A preparar o futuro!
A preparar o futuro!
No âmbito da orientação escolar e profissional, os alunos que frequentam os 11.º e 12.º anos de escolaridade dos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Ciências Socioeconómicas participaram nas visitas de estudo às Escolas de Engenharia e de Ciências da Universidade do Minho.
As atividades promovidas pelo Serviço de Psicologia e Orientação decorreram no dia 17 de janeiro do ano em curso, contando com a excelente colaboração dos docentes no acompanhamento dos alunos às escolas supracitadas.
Os alunos previamente foram informados e sensibilizados para optarem por uma das visitas às escolas, em função dos seus projetos vocacionais.
Os alunos que escolheram a Escola de Ciências, no campus de Gualtar, em Braga, tiveram a oportunidade de assistir a palestras variadas. A Escola, criada em 1975, constitui uma referência no ensino e investigação nas diferentes áreas das Ciências Exatas e Naturais.
As palestras incidiram nas seguintes temáticas:
- Viagem pelo mundo dos perfumes: das essências à perfumaria;
- Olhos para que vos quero: a evolução do sistema visual;
- Energias renováveis com demonstração experimental;
- Ótica e Visão;
- A relevância e os desafios nos sistemas portáteis de armazenamento de energia;
- Quem tudo vê, Experiment@Ciência.
Os alunos participantes apreciaram as palestras, no entanto consideraram que as mesmas deveriam enfatizar a componente prática.
Na Escola de Engenharia, no Campus de Azurém, Guimarães, os alunos obtiveram conhecimento da formação oferecida por esta Instituição nas áreas das Tecnologias e Engenharia. Foi uma jornada prática, com visitas a laboratórios, demonstrações e com interação específica entre alunos universitários e do ensino secundário.
As refeições dos alunos e dos acompanhantes, que participaram em ambas as visitas de estudo, decorreram nas respetivas escolas, contribuindo também para o conhecimento da dinâmica académica.
Margarida Soares (Psicóloga)
Teatro/debate "(In)dependências"
Teatro/debate "(In)dependências"
No âmbito do Programa de Promoção da Educação para a Saúde (PES), no dia 13 de janeiro a companhia de teatro USINA, em articulação com o Programa Cuida-te do Instituto Português da Juventude, apresentou o teatro/debate "(In)dependências" às turmas do 9.º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca.
Tudo decorreu no polivalente da Escola, contando com a boa disposição dos atores e a participação ativa dos alunos.
O tema retratado foram as diferentes dependências a que os adolescentes estão facilmente expostos, numa tentativa de sensibilizar os jovens para evitar certos comportamentos de risco e também para alertar para a adoção de outros saudáveis e positivos, tais como a socialização responsável - sem o consumo de substâncias tóxicas e/ou aditivas e a utilização controlada, não abusiva, da tecnologia.
De uma forma bastante interativa, o tetro /debate (In)Dependências foi de encontro ao objetivo desta atividade da equipa PES, informar, sensibilizar, prevenir comportamentos de risco e promover hábitos de vida saudável.
Filipa Cerqueira, 9.º ano
Parlamento dos Jovens
Parlamento dos Jovens
Como já tem vindo a acontecer e este ano não é exceção, decorre mais uma edição do projeto "Parlamento dos Jovens", que é uma iniciativa promovida pela Assembleia da República.
Tendo em conta o envolvimento da nossa Escola e o desempenho apresentado, contamos com a presença da Srª. deputada Emília Cerqueira para nos prestar alguns esclarecimentos relativos ao tema de este ano, "40 anos da Constituição Portuguesa".
Deste modo, no passado dia 16 de janeiro, alguns alunos do ensino básico e do ensino secundário participaram numa sessão com a Srª. deputada, eleita pelo Círculo de Viana do Castelo.
As questões colocadas sobre o funcionamento do Parlamento foram desde logo esclarecidas com uma pequena apresentação e dúvidas de índole mais específica foram, de igual modo, prontamente, respondidas.
Como já seria de esperar, foi uma experiência extremamente enriquecedora que esperamos que se repita durante muitos anos, pois só revela o empenho por parte da nossa Escola.
Luana Silva, 12.º ano
Semana da Memória das Vítimas do Holocausto
Semana da Memória das Vítimas do Holocausto
“Quem salva uma vida salva a Humanidade.”
Talmude
Para evocar o Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto, a Escola Secundária de Ponte da Barca promove, entre 27 de janeiro e três de fevereiro, diversas atividades, conforme programa em anexo.
Este ano serão homenageados os “Justos Entre as Nações”, com destaque para os “Justos” portugueses. Pessoas que, mesmo correndo risco de perderem as suas vidas, salvaram milhares de judeus do extermínio pelos nazis, durante a II Guerra Mundial.
Porque “não há futuro sem memória” a Escola Secundária de Ponte da Barca reitera o compromisso de promover a educação, a memória e o estudo da Shoah (Holocausto).
Professora Maria José Gonçalves
Visita de estudo a Viana do Castelo: “Comércio – da tradição à modernidade”
Visita de estudo a Viana do Castelo
“Comércio – da tradição à modernidade”
No dia 13 de janeiro, a turma do 11.º D do Curso Vocacional Secundário – “Técnico de Comércio”, no âmbito da disciplina de Comércio 2, deslocou-se à cidade de Viana para conhecer diferentes práticas comerciais: o comércio tradicional, na baixa da cidade, e o comércio moderno numa grande superfície comercial.
Durante a manhã, o grupo assistiu a uma palestra apresentada pela Dr.ª Daniela Brito, subordinada ao tema “Logística Organizacional do Estação Viana”. A apresentação decorreu no gabinete da administração do Shopping, em Viana do Castelo, e abordou aspetos relacionados com o centro comercial: início das atividades, dados estatísticos sobre o espaço, organização das lojas, identificação das lojas-âncora, técnicas de fidelização de clientes, entre outros conteúdos.
Após o almoço, no centro histórico da cidade, a turma contactou com as principais características do comércio tradicional que contrastam com as práticas do comércio estabelecido em grandes superfícies.
A visita de estudo foi muito importante para o grupo não só porque se relacionou com as temáticas abordadas nas aulas, como também permitiu abrir horizontes relativamente a um futuro profissional.
A turma e a docente responsável agradecem a colaboração de todos e em particular a atenção dispensada pelas juntas das freguesias de Cuide de Vila Verde e da União de freguesias de Ermida, Germil e Entre Ambos-os-Rios, pela cedência do transporte.
Os alunos do 11.º D
Cantar as Janeiras dos alunos da EB Crasto
Cantar as Janeiras dos alunos da EB Crasto
As Janeiras, cantar as Janeiras, é uma tradição na Escola Básica de Crasto. Este ano não foi exceção. Alunos e professoras cantaram de porta em porta pelas várias freguesias, desejando um feliz ano novo. As pandeiretas, bombos, flautas e violas também não faltaram, aliadas à alegria dos alunos em mostrar onde vive a sua família e amigos.
Agradecemos a generosidade e simpatia de todos os que nos abriram as portas de suas casas.
As professoras da EB Crasto
1.º Encontro GIRA-VÓLEI
1.º Encontro GIRA-VÓLEI
No âmbito do Protocolo estabelecido com a Federação Portuguesa de Voleibol, realizou-se no dia 4 de janeiro de 2017, na Escola Básica Diogo Bernardes, o “1.º ENCONTRO GIRA-VÓLEI” do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Este encontro reuniu alunos do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica Diogo Bernardes, do Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios e do Centro Escolar de Crasto e ainda alunos pertencentes aos Grupos-Equipa de Desporto Escolar de Voleibol Feminino Infantis e Iniciadas.
O Gira-Vólei é um projeto que transforma o voleibol num jogo fácil, divertido e competitivo.
O projeto Gira-Vólei visa proporcionar aos jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos o acesso a uma atividade lúdica e desportiva que, balizada por parâmetros educativos, permite aprender uma atividade desportiva através das técnicas do Voleibol, de uma forma competitiva desde o primeiro dia.
Inscreve-te e participa!
Todas as semanas, realiza-se um treino de Gira-Vólei. Informa-te junto do teu professor de Educação Física! Contamos contigo!
Grupo de Educação Física
Torneio Basquetebol 3x3
Torneio Basquetebol 3x3
Após os sucessos das atividades anteriores – Caminhada “Abraço ao Rio Lima” e Corta Mato Escolar – o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca voltou a demonstrar toda a sua vitalidade com a participação maciça em mais esta actividade dinamizada pelo Grupo de Educação Física.
Foi no dia 4 de janeiro e a grande adesão manifestada, com a inscrição de 129 equipas, sendo 23 do 4.º ano, originou que, durante todo a manhã, o Pavilhão Municipal e o Pavilhão da Escola fossem palco de muita vida, muito suor, muito barulho e até algumas lágrimas, onde os cerca de 450 alunos participantes correram, suaram, riram-se, aplaudiram e brincaram. Foram 260 jogos que decorreram distribuídos por onze campos. Quem ganhou? É secundário, o mais importante é que foi mais uma jornada muito participada e onde reinou a alegria e a boa disposição.
O Grupo de Educação Física congratula-se pelo sucesso da atividade e agradece aos muitos alunos que durante todo o torneio se ocuparam da difícil missão de dirigir os jogos. Sem eles, tudo seria muito mais complicado.
Aos alunos participantes, o Grupo enaltece todo o civismo demonstrado ao longo do torneio, no respeito das decisões, nem sempre acertadas, dos colegas que dirigiam os jogos. Aos vencedores, pedimos que nas fases seguintes nos representem com dignidade.
O Grupo de Educação Física
Visita de Estudo – 8.º ano
Visita de Estudo – 8.º ano
No dia 6 de janeiro os alunos do 8.º ano foram ao Porto em visita de estudo, a que estiveram subjacentes os objetivos/finalidades da disciplina de História, contribuindo para o alcance dos objetivos do Projeto Educativo: “Promover o sucesso educativo dos alunos, tendo em vista a sua formação integral” e “desenvolver práticas integradas entre o saber e o saber-fazer, valorizando de forma igualmente equilibrada todas as áreas do conhecimento”.
Os alunos tiveram oportunidade de contactar com novas realidades, designadamente a Igreja Barroca de S. Francisco e o Museu Interativo dos Descobrimentos. Uma autêntica aula viva de História, abordando matérias lecionadas no presente ano letivo. Tiveram também oportunidade de desfrutar da zona ribeirinha da cidade do Porto, da sua típica arquitetura e das suas emblemáticas pontes, obras-primas de engenharia. Os alunos usufruíram ainda de um espaço de vivência e convivência numa área comercial. De salientar como aspetos mais positivos a consolidação de aprendizagens relacionadas com os descobrimentos e com a arte barroca; proporcionar novas vivências e experiências; a postura empenhada dos alunos. A atividade contou com a preciosa colaboração das professoras de EMRC e das diretoras de turma participantes.
A professora de História,
Maria Paula Santos Silva
A França veio à Sala de Aula
A França veio à Sala de Aula
Durante o primeiro período, no âmbito da disciplina de Francês, as turmas de sétimo ano convidaram a Família a participar numa atividade de Sala de Aula. Esta ideia resultou do facto de alunos e professora concluírem que as nossas famílias têm uma grande ligação com a França. Muitos pais, tios, primos ou mesmo avós vivem ou já viveram em França. Então, o convite proporcionou um contacto direto com familiares que puderam partilhar as experiências vividas nesse país. Foi o caso da mãe do Diogo Santos do 7º B, que contou sobre a escola francesa e os uniformes que vestem os alunos mais novos, a baguette estaladiça, os queijos de muitas regiões que conhecia e tanta informação sobre a famosa Tour Eiffel. A Dona Adelaide Pereira falou também sobre a importância das Escolas Internacionais e principalmente da Escola Portuguesa em França, de como foi importante para ela este contacto muito próximo com outra língua estrangeira, que quase se tornou numa língua materna.
No dia 28 de outubro, também a Sara Rodrigues do 7º E nos apresentou a sua prima francesa para nos falar da sua escola e das suas aulas em França. Ficamos a saber que estava em período de férias. As Férias de Toussaint são um período de interrupção letiva entre La Rentrée e as Férias de Natal. «Que sorte!» – disseram todos. Mas logo a prima da Sara disse que no período de aulas todos estudam com muita concentração e organização para depois poderem descansar. Fizeram-se muitas perguntas, as quais foram sendo respondidas com a ajuda da tradução da professora e também da Sara. «Tão mignonne!» (queridinha) – Comentamos depois.
Agora começou o segundo período e até à Páscoa, os alunos das turmas de Francês do 7º ano continuam a convidar todos os que queiram levar para a aula um pouco da França que trouxeram com eles.
Apareçam!
Professora Frederica Cascão