Guias de Provas de Ingresso
Guias de Provas de Ingresso
Guia - Provas de Ingresso 2017
Este guia destina-se aos estudantes que pretendem candidatar-se à matrícula e inscrição no ensino superior público em 2017.
Provas de Ingresso - Alterações para 2017, 2018, 2019
Este guia destina-se aos estudantes que pretendem candidatar-se à matrícula e inscrição no ensino superior nos anos letivos de 2017-2018, 2018-2019 e 2019-2020.
A informação divulgada neste guia refere-se aos pares instituição/curso do ensino superior público objeto de concurso nacional e locais e aos pares estabelecimento/curso do ensino superior privado objeto de concursos institucionais, que introduzem alterações para as candidaturas nos anos letivos de 2017-2018, 2018-2019 e 2019-2020, conforme os casos, relativamente ao elenco de provas de ingresso fixados.
Na consulta deste guia deve ser considerado o processo de fixação anual de vagas pelas instituições de ensino superior, pelo que nem todos os pares instituição/curso divulgados poderão ser objeto de fixação de vagas para as candidaturas indicadas.
Norma 01/JNE/2017 - Instruções para a Inscrição, Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Norma 01/JNE/2017
Instruções para a Inscrição, Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
A Norma 01/JNE/2017 contém as instruções a observar no presente ano letivo pelos agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e estabelecimentos do ensino particular e cooperativo, doravante designados, no seu conjunto, por escolas, relativamente ao processo de inscrição para a realização de:
- Provas finais do ensino básico;
- Exames finais nacionais do ensino secundário;
- Provas de equivalência à frequência dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário;
- Provas finais a nível de escola do 3.º ciclo do ensino básico e exames a nível de escola do ensino secundário.
Guia para Aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames (JNE/2017)
Guia para Aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames (JNE/2017)
Despacho Normativo n.º 1-A/2017
Despacho Normativo n.º 1-A/2017
Diário da República n.º 30/2017, 1º Suplemento, Série II de 2017-02-10
Aprova o Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário.
GIAA promove concurso “Faz a Melhor Declaração de Amor”
GIAA promove concurso “Faz a Melhor Declaração de Amor”
Decorre até ao dia 17 de fevereiro o prazo para submeter, via eletrónica, os trabalhos participantes no concurso “Faz a Melhor Declaração de Amor”.
Promovido pelo Gabinete de Informação e Apoio ao aluno (GIAA), o certame pretende assinalar o Dia dos Namorados e está aberto a todos os alunos de todos os níveis de ensino.
Apenas são admitidos a concurso trabalhos inéditos da autoria do(s) ou da(s) concorrentes, elaborado(s) individualmente ou em grupo, cujos conteúdos não comprometam a dimensão ética da sexualidade humana.
A tipologia do trabalho é de escolha é livre. Pode ser apresentado sob a forma de texto, poema, canção, vídeo, fotografia…
A Organização
"Energia a Pedalar" com alunos dos 2.º e 3.º ciclos
"Energia a Pedalar" com alunos dos 2.º e 3.º ciclos
A "Energia a Pedalar" é um projeto concebido pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, tendo o Centro Ciência Viva de Estremoz assumido o compromisso de o dinamizar junto de escolas, instituições, municípios e outras entidades que manifestem o interesse em recebê-lo, em função das condições disponíveis para tal.
Aproveitando esta disponibilidade, o professor responsável pelo projeto “homónimo” na nossa escola convidou aquela instituição para a realização de uma atividade, levada a cabo no passado dia 26 de janeiro de 2017.
Todos os alunos dos 5.ºs, 6.ºs, 7.ºs e 8.ºs anos tiveram contacto com o “mundo das energias”. Ouviram uma preleção alusiva ao evento e pedalaram até “energizarem” os elementos elétricos e eletrónicos disponíveis (5 bicicletas com um gerador cada), fazendo acender, movimentar, piscar, encher e esvaziar recipientes que, de uma forma direta, clara e muito objetiva, mostravam a produção, transporte, transformação e utilização da eletricidade.
As sessões de 30 minutos foram recebidas com agrado por alunos e professores, tendo resultado em experiências enriquecedoras e inovadoras para os discentes.
O cartaz foi gentil e prontamente criado pelo senhor professor Emanuel Cruz, a organização dos horários e cronograma deveu-se ao senhor professor Luís Arezes, a presença contínua dos alunos do Curso Profissional de Multimédia, Kevin Alves e Leandro Marinheiro, foi sugerida e garantida pelo senhor professor José Félix. Agradeço ainda o “tempo extra” proporcionado pelo Assistente Operacional, senhor Anselmo, no dia da chegada da equipa CCV de Estremoz.
A todos agradeço profundamente, pois enriqueceram a atividade e deram da escola uma imagem positiva, deduzida do feedback dos atores principais (Francisco – o orador – e Eduardo – o técnico).
A todos agradeço e parabenizo.
A escola agradece o apoio inestimável da Câmara Municipal de Ponte da Barca, do Restaurante Pizzaria Tio Fredo e a atenção da Residencial San Fernando.
O professor organizador da atividade,
Rui Gomes
Alunos do 10.º ano aplaudem "A Farsa de Inês Pereira"
Alunos do 10.º ano aplaudem
A Farsa de Inês Pereira
Os alunos do 10.º ano assistiram, na Biblioteca Municipal de Ponte da Barca, à representação de “A Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, uma obra cujo estudo faz parte dos conteúdos programáticos da disciplina de Português.
O espetáculo esteve a cargo do Teatro Portátil (Serviço Educativo do Teatro do Bolhão) e constituiu uma excelente oportunidade para os discentes tomarem contacto “ao vivo” com os diversos códigos cénicos e para consolidarem a compreensão da farsa.
Num ambiente muito estimulante sob o ponto de vista cultural, os três atores em cena apresentaram personagens bem recortadas de uma obra clássica da nossa literatura e, num segundo momento, envolveram-se numa interessante conversa com os alunos, explorando aspetos relacionados com a peça e com a arte teatral.
A sessão aconteceu no âmbito da programação do SABE (Serviço de Apoio à Biblioteca Escolar), uma estrutura recentemente formalizada entre a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Escolar, com a missão, entre outros, de dinamizar o desenvolvimento de atividades conjuntas nas áreas da promoção da leitura, da literacia da informação e da animação cultural no Concelho de Ponte da Barca.
Biblioteca Escolar
Visita ao Centro Social de Entre Ambos-os-Rios
Visita ao Centro Social de Entre Ambos-os-Rios
No dia vinte e três de janeiro, alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca deslocaram-se ao Centro Social de Entre Ambos-os-Rios para comemorar, juntamente com os utentes, funcionários e direção, o 24.º aniversário desta comunidade.
Promovido pela Biblioteca Escolar, o encontro proporcionou uma tarde emocionante, com muita alegria, sorrisos e algumas lágrimas que ilustram bem os momentos vivenciados por todos os presentes.
Prometemos voltar, sempre!
A Equipa da Biblioteca Escolar
Alunos do projeto de música cantaram as Janeiras
Alunos do projeto de música cantaram as Janeiras
Um ano mais, revivendo as memórias e tradições da nossa região, no dia 30 de janeiro, de tarde, os alunos do Agrupamento que frequentam o projeto de música lecionado pela Academia de Vila Verde foram cantar as Janeiras aos alunos do Pré-escolar e 1.º Ciclo e à Câmara Municipal.
Muito entusiasmados, alunos e professores apresentaram o tema “Cantar as Janeiras”, arranjo do prof. Miguel Fernandes. A comunidade interveniente aplaudiu de forma calorosa, elogiando a performance musical apresentada.
"Cantar as Janeiras com vários instrumentos, com os meus colegas e professores de música, foi uma experiência repleta de magia. Foi espetacular... Cantámos mesmo muito bem e afinadinhos, bateram-nos tantas palmas... Fizemos um verdadeiro espetáculo... Adorei cantar as janeiras, porque lançámos magia às pessoas... Gostei de cantar acompanhado pelos instrumentos... Através da nossa música, desejámos um bom ano a toda gente..."
Alunos do projeto
O Meu Postal de Natal
O Meu Postal de Natal
A equipa da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos agradece a todos os que participaram e colaboraram no concurso “O Meu Postal de Natal”.
Os postais premiados encontram-se expostos na Biblioteca da Escola Básica Diogo Bernardes, tendo sido selecionados com a ajuda de professores de Educação Visual.
Esta seleção teve em conta o nível de ensino, a diversidade de turmas e escolas, assim como a originalidade e a mensagem.
A Equipa da Biblioteca Escolar