbito do programa Erasmus + “Save the Nature, Save the Future”, seis alunos das turmas de 9.º ano participaram na segunda mobilidade prevista, na Chéquia, de 3 a 7 de outubro. Foram recebidos na escola em Sumperk onde já os esperavam as famílias de acolhimento que os receberam calorosamente.
Os alunos e as professoras participaram em todas as atividades promovidas, quer por outros alunos quer por outros professores da escola. No primeiro dia, foram acolhidos por uma comissão de boas vindas, em inglês (língua oficial do projeto), podendo usufruir de um espetacular momento musical apresentado por alunos e professores da escola anfitriã, bem como uma pequena apresentação da escola e respetivo sistema de ensino.
Posteriormente, puderam participar em atividades com os alunos da Grécia, da Roménia, da Turquia e com as turmas e professores da escola checa. Os alunos tiveram oportunidade de assistir a momentos de aulas e de fazer apresentações a alunos de diferentes escalões etários e ainda de explorar, nas aulas ao ar livre, para realização de tarefas de grupo, nas caminhadas e observação de espécies da fauna e flora. As atividades culminaram com a plantação de uma árvore em frente à escola. Também aproveitaram algumas valências a ponte suspensa, o Skywalk, a montanha russa e as termas.
Foi uma semana repleta de emoções, de aprendizagem, de partilha e, sobretudo, de construção de laços.
O período de mobilidade Erasmus+ é uma oportunidade única! Os estudantes beneficiaram de uma experiência muito gratificante a nível académico e pessoal, que se traduzirá: no crescimento pessoal e inteletual; no conhecimento de novas culturas, línguas, novos métodos de trabalho e novas tecnologias; numa maior capacidade de adaptação, flexibilidade, autonomia, iniciativa e espírito empreendedor; num alargar de horizontes, contribuindo, assim, para a construção de uma Europa cada vez mais unida na diversidade cultural, linguística e educacional.
Durante a realização de todas as atividades, os alunos tiveram um desempenho “muito bom”: adquiriram plenamente os conhecimentos previstos de uma forma autónoma, revelando sempre uma atitude de entreajuda com os parceiros, respeitando sempre a diferença e semelhança cultural, e demonstraram uma grande capacidade de adaptação a novas situações e novos desafios, contribuindo colaborativamente para o sucesso das atividades, através da sua participação pertinente e responsável.
Este intercâmbio contribuiu, sem dúvida, muito para o desenvolvimento dos princípios, áreas de competência e valores previstos no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória dos alunos que tiveram oportunidade de participar nele.
Equipa Erasmus
Assinaturas do “Público” para alunos do Secundário aprofundarem cidadania e literacia mediática
Assinaturas do “Público” para alunos do Secundário
aprofundarem cidadania e literacia mediática
Os alunos do Ensino Secundário voltam a ter ao seu dispor, até ao final do ano letivo, 12 assinaturas digitais (individuais e não transmissíveis) grátis do jornal “Público”.
Este serviço resulta de mais uma candidatura apresentada pelo Plano Nacional das Artes do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, com o objetivo de proporcionar às turmas do Secundário oportunidades de dinamização de trabalhos, utilizando o jornal como um recurso pedagógico, e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de projetos que promovam a literacia dos “media”.
As assinaturas permitem o acesso às notícias de forma ilimitada e a conteúdos exclusivos, incentivando o compromisso cultural com a comunidade educativa e promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem.
Em tempos de desinformação e de crescente manipulação dos cidadãos, a informação credível, sustentada na verdade dos factos e em opiniões qualificadas, é um bem essencial para navegarmos nestes tempos excecionais em que vivemos, num exercício adulto de cidadania que aposta na literacia mediática e na responsabilização cultural.
Usar o jornal como recurso pedagógico, quer no consumo da informação, quer na produção dessa informação, permite dar espaço e voz aos mais jovens de modo transdisciplinar, servindo o Plano Nacional das Artes e o “Público” como agentes potenciadores de aprendizagens mais significativas, para além de oferecerem a diversificação de estratégias pedagógicas que vão ao encontro das competências preconizadas no “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.
Recorde-se que este programa orientado para os estudantes comprometidos com o Plano Nacional das Artes acontece no âmbito de uma parceria estabelecida entre o Ministério da Cultura e este meio de comunicação social.
A equipa PNA | PCE
O Livro da Semana - “O mirabolante caso dos Queijos Malcheirosos” (Maria Sousa, 6.ºA)
EL DÍA DE LA HISPANIDAD
EL DÍA DE LA HISPANIDAD
A 12 de outubro, comemorou-se o "Día de la Hispanidad". Os alunos de Espanhol do nosso Agrupamento celebraram a festividade com a decoração da biblioteca escolar e do átrio do bloco C. Realizaram um vídeo explicativo simples, que pretendem partilhar com a Comunidade Escolar, destacando uma mensagem final que se pode resumir no célebre adágio "A união faz a força!". Em tempos tão hostis, marcados por guerras e discórdias, saibamos sempre estender a mão e promover os valores de entreajuda, de partilha e de enriquecimento mútuo!
Nunca nos esqueçamos do princípio matriarcal da empatia: "Eu sou porque tu és".
Professora Cristina Leitão.
“OPINIÕES DE SEGUNDA” – “É sobre repensar nas nossas atitudes...”
“OPINIÕES DE SEGUNDA” – “É sobre repensar nas nossas atitudes...”
Exposição assinala 112 anos da República
Exposição assinala 112 anos da República
Encontra-se patente ao público, até ao próximo dia 14 de outubro, no átrio do bloco C da Escola Secundária, uma exposição que assinala os 112 anos da proclamação da República.
Promovida pela Biblioteca Escolar, a mostra apresenta três painéis que recuperam trabalhos desenvolvidos no contexto das celebrações do centenário, em 2010: “Da Monarquia à República”, “Educação e Ensino na 1.ª República”, e “A República em Ponte da Barca”.
A Organização
Dia Europeu do Desporto na(s) Escola(s) de Ponte da Barca
Dia Europeu do Desporto na(s) Escola(s) de Ponte da Barca
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca comemorou o Dia Europeu do Desporto na Escola, no passado dia 30 de setembro, integrado na Semana Europeia do Desporto.
Nas quatro Escolas do Agrupamento foram desenvolvidas múltiplas atividades desportivas, destinadas a toda a comunidade escolar, sobretudo aos alunos do Pré-Escolar ao Secundário.
A comemoração deste dia teve como objectivos: o incentivo à prática desportiva e à adoção de um estilo de vida saudável, a promoção da aprendizagem das regras da cooperação, de valores, da responsabilidade, do espírito de equipa e da importância do cumprimento de objetivos individuais e coletivos.
Exemplo disso foram os circuitos de habilidade motora, as caminhadas e os jogos lúdicos, a participação na Maratona dos Saltos à Corda e numa aula de Zumba realizada em parceria com o Ginásio Flow Fitness.
Foi desta forma que o nosso Agrupamento se mostrou #Beative.
Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
O RAP DA AMIZADE…
O RAP DA AMIZADE…
Para comemorar o Dia do Animal, no âmbito da disciplina de Português, a turma 7ºB compôs o Rap da Amizade.
A amizade só existe no entrelaçar de corações
Guarda-se preciosamente no peito com respeito
Os amigos fazem-se nos vários encontros embalados em canções
Patudos, cabeçudos, orelhudos ou sisudos, todos nos tocam com o seu jeito
Não fiques triste, magoado, revoltado ou até isolado…
Com os amigos jogamos à bola
Em casa, na praia ou na escola
A ganhar ou a perder
Estamos sempre a aprender e a crescer
Não fiques triste, magoado, revoltado ou até isolado…
Faça chuva, faça vento
Em dias cinzentos de tormenta e de desalento
No abraço do amigo, teremos sempre a companhia
De quem nos traz alegria
Não fiques triste, magoado, revoltado ou até isolado…
Através de um sorriso, de uma palavra ou de um ladrar
Há sempre algo novo a dizer, a sentir, a explorar, a confidenciar…
Não fiques triste, magoado, revoltado ou até isolado…
Se alguém gritar contigo, ferir a tua alma
Há sempre um ombro amigo para transmitir calma
Não fiques triste, magoado, revoltado ou até isolado…
Seja humano, seja animal ou simplesmente imaginário
Celebra a amizade como algo extraordinário!
A turma 7.º B
Orquestra de percussão Catrapana
Orquestra de percussão Catrapana
A toda a comunidade escolar!
A partir do presente ano letivo, numa parceria que o nosso Agrupamento estabeleceu com os Gaiteiros de Bravães, um novo projeto escolar se desenvolve na EB Diogo Bernardes em Ponte da Barca.
Falamos duma orquestra de percussão, denominada “Catrapana”, inspirada em projetos de âmbito nacional, como os Toca a Rufar, Porbatuka, IPUM, Bombos Com Alma e outros. O objetivo é fazer música com bombos e caixas dos antigos Zés P’reiras e explorar novas linguagens sonoras e estéticas, inovando sobre a tradição.
Com este novo projeto, renovando uma ideia que a pandemia parou, ambicionamos ser, no Concelho, uma referência daquilo que de melhor se faz no âmbito da percussão escolar. Ambicionamos associar ritmos energéticos a coreografias irreverentes que deixem todos contagiados de ritmo.
Os alunos inscritos adquirem capacidade de concentração, disciplina, trabalho de grupo e competências musicais que levarão consigo vida fora.
As sessões de trabalho serão um misto de aula/ensaio e realizam-se à quarta-feira, pelas 14:30 horas, no Polidesportivo da EB Diogo Bernardes.
A orquestra terá orientação de Rafael Freitas, diretor dos Gaiteiros de Bravães e músico multiinstrumentista noutros projetos locais, e contará com o apoio dos docentes de Educação Musical do nosso Agrupamento.
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca