Workshop “Inspire your teacher”/Inspira o Teu Professor
Workshop “Inspire your teacher”/Inspira o Teu Professor
No dia quatro de abril, os alunos do 11.º B tiveram a oportunidade de trabalhar num workshop denominado “Inspire your teacher”.
Contrariamente ao que é habitual, em que os professores inspiram os alunos, o projeto passa por mobilizar estes para que possam incentivar os docentes.
A primeira parte desta atividade consistia na partilha de testemunhos sobre pessoas que influenciavam a nossa vida, que nos inspiravam. Nessa linha, e numa tentativa de criar alguma proximidade com os alunos, a formadora relatou-nos episódios da sua vida que retratavam pormenorizadamente em que consistia o ato de inspirar alguém.
Foi-nos então lançado o desafio de pormos em prática todas as ideias anteriormente referidas, elaborando um trabalho que será entregue a um professor que esteja a passar por um momento pior da sua carreira profissional. Aceitámo-lo com enorme prazer, mesmo sabendo da enorme responsabilidade que tal missão implicava. Procurámos, portanto, fazer por merecer a honra de tão digno trabalho, o de fazer alguém feliz novamente. Com muito dinamismo e cooperação, as ideias debatidas foram postas em prática com a colaboração de todos os elementos envolvidos, chegando ao tão desejado resultado.
Foi, deveras, uma experiência enriquecedora, a qual desejamos partilhar com os nossos colegas da escola, a fim de sensibilizar a comunidade escolar para um problema que infelizmente é bastante comum, a falta de reconhecimento do profissionalismo dos nossos excelentes professores.
Alunos do 11.º B
Concurso para provimento do lugar de Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Concurso para provimento do lugar de Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Nos termos do disposto nos artigos 21.º e 22.º do Decreto -Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, torna -se público que se encontra aberto o procedimento concursal para provimento do lugar de Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, para o quadriénio 2017/2021.
O aviso de abertura (Aviso n.º 4356/2017) do procedimento foi publicado no Diário da República, 2.ª série, de 24 de abril de 2017 e toda a documentação relativa ao mesmo pode ser obtida aqui, na página eletrónica do agrupamento, ou nos serviços administrativos do agrupamento.
- Aviso n.º 4356/2017 (Diário da República, 2.ª série — N.º 80 — 24 de abril de 2017)
- Regulamento do Procedimento Concursal para Eleição do Diretor
- Requerimento de Candidatura ao Procedimento Concursal para Eleição do Diretor
Candidatura a subsídio de estudo para 2017/2018
Candidatura a subsídio de estudo para 2017/2018
Comemorações Distritais do Dia do Associativismo Jovem
Comemorações Distritais do Dia do Associativismo Jovem
“JUVENTUDE, MULTICULTURALIDADE E O MUNDO ATUAL”
28 de abril de 2017
No próximo dia 28 de abril, sexta-feira, celebra-se o dia do associativismo jovem. O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca será o palco das celebrações do Distrito de Viana do Castelo em 2017.
Esta é uma iniciativa que envolve o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.(IPDJ) e o Município de Ponte da Barca, e, este ano, está subordinada ao tema “JUVENTUDE,MULTICULTURALIDADE E O MUNDO ATUAL”.
Visita de estudo a Madrid
Visita de estudo a Madrid
Entre os dias vinte um e vinte e cinco de fevereiro, os alunos dos 11.º e 12.º anos dos cursos de Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades e Artes deslocaram-se a Madrid, acompanhados pelos professores Maria Aline Gil (EMRC), Julieta Mendes (Artes), Eduardo Pereira (Filosofia), Jorge Rocha (Multimédia) e Sónia Martins (Inglês).
No decorrer da estadia em terras madrilenas, um dia foi destinado à Feira Internacional de Arte Contemporânea “ARCO”. Nos restantes dias, realizaram-se diversas visitas de cariz cultural, nomeadamente ao Museu do Prado, ao Real Jardim Botânico, ao Museu Rainha Sofia, Catedral de Almudena e Palácio Real.
Diversos foram os pontos de passagem e de interesse turístico, dos quais se salientam: Praça Maior, Porta do Sol, Praça de Espanha, Estádio de Santiago de Barnabéu, Parque do Retiro, Praça das Cibelles, Passeio do Prado, Museu da Cera, Hard Rock Café…
Esta viagem proporcionou aos alunos um aprofundamento dos conteúdos programáticos, um enriquecimento cultural e linguístico, para além de momentos de convívio e amizade entre colegas e professores.
Para finalizar, destaca-se o espírito de união de todos os participantes e agradece-se aos professores acompanhantes pelo zelo, rigor e boa disposição demonstrados ao longo de toda a visita de estudo. Sem dúvida, uma experiência a repetir!
Professora Maria Aline Gil
Maratona da Leitura IX
Maratona da Leitura IX
A Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência levou a cabo, pelo nono ano consecutivo, a atividade Maratona da Leitura.
Esta atividade, organizada pelo Grupo de Educação Especial em parceria com a Biblioteca Escolar, teve como principais objetivos a interligação entre os diferentes agentes educativos, a promoção da interdisciplinaridade, o desenvolvimento de capacidades e a promoção de um convívio salutar entre toda a comunidade escolar.
Nos dias 29 e 30 de março, a Unidade recebeu a visita das turmas da Educação Pré-escolar e dos 1.º e 2.º Ciclos que frequentam a EB Diogo Bernardes. Viveram-se dois dias de partilha, convívio e interação com os alunos da Unidade de Multideficiência. As turmas convidadas proporcionaram momentos diversificados, abrangendo áreas como: música, dança, dramatização e declamação, com a preciosa colaboração e orientação, em todos os momentos, das educadoras e dos professores dos 1.º e 2.º Ciclos, que prepararam as turmas e as acompanharam nas suas apresentações.
O Grupo de Educação Especial agradece a colaboração do professor José Mário Gonçalves na preparação desta atividade, bem como o empenho e dedicação de toda a comunidade educativa, pelos agradáveis momentos que proporcionaram. Todos saímos desta experiência mais enriquecidos.
“ Eu quero ser tudo o que sou capaz de me tornar.”
Katherine Mansfield
O Grupo de Educação Especial
WEB TV do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
WEB TV do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
No 1.º período, os alunos das Turmas E dos 11.º e 12.º anos do Curso Profissional Técnico de Multimédia iniciaram o projeto conjunto de criação de uma WEB TV para o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Com este projeto idealizado nas aulas de Design de Comunicação e Audiovisuais, pretendem promover a divulgação do trabalho que realizam ao longo do ano e noticiar atividades e informações pertinentes de e para os estabelecimentos de ensino do nosso Agrupamento.
Este projeto conta ainda com a colaboração dos professores de Técnicas de Multimédia. No presente momento, encontra-se implementado no endereço web http://original.livestream.com/aepbtv e aguarda por mais colaboradores da comunidade educativa.
J. Félix, Professor de DCA
Open de Natação
Open de Natação
No passado dia 25 de março, realizou-se em Vila Praia de Âncora o 3.º Open de Natação nível 3 e o 2.º Open de Natação nível 1, 2 e NEE de Desporto Escolar.
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, acompanhado pelo professor responsável, Eugénio Martins, marcou a sua presença com quinze alunos: Rita Lopes, Carlota Martins, Afonso Gomes, Francisco Fernandes, Mariana Carvalhosa, Pedro Monteiro, Tiago Rodrigues, Eduardo Rodrigues, Diana Dantas, Inês Bago, Daniela Silva, Miguel Vaz, Miguel Amorim e Beatriz Barros. Falta na foto a Beatriz Amorim.
Todo o grupo apresentou um excelente nível, com a obtenção de vários recordes pessoais.
A equipa vai agora trabalhar para se apresentar na próxima competição, que se encontra agendada para o dia 6 de maio em Barroselas, destinada a alunos de nível 1 e 2.
A todos os alunos, os parabéns pela sua ótima prestação e bom trabalho.
Beatriz Amorim, 8.º ano
Semana da Leitura no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios
Semana da Leitura no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios
Enquadradas na Semana da Leitura que decorreu no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, o Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios desenvolveu uma série de atividades com o principal objetivo de envolver as famílias nesta dinâmica. Os alunos tiveram momentos de leitura em partilha com as suas famílias. Conceito verdadeiramente importante para as aprendizagens fora do ambiente escola.
Pré-escolar
Os alunos do Pré-escolar viveram durante estes dias momentos especiais de “Vou ler uma história” em casa e na escola. Os Encarregados de Educação durante toda a semana vieram à escola (sala) alternadamente ler uma história, partilhando momentos de leitura não só com os seus Educandos, mas também com toda a comunidade.
Além destes momentos de partilha de saberes e afetos, estão expostos no Centro Escolar trabalhos de vários géneros que os Encarregados de Educação realizaram para ajudar a ler/contar a história.
…“As crianças desenvolvem-se melhor e têm melhores resultados na escola quando contactam com livros diariamente. Há quem pense que as crianças só começam a aprender a ler quando vão para o 1.º Ciclo. Na verdade, a capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família.
Os pais, avós, tios ou padrinhos desempenham um papel importante se lerem em voz alta e se ajudarem as crianças.”
1.º Ciclo: Ler para escrever – Contamos com a família
Este projeto destina-se a assegurar que todas as crianças do 1.º Ciclo contactem com livros e leiam, pelo menos, cinco horas por semana, uma vez que os livros de histórias e a leitura são muito importantes no crescimento e no desenvolvimento intelectual e afetivo das crianças.
Ouvir e contar histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, problemas e soluções, que proporcionam às crianças um enorme enriquecimento pessoal e contribuem ainda para a formação de estruturas mentais que lhes permitirão compreender melhor e mais rapidamente não só as histórias escritas, mas também os acontecimentos do seu quotidiano.
O projeto “Ler para escrever – Contamos com a família” tem o intuito de desenvolver o interesse pela leitura nas crianças, criar hábitos de leitura em família e reforçar a relação escola – família.
Cada aluno levará um livro para casa para ser lido em família. A acompanhar o livro seguirá uma “ficha de registo”, onde cada família registará o seu nome, o livro que trabalhou e a importância que aquele livro teve para o seu filho ou família, apresentando as razões das suas opiniões.
No final de uma semana, o livro regressará à turma.
A Educadora e os Professores do CEAR
Semana da Leitura celebra “O Prazer de Ler”
Semana da Leitura celebra “O Prazer de Ler”
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca celebrou a Semana da Leitura com um conjunto de iniciativas que deram voz ao tema deste ano – “O Prazer de Ler” | “Ler p’ra S(z)er”.
Na Escola Secundária, o Grupo de Português, em articulação com a Biblioteca Escolar, promoveu duas atividades – um momento de leitura, em todas as turmas do 3.º ciclo e do ensino secundário, no início do dia vinte e oito (terça), e leitura de poesia, no dia 30 (quinta), às 10:20, no bloco B, e às 12 horas, no bloco C.
Para a primeira iniciativa, selecionou-se um texto de Gianni Rodari, para o ensino básico, e uma crónica de Manuel Halpern, para o secundário. Os leitores foram, previamente, escolhidos em cada turma, pelo respetivo professor de Português.
A segunda constou de uma breve sessão de leitura expressiva de poesia, por dois grupos de alunos, que “convocaram” os colegas ao som do ribombar de bombos. Este momento foi enriquecido musicalmente por alguns elementos do Rancho Folclórico do Agrupamento.
Numa abordagem diferente – animação da Hora do Conto –, também equipa da Biblioteca Escolar levou o espírito da Semana da Leitura às Escolas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios e ainda à Unidade de Multideficiência.
As diversas iniciativas receberam o aplauso geral, na medida em que contribuíram para reforçar a ideia de que a leitura é uma inesgotável fonte de prazer e um ambiente fantástico que nos ajuda a crescer e, sobretudo, a Ser!
A Organização