Manuais Escolares adotados para 2022/2023
Manuais Escolares adotados para 2022/2023
Participação dos alunos do 7.º ano no Concurso de Relógio de Sol
Participação dos alunos do 7.º ano no Concurso de Relógio de Sol
Durante o mês de maio, os alunos Ana Margarida Oliveira (7.º A), Diogo Lira (7.º D), Maria Inês Taveira (7.º C), Maria João Pereira (7.º E), Leonor Lemos (7.º E), Paula Esteves (7.º C), Rita Costa (7.º B), Sara Lopes (7.º D) e Sarah Vieira (7.º A), sob a orientação das docentes de Físico-Química que lecionam o 7.º ano de escolaridade, procederam à construção de um Relógio de Sol no canteiro relvado contíguo ao Polivalente do Bloco A. O projeto de “Construção” do Relógio de Sol foi submetido ao Concurso de Relógios de Sol, promovido pela Escola de Ciências da Universidade do Minho 2021/2022.
Após apreciação do nosso trabalho, o júri do concurso distinguiu a Escola Secundária de Ponte da Barca com uma Menção Honrosa, agradecendo a nossa participação nesta 1.ª edição do Concurso, com realce para o entusiasmo e esforço demonstrados pelos autores do projeto.
Em virtude da nossa participação, no início do próximo ano letivo, seremos formalmente convidados a colaborar ativamente no projeto de construção de um Relógio de Sol num espaço público da cidade de Braga, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, e ainda a uma visita à Escola de Ciências da UMinho, para o desenvolvimento de diversas atividades científicas.
Posto isto, considera-se que a atividade obteve o sucesso pretendido.
Professoras Cecília Alves e Ermelinda Antunes, docentes de Físico-Química do 7.º ano.
Festa de finalistas na Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios
Festa de finalistas na Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios
Chegou ao fim mais um ano letivo e a Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios decidiu comemorar mais uma etapa concluída, realizando uma festa de despedida para os alunos finalistas.
A turma da Educação Pré-escolar representou algumas danças e cantou um tema de despedida. Por sua vez, a turma do 4.º ano declamou dois poemas. A festa iniciou e terminou com a entoação do Hino do Agrupamento, por todos os alunos.
Durante a tarde, foram para o parque de campismo "Lima Escape", onde realizaram um almoço piquenique e puderam observar a fauna e flora deste local e realizaram alguns jogos tradicionais.Durante todas estas representações, tivemos presente os pais dos alunos da Educação Pré-escolar e dos finalistas do 1.º Ciclo e alguns elementos da Direção do Agrupamento.
O corpo docente agradece a todos os assistentes operacionais e aos pais que colaboraram na realização desta festividade e de outras atividades.
Os docentes da EB EAR
Exames - Inscrições na 2.ª Fase/2022
Exames - Inscrições na 2.ª Fase/2022
As inscrições da 2.ª fase são realizadas na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE). Neste sentido, os encarregados de educação/alunos só terão de preencher o campo “4. Provas e Exames a Realizar” e o campo destinado ao documento de identificação que se encontra no ecrã final para a conclusão e a submissão da inscrição.
Os alunos que após a inscrição da 1.ª fase tenham atingido a maioridade e/ou tenham alterado a sua morada continuam com o mesmo tipo de registo, ou seja, não há lugar a alteração da titularidade da conta.
De acordo com as situações previstas em lei, os alunos que se inscrevem pela primeira vez na PIEPE terão de proceder ao registo na referida plataforma e realizar a sua inscrição. Nestas situações, a escola terá de validar todos os campos da inscrição do aluno.
Mais se informa que a PIEPE irá encerrar às 15 horas do dia 20 de julho de 2022.
Os alunos extra(ordinários) da turma do 3.° B
Os alunos extra(ordinários) da turma do 3.° B
No Dia do Animal, 4 de outubro, a turma do 3.° B adotou uma canária. Facilmente, houve consenso quanto ao nome. Seria Flora! A Flora foi estando na sala a ser cuidada e acompanhada pelos meninos que, felizes, conversavam com ela. Até que a Flora começou a cantar! A professora foi consultar o Dr. dos canários e descobriu que quando um canário canta muito é um macho.
O caos estava instalado! O que fazer? Como trocar o nome ao animal depois de quase 4 meses?
Aproximava-se o Dia dos Namorados e, democraticamente, a turma decidiu comprar uma menina para fazer companhia ao nosso canário. A escolha dos nomes: um deles manter-se-ia Flora, enquanto o outro seria Florindo. Assim, os nomes seriam parecidos e, como estavam na mesma gaiola, não haveria problema, como, de facto, não houve.
Passados uns tempos, surgem 4 ovos. Mas a ignorância levou a que, com constante mudança da gaiola, os canários se sentissem ameaçados e anularam os ovos. Houve choro na sala! A expectativa era muito grande...
A Flora, como boa menina que é, volta a pôr 3 ovos e, como não se mexeu mais na gaiola, nasceram 3 bebés. Um dia, ao chegar à escola, a professora descobre que é bisavó, porque os meninos da turma são avós e a Flora e o Florindo eram pais.
Foi uma festa! Uma alegria só... A emoção voltou a tomar conta da turma. A aluna que trouxe o primeiro pássaro teve direito a um. Era justo! Os outros 2 irmãos ficaram numa gaiola ao lado porque a Flora voltou a pôr 2 ovos, que, infelizmente, não se reproduziram.
Acabou a escola! A professora trouxe os passarinhos para sua casa e prometeu tomar conta deles com muito cuidado.
Esperamos ansiosos pela próxima época de reprodução.
Boas férias!
Professora Natália Pereira
EB de Crasto - cerimónia de encerramento do ano letivo
EB de Crasto - cerimónia de encerramento do ano letivo
Oficina de Teatro na Escola Básica de Crasto
Oficina de Teatro na Escola Básica de Crasto
“A Educação pela Arte é uma das melhores e mais eficientes formas de higiene mental infantil, aquela que permite uma mais perfeita integração das emoções no contexto geral de uma linguagem convencional.”
João dos Santos, 1966
Neste ano letivo, os alunos dos 3.º e 4.º anos da Escola Básica de Crasto abraçaram o projeto “Oficina de Teatro”, proposto pelo CLDS de Ponte da Barca, onde puderam trabalhar temas e problemáticas que afetam a nossa comunidade e a todos em geral. Através da oficina de teatro, os alunos tiveram oportunidade de explorar e transmitir mensagens de caráter social.
Ao longo dos últimos meses, semanalmente, contaram com a preciosa colaboração do Professor Jaime Ferreri para ensaiar algumas peças de teatro que integram o livro da sua autoria, “Brincar de Miúdos e Teatro para Graúdos”, nomeadamente: “A sexta vogal”; “Os cinco dedos”; “Os cinco sentidos”; “Os meios de transporte”; “Os cinco continentes” e “Os meios de comunicação”.
No dia 1 de julho, os alunos apresentaram as referidas peças de teatro à comunidade, no auditório da Epralima, um trabalho que mereceu o reconhecimento por parte dos presentes pelo desempenho de qualidade com que cada um e todos em conjunto evoluíram em palco e deram vida às suas personagens, transmitindo mensagens aos que, enternecidos, assistiam na plateia.
Consideramos que foi uma excelente atividade, tendo os alunos desenvolvido técnicas de dramatização onde foram integrados conteúdos de várias disciplinas, reconheceram diferentes formas de um ator usar a voz e o corpo para caraterizar personagens e ambiências e, sobretudo, promoveu um desenvolvimento consciente e sustentado das capacidades e conhecimentos, individuais e coletivos.
Arminda Alves e Fátima Gomes,
docentes dos 3.º e 4.º anos de Escola Básica de Crasto
Crasto visita Lindoso e Mezio
Crasto visita Lindoso e Mezio
“O tempo investido em brincadeiras
com as crianças nunca é um desperdício!”
Dawn Lantero
Encerrando mais um ano letivo e dando seguimento à sua prática educativa, que valoriza as aprendizagens de forma divertida e significativa, a Escola Básica de Crasto, no dia 29 de junho, realizou uma visita de estudo/convívio de toda a comunidade escolar às Portas do Lindoso e do Mezio.
A atividade iniciou com a visita guiada pelo biólogo, Doutor Nuno Pousada, aos espigueiros e ao castelo do Lindoso. No interior do castelo, foi construído um laço humano, símbolo da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, em articulação com as juntas de freguesia envolventes à escola e com a CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponte da Barca.
A viagem prosseguiu em direção ao Mezio, onde os alunos usufruíram de um ótimo almoço servido pela cantina da escola. No final, divididos em grupos, puderam experienciar diferentes atividades: oficina da natureza, arborismo, slide e visita guiada à Porta do Mezio.
Esta atividade desenvolveu aprendizagens ligadas à natureza e ao património, de uma forma lúdica e divertida.
Os alunos chegaram da visita com um grande sorriso no rosto e culturalmente mais enriquecidos. Foi muito bom!
Desde já, a Escola Básica de Crasto agradece a todos os que tornaram esta atividade possível, sobretudo os encarregados de educação. Bem hajam!
As docentes da Escola Básica de Crasto
Festa de Final de Ano da Educação Pré-escolar da Diogo Bernardes
Festa de Final de Ano da Educação Pré-escolar da Diogo Bernardes
A festa de final de ano da Educação Pré-Escolar da EB Diogo Bernardes realizou-se no passado dia 24 de junho.
Contou com a presença das famílias que tiveram a oportunidade de assistir a algumas atuações recheadas de animação. As crianças participaram de forma entusiástica com especial alegria pela presença dos familiares.
De realçar o envolvimento de toda a comunidade escolar na preparação do evento, que culminou com um lanche-convívio.
Educadora Fabíola Marinho,
Coordenadora do Departamento da EPE
Finalistas de Crasto visitam Lisboa
Finalistas de Crasto visitam Lisboa
No dia 23 de junho, os Encarregados de Educação do 4.º ano da Escola Básica de Crasto proporcionaram à turma uma visita de estudo a Lisboa.
Os alunos tiveram oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos, visitando várias referências emblemáticas, nomeadamente a Assembleia da República e a Residência Oficial do Primeiro-Ministro. Os alunos foram surpreendidos pela calorosa receção de alguns deputados e outros colaboradores que gentilmente se disponibilizaram para esclarecer as questões levantadas pelas crianças. Tiveram ainda oportunidade de conhecer os vários espaços do Palacete de Belém e os jardins envolventes.
Após um reconfortante almoço, caminharam pelas ruas de Lisboa e visitaram o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém, permitindo-lhes consolidar aprendizagens abordadas em contexto de sala de aula.
Foi, sem dúvida alguma, uma viagem marcante que ficará para sempre na memória daqueles que a vivenciaram.
Esta atividade só foi possível com a união de esforços das Juntas de Freguesia, do Agrupamento de Escolas e dos Encarregados de Educação, a quem agradecemos toda a colaboração e empenho.
A docente do 4.º ano da Escola Básica de Crasto