Exposição de trabalhos artísticos – Ensino Especial/ Oficina das Artes
Exposição de trabalhos artísticos – Biblioteca Escolar (Polo dois)
Ensino Especial/ Oficina das Artes
"A Arteterapia promove o encontro da pessoa de si para consigo mesma, de forma suave, lúdica, sem artifícios invasivos e admoestadores. É, sobretudo, sensível às suas necessidades e sonhos de realização!"
“A arteterapia baseia-se no pressuposto de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vida das pessoas.”
“Por meio do criar em arte e do refletir sobre os processos e trabalhos artísticos resultantes, as pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a sua autoestima, lidar melhor com sintomas, estresses e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico.”
Sylvio Le Sueur
Está patente na Biblioteca Escolar da Escola Básica Diogo Bernardes um conjunto de trabalhos artísticos desenvolvidos no âmbito da estrita colaboração, transdisciplinaridade, entre as Unidades Multidisciplinares de Apoio à Multideficiência e a Oficina das Artes, A.P.A Ed. Visual/ A.P.A. Ed. Tecnológica, bem como das solicitações de colaboração com a Biblioteca Escolar.
Os trabalhos diversificados e multissensoriais versam entre a ilustração, a pintura, a instalação de elementos figurativos, a construção de figuras tridimensionais com aproveitamento de tecidos e de outros materiais reciclados, inspirando-se nas Histórias adaptadas "A que sabe a lua", "A Joaninha vaidosa", "Era uma vez um bruxa", "A girafa que comia estrelas", "O Principezinho", "um Presente de Natal", que, ao longo da programação das Semanas da Leitura decorridas na nossa Escola, serviram o propósito de aprofundar nos alunos o gosto pela leitura e pelas artes numa perspetiva eclética e multissensorial, estimulando as múltiplas inteligências pelo belo, pela sua melhor qualidade de vida, valorização da sua autoestima e respeito pela sua condição humana, produzindo, fruindo e dando a conhecer o seu trabalho, fundamentos subjacentes à filosofia de base da abordagem multidisciplinar inerente à Arte Terapia.
Este trabalho só foi possível graças ao empenho, dedicação, participação entusiasta e partilha de todos os seus intervenientes. Desfrutem!
Prof. José Mário Gonçalves
“Os Espantalhos”
“Os Espantalhos”
Na Escola Básica Diogo Bernardes, os alunos do sexto ano fizeram espantalhos com materiais reciclados e que estavam esquecidos, perdidos, considerados lixo.
Estes espantalhos foram feitos para colocar nos espaços verdes da nossa Escola, para afugentarem os pássaros e protegerem os nossos frutos, legumes e plantas aromáticas, uma tradição que vem do tempo dos nossos avós.
Os espantalhos resultam do trabalho desenvolvido em Educação Visual, Educação Tecnológica e Oferta Complementar, noção de património, arte popular, estudo do corpo humano, estrutura, movimento implícito traduzido por mecanismos e articulações simples, noções de materiais e técnicas de construção dos espantalhos, como o cartão, papelão e madeira, noções de educação ambiental, política dos três “erres” – “reduzir, reciclar, reutilizar” –, agricultura sustentável e biológica.
Ana Francisca Martins, 6.º E
No terceiro período escolar, as turmas do sexto ano tinham como unidade de trabalho em Educação Visual e Tecnológica, em articulação com Oferta Complementar, “Os Espantalhos”, que foram construídos com materiais reciclados, como roupas velhas, rolhas, sapatos, etc..
A nossa turma fez um espantalho chamado “Maria”. Para o enchimento, utilizamos palha e jornal. A finalidade dos espantalhos é preencher os espaços verdes e jardins na nossa Escola, para afugentar os pássaros e proteger as colheitas, como faziam os nossos antepassados.
Esta atividade foi muito interessante, porque fez-nos perceber como é trabalhar com material reciclado.
Luana Silva, 6.º E
Resumo da Norma 02 / JNE / 2016
Resumo da Norma 02 / JNE / 2016
IAVE: Informação sobre as Provas de Aferição 2016
IAVE
Informação sobre as Provas de Aferição 2016
INFORMAÇÃO PARA ALUNOS, PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
O teatro veio à Escola Básica de Crasto
O teatro veio à Escola Básica de Crasto
No dia 24 de maio, a Escola Básica de Crasto recebeu o grupo Krisálida com o espetáculo teatral “A Dra. Ricágua vai à escola”, cujo tema é a água, apresentado com rigor científico, sem descurar o aspeto estético e artístico.
Esta criação teatral assenta essencialmente numa cientista muito séria e numa assistente distraída, que, numa escola, são a combinação perfeita para uma divertida experiência, onde tudo pode acontecer!
Recorrendo a diversas técnicas das formas animadas e falando de coisas sérias, numa perspetiva lúdica e sensorial, estas duas personagens mostram qual a importância da água na nossa vida.
Desde a gestação, aos alimentos, aos órgãos do corpo e à natureza,
as crianças têm a oportunidade de perceber que a água está em tudo: no céu, nas nuvens, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, na pele e até no cabelo. São mostrados os diferentes estados da água – gasoso, líquido e sólido –, assim como o ciclo da água e quais as partes do planeta que têm água salgada e água doce. Isto tudo chamando a atenção para a escassez de água potável no mundo, de forma a tomarem consciência do uso da água sem desperdícios.
A sumptuosidade de conceitos explorados nesta peça vem consolidar conhecimentos que os alunos adquiriram com as ciências experimentais desenvolvidas ao longo do ano, no pré-escolar e no 1.º ciclo.
Foi, sem dúvida alguma, um momento de pura diversão com muita gargalhada à mistura.
As Professoras da EB de Crasto
Projeto "Energia Pedalada"
Projeto "Energia Pedalada"
O projeto Energia Pedalada, considerado de mérito no Concurso de Ideias da 13.ª Edição do Prémio da Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, foi desenvolvido pelos alunos do 8.º ano do ensino regular e do Ensino Vocacional do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Sob orientação dos professores Conceição Gonçalves, Emanuel Cruz, Filomena Costa, Isabel Lopes, Rui Gomes, Célia Oliveira, Jorge Rocha e Henriqueta Borlido, os alunos construíram um dispositivo que converte a energia cinética, desenvolvida ao pedalar numa bicicleta, em energia elétrica que permite alimentar a bateria de um telemóvel.
O dispositivo esteve acessível a todos os elementos da comunidade escolar e foram muitos os que quiseram experimentar e comprovar, com os seus próprios olhos, que é possível alimentar a bateria de um telemóvel com a sua ENERGIA PEDALADA.
Os alunos agradecem a colaboração dos professores doutores Manuel Filipe Costa e João Sena Esteves e do doutor Armando Ferreira da Universidade do Minho, e do Engenheiro Paulo Vilas Boas, cujos contributos foram muito importantes na concretização dos objetivos do projeto. Também agradecem a colaboração do Grupo de BTT que cedeu uma das suas bicicletas e dos funcionários José Luís Rodrigues e Augusto Barreto.
O grupo de trabalho
Escola conquista 3.º lugar no Campeonato Nacional do Jogo Energy Game II
Escola conquista 3.º lugar no Campeonato Nacional do Jogo Energy Game II
Os alunos Ana Carvalhosa, Ana Silva, Jéssica Cerqueira, Joana Rocha, Maria Carolina Teixeira, Mariana Brito, Paulo Gabriel Souto e Verónica Alves, do 12.º B, acompanhados pelas docentes Ana Isabel Lopes e Ilda Veloso, deslocaram-se a Cascais, no dia 24 de maio, para participar, em representação do distrito de Viana do Castelo, no Campeonato Nacional do Jogo Energy Game I.
No total de 36 equipas, entre escolas públicas e privadas, este grupo, na categoria III, ensino secundário, arrecadou o 3.º lugar, tendo para tal muito contribuído o sentido de responsabilidade e o espírito de equipa.
O convívio com as equipas do distrito de Viana do Castelo participantes nos restantes níveis do campeonato (Ponte de Lima, nível I; Arcos de Valdevez, nível II) decorreu com grande animação e interajuda, quer em jogos lúdico-pedagógicos no Parque da Cidade, quer ao longo do campeonato.
As docentes Ana Isabel Lopes e Ilda Veloso
Feira Medieval do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Feira Medieval do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, por iniciativa dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo, no âmbito da realização da sua Prova de Aptidão Profissional, e com o apoio da Santa Casa da Misericórdia, Câmara Municipal de Ponte da Barca, CIOR, POCH, In Tapas Veritas e Vai à Fava, vai fazer uma recriação de uma feira/ mercado medieval no Jardim dos Poetas e áreas adjacentes, nos próximos dias 11 e 12 de junho.
Apropriando-nos do cenário que enquadra os aspetos mais emblemáticos de Ponte da Barca, o rio, a ponte, o pelourinho, o mercado pombalino, o Jardim dos Poetas, aí faremos a recriação de um mercado/feira medieval, partindo do pressuposto de que seria o espaço ideal para se começar a fazer as primeiras trocas, negócios e armazenamento de mercadorias que circulavam pelo rio e, depois, pela ponte.
Programa:
Dia 11 de junho:
15:00h – Abertura com desfile
15:30h – Atividades pela feira (artesanato, jogos, teatro, danças, música, alimentos…)
20:00h – Ceia medieval
24:00h – Encerramento
Dia 12 de junho
11:00h – Abertura
13:00h – Atividades pela feira
19:00h – Encerramento
Convidamo-lo a fazer uma viagem no tempo. Venha viver dois dias num mercado do século XV, na Feira Medieval de Ponte da Barca, e desfrute de um belo cenário, recuando mais de quinhentos anos.
A sua participação será fundamental para o sucesso deste evento.
A organização agradece.
A coordenadora do projeto,
Professora Graça Pires
“ Adições”
“ Adições”
Realizou-se no dia 9/05/2016, no auditório do bloco C, da Escola Secundária de Ponte da Barca uma palestra intitulada “ Adições” no âmbito do Dia da Psicologia. Foi orientada pelo Dr. José Duarte, Psicólogo na clínica Villa Ramadas.
A palestra teve como objetivo esclarecer os alunos do 11º ano para as causas e consequências do consumo de vários tipos de drogas. Os alunos participaram de forma ativa, mostrando interesse em esclarecer dúvidas típicas da sua idade.
O Grupo de Filosofia
Maratona da Leitura VIII
Maratona da Leitura VIII
Pelo oitavo ano consecutivo, o grupo de Educação Especial, em parceria com a Biblioteca Escolar, organizou a “Maratona da Leitura VIII”.
Durante os dias 27 e 28 de abril, os alunos da Unidade de Multideficiência tiveram a alegria de assistir a um desfile de atividades, generosamente preparadas por colegas, professores, auxiliares, técnicos e elementos da Direção.
Sentiu-se, nestes momentos, uma verdadeira corrente de solidariedade e de inclusão, bem patente nos sorrisos e nos gestos, não só dos nossos meninos especiais, mas também nos rostos de quem ofereceu o seu tempo só para os fazer mais felizes.
O grupo de Educação Especial agradece o empenho e dedicação de toda a comunidade educativa, pelos momentos que proporcionaram: “Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que tornou a tua rosa tão importante” – Antoine de Saint- Exupérie.
O grupo de Educação Especial