Informação aos Pais e Encarregados de Educação: Ensino da Música em regime livre
Informação aos Pais e Encarregados de Educação
Ensino da Música em regime livre
O Agrupamento de Escolas de Ponte de Barca vem informar os encarregados de Educação dos alunos que frequentaram com aprovação o 4.º ano de escolaridade que oferece, mediante protocolo com a Câmara Municipal de Ponte da Barca e com a Academia de Música de Vila Verde, uma turma de ensino da música, a iniciar no 5.º ano, nos seguintes instrumentos:
Canto, Clarinete, Fagote, Flauta Transversal, Saxofone, Trompete, Trombone, Trompa, Oboé, Órgão, Piano, Percussão, Viola Dedilhada, Violino, Viola d`Arco, Violoncelo e Contrabaixo.
As aulas decorrerão na Escola Básica Diogo Bernardes e / ou na Casa da Cultura de Ponte da Barca.
Este projeto tem como principal objetivo possibilitar aos alunos interessados uma aprendizagem mais individualizada e aprofundada da música, que inclui formação musical, a prática de conjunto e a aprendizagem de um instrumento musical, aquele que melhor se adaptar ao perfil de cada um, promovendo a aprendizagem e a formação de instrumentistas, bem como a difusão e a criação artística, contribuindo para a valorização pessoal e social de crianças e jovens.
A frequência desta modalidade far-se-á nas tardes livres do horário dos alunos.
A pré-inscrição é feita junto das professoras titulares da turma ou na Direção.
As provas de seleção decorrerão no dia 21 de junho, na Escola Básica Diogo Bernardes, das 9 às 17 horas.
O Diretor
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Aula Aberta de Educação Musical
Aula Aberta de Educação Musical
A atividade “Aula Aberta de Educação Musical 2016” decorreu na penúltima semana de aulas, envolvendo as turmas do 6.º ano de escolaridade.
Os alunos realizaram várias demonstrações musicais para um público muito especial – os seus encarregados de educação. Executaram temas vocais com acompanhamento da flauta de bísel, cavaquinho e o instrumental Orff (xilofones, metalofones e jogos de sinos).
Sendo uma aula aberta, os encarregados de educação ouviram alguns esclarecimentos sobre o reportório musical apresentado.
No geral, os alunos envolveram-se de forma responsável e empenhada, tanto na preparação como na realização desta atividade, tendo também havido forte adesão por parte dos encarregados de educação, que se deslumbraram com as diversas atuações dos seus “pequenos artistas”.
A docente gostaria de deixar um forte agradecimento a todos aqueles que, de forma direta ou indireta, contribuíram e se envolveram nesta atividade.
Professora Daniela Pereira
Visita de Estudo a Lindoso
Visita de Estudo a Lindoso
Dando conta de uma tradição do Grupo de Educação Especial, os alunos da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência realizaram, no dia 2 de junho, uma visita de estudo prevista no Plano Anual de Atividades.
Alunos, professores e assistentes operacionais tiveram oportunidade de visitar as instalações da parte subterrânea da Central Hidroelétrica do Alto Lindoso, infraestrutura localizada no nosso Concelho de Ponte da Barca.
De seguida, o grupo aproveitou a sombra para descansar e saborear um delicioso almoço. Mais reconfortado, foi recebido pelo Engenheiro Nuno, responsável pela Porta do Parque de Lindoso, que atendeu às necessidades dos nossos meninos e preparou uma exposição animada e interativa. O dia terminou em beleza, com uma visita guiada ao Castelo do Lindoso.
Foi uma experiência muito enriquecedora e agradável! Deliciamo-nos com as belas paisagens e ficamos a conhecer um pouco das tradições e hábitos dos antepassados desta região.
O Grupo de Educação Especial
Literatura mobiliza alunos e família na criação de trabalhos artísticos
Literatura mobiliza alunos e família na criação de trabalhos artísticos
Durante o interregno letivo da Páscoa e o 3.º período, os discentes do 7.º A da Escola Secundária de Ponte da Barca dinamizaram um roteiro interdisciplinar, em torno da obra de leitura obrigatória intitulada “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luís Sepúlveda.
A prática pedagógica decorreu no âmbito da disciplina de Português e contou com a colaboração de alguns encarregados de educação e de outros familiares que se dispuseram a participar na elaboração dos trabalhos manuais propostos.
Pondo em prática conhecimentos abrangentes a outras disciplinas, a atividade teve como objetivos promover o prazer de ler, estimular o desenvolvimento de competências no âmbito da leitura e da compreensão de textos, e ainda proporcionar momentos agradáveis que transportassem aos alunos ao mundo mágico dos contos e das histórias. Além disso, pretendeu-se também contribuir para o desenvolvimento da sua criatividade, em sintonia com diferentes membros da família, favorecendo a formação dos nossos alunos, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como seres autónomos, livres e solidários.
Os trabalhos consistiram na leitura e organização de um portefólio e construção de maquetes, usando diferentes tipos de materiais. O roteiro construído – sempre baseado no enredo da obra em estudo – abrangeu, essencialmente, conhecimentos nas áreas de História, Geografia, Ciências e Educação Visual.
A metodologia adotada foi a pesquisa, recolha de dados, tratamento da informação, através da elaboração e correção de textos escritos.
Em suma, pretendeu-se contribuir para uma prática de dinamização da leitura, trabalhando de forma articulada com a família, no sentido de formar equipas educativas coesas e cooperantes, traduzindo-se num “continuum” enriquecedor para todos.
A culminar este processo, os trabalhos foram expostos na biblioteca, onde a comunidade escolar teve oportunidade de apreciar e de aplaudir a qualidade das peças criadas.
Professora Lucília Oliveira
Exposição de obras de Vermeer e de Mondrian
Exposição de obras de Vermeer e de Mondrian
Numa simpática parceria com o Haags Gemeentemuseum e o Mauritshuis Museum, de Haia, foi inaugurada, em junho, a exposição de Obras de Vermeer e de Mondrian, no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A organização esteve a cargo dos alunos das turmas 10.º B, 11.º C e 12.º C do curso científico-humanístico de Artes Visuais, com o apoio de Desenho A e de Geometria Descritiva A, tendo contado com a presença de uma animada multidão.
Prof. José Paulo Rebelo
Semana das Artes
Semana das Artes
Decorreu, de 11 a 15 de abril, a Semana das Artes do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
O programa teve início com a espectável Arruada Minhota dinamizada pelo Grupo de Bombos do Agrupamento, sob a orientação das Professoras Daniela Pereira e Sandra Martins, seguida da inauguração da exposição de desenhos dos alunos do curso científico-humanístico de Artes Visuais.
Do programa constaram performances de Desenho Cinético e Dança, Workshop de Desenho e Pintura dirigido para os alunos do Pré-Escolar, Oficina de Gravura com a presença da artista plástica Linda Correia, palestra sobre a obra “Memorial do Convento”, conversas com o arquiteto Marques Franco, realizador Hélder Lopes e designer Hugo Afonso e projeção de filmes dentro da temática.
O grupo disciplinar de Artes Visuais
Exposição de final de ano de trabalhos de Educação Visual
Exposição de final de ano de trabalhos de Educação Visual
As turmas dos 8.º e 9.º anos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca presentearam a comunidade escolar com uma exposição de alguns dos seus trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo, na área disciplinar de Educação Visual, sob a orientação dos professores Maria de Fátima Cunha (8.º ano) e José Félix (9.º ano).
A exposição teve a possibilidade de ser visitada no Polivalente da sede do Agrupamento. De entre outros, incluiu trabalhos do 9.º ano relativos ao projeto “Construção de Maquetes de Coches”, uma atividade que implicou a reutilização e reciclagem de cartão e de papel recolhidos pelos próprios alunos, visando a construção da sua própria maquete de um coche.
Os alunos tiveram como referência imagens do Museu Nacional dos Coches, correspondentes ao período dos séculos XVII/XVIII, e o resultado foi surpreendente.
Parabéns aos esmerados alunos!
Professores de Ed. Visual, José Félix e Fátima Cunha
Sextobê em Concerto
Sextobê em Concerto
Decorreu na terça-feira, dia 7 de junho, no Auditório da EPRALIMA, a iniciativa “Sextobê em Concerto”, onde os alunos da turma e a professora Daniela Pereira, de Educação Musical, deram a conhecer um pouco do trabalho realizado ao longo do ano letivo.
Perante uma sala cheia de familiares, amigos e convidados, os jovens artistas empolgaram os presentes com a qualidade das suas interpretações.
Durante cerca de uma hora, os alunos do 6.º B cantaram, tocaram xilofone, flauta e cavaquinho, entre outros instrumentos, num repertório que viajou desde a música clássica até à música tradicional portuguesa, numa polivalência muito apreciada pela plateia.
No final, a turma homenageou a professora Daniela, numa demonstração de grande carinho e cumplicidade, gesto inteiramente merecido pelo trabalho realizado e pela qualidade do espetáculo e da interpretação.
A Turma agradece ao Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, Presidente do Município e à Epralima o apoio que viabilizou a concretização deste importante momento para os alunos e respetivas famílias.
Professora Cândida Gama
Hablando se entiende la gente - “La importancia de la enseñanza de las Lenguas Extranjeras”
Hablando se entiende la gente
“La importancia de la enseñanza de las Lenguas Extranjeras”
UMA ESCOLA COM VIDA CONVIDA… e, nesse sentido, no passado dia 1 de junho, no âmbito da celebração do “Día Hispánico”, inserido na Semana das Línguas e das Humanidades, os discentes de Espanhol dinamizaram uma palestra subordinada à temática da importância da aprendizagem das línguas estrangeiras no quadro de uma sociedade plurilingue e multicultural, cosmopolita e proativa.
Com o objetivo de nos enriquecer social-, cultural- e linguisticamente, convidámos e recebemos cinco estudantes estrangeiros da Universidade do Minho, de nacionalidade espanhola, italiana e grega, que deram cor à nossa tertúlia “poliglotizante” e, ao sabor de um tom mais intimista de interação construtiva, partilharam experiências e conduziram-nos a refletir sobre o papel crucial das LÍNGUAS na construção do nosso percurso pessoal, académico e profissional.
A partilha foi, sem sombra de dúvidas, a nota musical dominante que pautou toda a nossa intervenção. A boa disposição e a aprendizagem lúdica foram ingredientes do sucesso da nossa iniciativa: na verdade, a apresentação do vídeo cómico sobre as interferências linguísticas – os designados “falsos amigos” (a esse respeito, sugerimos a visualização de “El médico cubano” – Estado de Graça), a dramatização humorística de uma situação concreta de comunicação com intervenientes de múltiplas nacionalidades (espanhola, francesa, inglesa, alemã, italiana, grega e portuguesa), a interação em diversas línguas e a degustação das iguarias de cada cultura deliciaram o nosso público que participou de forma entusiástica e, diremos mesmo, festiva.
Para não alongar a nossa notícia, que quebra as características de objetividade e de neutralidade inerentes a esta tipologia textual (desde já, pedimos perdão aos nossos queridos professores de Língua Portuguesa), concluiríamos reafirmando a nossa convição de que uma ESCOLA com sentido é um palco de EMOÇÕES, de PARTILHAS e de COOPERAÇÕES.
Agradecemos a todos quanto se envolveram diretamente e indiretamente nesta iniciativa, realçando a simpatia infindável e a generosidade extrema dos nossos cinco estudantes universitários poliglotas que não hesitaram em percorrer o “trilho” até NÓS para que possamos desfazer os nós comunicativos.
Em nome de todos os discentes de Espanhol e da sua docente, professora Cristina Leitão: OBRIGADO! GRACIAS! MERCI! GRAZIE! THANK YOU! DANKE SHÖN…