Cantar as Janeiras dos alunos da EB Crasto
Cantar as Janeiras dos alunos da EB Crasto
As Janeiras, cantar as Janeiras, é uma tradição na Escola Básica de Crasto. Este ano não foi exceção. Alunos e professoras cantaram de porta em porta pelas várias freguesias, desejando um feliz ano novo. As pandeiretas, bombos, flautas e violas também não faltaram, aliadas à alegria dos alunos em mostrar onde vive a sua família e amigos.
Agradecemos a generosidade e simpatia de todos os que nos abriram as portas de suas casas.
As professoras da EB Crasto
1.º Encontro GIRA-VÓLEI
1.º Encontro GIRA-VÓLEI
No âmbito do Protocolo estabelecido com a Federação Portuguesa de Voleibol, realizou-se no dia 4 de janeiro de 2017, na Escola Básica Diogo Bernardes, o “1.º ENCONTRO GIRA-VÓLEI” do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Este encontro reuniu alunos do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica Diogo Bernardes, do Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios e do Centro Escolar de Crasto e ainda alunos pertencentes aos Grupos-Equipa de Desporto Escolar de Voleibol Feminino Infantis e Iniciadas.
O Gira-Vólei é um projeto que transforma o voleibol num jogo fácil, divertido e competitivo.
O projeto Gira-Vólei visa proporcionar aos jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos o acesso a uma atividade lúdica e desportiva que, balizada por parâmetros educativos, permite aprender uma atividade desportiva através das técnicas do Voleibol, de uma forma competitiva desde o primeiro dia.
Inscreve-te e participa!
Todas as semanas, realiza-se um treino de Gira-Vólei. Informa-te junto do teu professor de Educação Física! Contamos contigo!
Grupo de Educação Física
Torneio Basquetebol 3x3
Torneio Basquetebol 3x3
Após os sucessos das atividades anteriores – Caminhada “Abraço ao Rio Lima” e Corta Mato Escolar – o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca voltou a demonstrar toda a sua vitalidade com a participação maciça em mais esta actividade dinamizada pelo Grupo de Educação Física.
Foi no dia 4 de janeiro e a grande adesão manifestada, com a inscrição de 129 equipas, sendo 23 do 4.º ano, originou que, durante todo a manhã, o Pavilhão Municipal e o Pavilhão da Escola fossem palco de muita vida, muito suor, muito barulho e até algumas lágrimas, onde os cerca de 450 alunos participantes correram, suaram, riram-se, aplaudiram e brincaram. Foram 260 jogos que decorreram distribuídos por onze campos. Quem ganhou? É secundário, o mais importante é que foi mais uma jornada muito participada e onde reinou a alegria e a boa disposição.
O Grupo de Educação Física congratula-se pelo sucesso da atividade e agradece aos muitos alunos que durante todo o torneio se ocuparam da difícil missão de dirigir os jogos. Sem eles, tudo seria muito mais complicado.
Aos alunos participantes, o Grupo enaltece todo o civismo demonstrado ao longo do torneio, no respeito das decisões, nem sempre acertadas, dos colegas que dirigiam os jogos. Aos vencedores, pedimos que nas fases seguintes nos representem com dignidade.
O Grupo de Educação Física
Visita de Estudo – 8.º ano
Visita de Estudo – 8.º ano
No dia 6 de janeiro os alunos do 8.º ano foram ao Porto em visita de estudo, a que estiveram subjacentes os objetivos/finalidades da disciplina de História, contribuindo para o alcance dos objetivos do Projeto Educativo: “Promover o sucesso educativo dos alunos, tendo em vista a sua formação integral” e “desenvolver práticas integradas entre o saber e o saber-fazer, valorizando de forma igualmente equilibrada todas as áreas do conhecimento”.
Os alunos tiveram oportunidade de contactar com novas realidades, designadamente a Igreja Barroca de S. Francisco e o Museu Interativo dos Descobrimentos. Uma autêntica aula viva de História, abordando matérias lecionadas no presente ano letivo. Tiveram também oportunidade de desfrutar da zona ribeirinha da cidade do Porto, da sua típica arquitetura e das suas emblemáticas pontes, obras-primas de engenharia. Os alunos usufruíram ainda de um espaço de vivência e convivência numa área comercial. De salientar como aspetos mais positivos a consolidação de aprendizagens relacionadas com os descobrimentos e com a arte barroca; proporcionar novas vivências e experiências; a postura empenhada dos alunos. A atividade contou com a preciosa colaboração das professoras de EMRC e das diretoras de turma participantes.
A professora de História,
Maria Paula Santos Silva
A França veio à Sala de Aula
A França veio à Sala de Aula
Durante o primeiro período, no âmbito da disciplina de Francês, as turmas de sétimo ano convidaram a Família a participar numa atividade de Sala de Aula. Esta ideia resultou do facto de alunos e professora concluírem que as nossas famílias têm uma grande ligação com a França. Muitos pais, tios, primos ou mesmo avós vivem ou já viveram em França. Então, o convite proporcionou um contacto direto com familiares que puderam partilhar as experiências vividas nesse país. Foi o caso da mãe do Diogo Santos do 7º B, que contou sobre a escola francesa e os uniformes que vestem os alunos mais novos, a baguette estaladiça, os queijos de muitas regiões que conhecia e tanta informação sobre a famosa Tour Eiffel. A Dona Adelaide Pereira falou também sobre a importância das Escolas Internacionais e principalmente da Escola Portuguesa em França, de como foi importante para ela este contacto muito próximo com outra língua estrangeira, que quase se tornou numa língua materna.
No dia 28 de outubro, também a Sara Rodrigues do 7º E nos apresentou a sua prima francesa para nos falar da sua escola e das suas aulas em França. Ficamos a saber que estava em período de férias. As Férias de Toussaint são um período de interrupção letiva entre La Rentrée e as Férias de Natal. «Que sorte!» – disseram todos. Mas logo a prima da Sara disse que no período de aulas todos estudam com muita concentração e organização para depois poderem descansar. Fizeram-se muitas perguntas, as quais foram sendo respondidas com a ajuda da tradução da professora e também da Sara. «Tão mignonne!» (queridinha) – Comentamos depois.
Agora começou o segundo período e até à Páscoa, os alunos das turmas de Francês do 7º ano continuam a convidar todos os que queiram levar para a aula um pouco da França que trouxeram com eles.
Apareçam!
Professora Frederica Cascão
“Ler é Saber +”
“Ler é Saber +”
Alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos aceitaram o desafio de escrever e de partilhar as suas experiências de leitura na secção “Ler é Saber +”.
Sob a orientação das respetivas Professoras de Português, Rosa Maria Arezes e Fátima Marques, os discentes falam de livros que marcaram positivamente o seu gosto pela leitura e concluem, quase sempre, com um conselho muito direto.
Parabéns pelos contributos!
É a confirmação de uma certeza: “Ler é Saber +”…
“Fora de Serviço”, de António Mota
O livro “Fora de Serviço”, de António Mota, motivou-me a começar a ler mais. É uma obra muito interessante que fala de uma família em que a mãe é que faz tudo. Um dia, ela cansa-se de não ter ajuda de nenhum dos filhos nem do marido e sai de casa por umas semanas.
Recomendo-a a quem quiser ler um livro divertido, com uma boa moral e de leitura acessível.
Inês Amorim Rêgo, 7.º E
“Os Desastres de Sofia”, de Condessa de Ségur
“Os Desastres de Sofia” foi o livro cuja leitura mais me cativou. Achei-o tão divertido que me deu vontade de continuar a ler a coleção toda. Incentivou-me a ler outros livros mais ou menos deste género, como “Diário de uma Totó”, “Diário de Ana Joana”, etc..
O livro fala de uma menina com apenas cinco anos, que queria dar nas vistas e, por isso, só fazia desastres.
Joana Fernandes, 7.º E
“A Culpa é das Estrelas”, de John Green
Trata-se de um livro centrado em dois adolescentes, Hazel, uma rapariga que tem um problema de respiração, e um rapaz chamado Gus que, mais tarde, terá uma complicação num joelho e vai deixar de poder andar.
Hazel, sendo muito amiga de Gus, passa a cuidar dele e fica sua namorada.
O livro está traduzido em várias línguas e, em 2014, a história foi adaptada para o cinema.
João Lima, 7.º E
Festa de Natal
Festa de Natal
No dia 15 de dezembro, realizou-se, na Escola Básica Diogo Bernardes, o almoço de Natal dos alunos que frequentam a Unidade de Apoio Especializado à Multidificiência, com a participação das famílias. Este almoço contou, também, com a presença das docentes de Educação Especial, de outros docentes que desenvolvem a sua atividade com os alunos, das terapeutas e de assistentes operacionais.
Este momento de convívio, à semelhança do verificado nos anos anteriores, assinalou a época festiva, numa atividade importante para os alunos e também para todos os que nela participaram. Todos nos sentámos à mesma mesa e partilhámos uma refeição com características natalícias, onde não faltaram os doces tradicionais da época.
A atividade terminou com a entrega de presentes aos pais, elaborados pelos seus educandos.
O Grupo de Educação Especial agradece o apoio de todos os que tornaram possível esta atividade e deseja um Bom Natal a toda a comunidade educativa.
O Grupo de Educação Especial
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Dezembro é por tradição um mês de partilha e de celebração. O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemorou-se, como habitualmente, neste Agrupamento, iniciativa do Grupo de Educação Especial. As atividades tiveram como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, dos direitos e do bem-estar destes alunos.
Este ano letivo, a atividade dividiu-se em dois momentos distintos: a manhã da nossa Escola foi animada pelo som dos tambores “EscolaBombar”, grupo que gentilmente se deslocou à nossa Escola para despertar sentidos e iluminar olhares. Desde já o nosso sincero agradecimento: foi muito bom ter-vos cá.
À tarde, num ambiente de grande alegria e expectativa, os alunos receberam os agentes da Escola Segura. Foi uma atividade onde estes agentes da GNR deram a conhecer o programa de apoio a pessoas com deficiência (PAPcD) e transmitiram alguns conselhos a por em prática, no sentido de prevenir e evitar situações de risco.
Refletindo sobre a segurança pessoal de cada um, o agente alertou os alunos para a necessidade de terem cuidado com as suas rotinas e que, tal como os adultos, também eles devem ter alguns cuidados com a sua proteção.
No final, ainda houve tempo para a partilha de experiências. E foi com grande satisfação que os agentes ouviram os alunos afirmar que eles e os seus pais cumprem as principais regras de segurança.
O Grupo de Educação Especial
Magia do Natal na Escola Básica de Crasto
Magia do Natal na Escola Básica de Crasto
O maior Parque Temático de Natal em Portugal – Perlim voltou a abrir as portas! E a Escola Básica de Crasto juntou-se a essa magia e diversão!
Entre espetáculos musicais de grande formato, histórias de encantar, animação circulante, cenários e cenografia, inspirados no melhor do imaginário infantil, e muitas diversões, tudo junto numa tarde, aconteceu a verdadeira magia do Natal!
Regressados à Escola, o Natal continuou a ser motivo para fazer festa, em alegria e feliz confraternização.
Boas Festas!
EB de Crasto
Agrupamento entrega 44 cabazes de Natal
Agrupamento entrega 44 cabazes de Natal
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca assinalou a quadra que estamos a viver com a entrega de 44 cabazes a outras tantas famílias de alunos, que, assim, tiveram um Natal com um pouco mais de calor humano e de conforto.
A exemplo do que vem acontecendo de há alguns anos a esta parte, a distribuição dos cabazes aconteceu na semana antes do Natal e resultou de um conjunto alargado de donativos proporcionados pelas crianças da Educação Pré-escolar e também pelos alunos do 2.º Ciclo, que se empenharam em avivar junto das respetivas famílias o sentimento de partilha.
Noutra frente, um grupo de alunos mais crescidos e de professores levou a cabo no “Pingo Doce”, ao longo do fim de semana de 10 e 11 de dezembro, uma campanha de recolha de géneros alimentares.
A ação despertou junto do público uma boa adesão, de tal forma que tornou possível a angariação de mais de uma tonelada e meia de alimentos.
Organizados os 44 cabazes, foram entregues por professores nas casas de outras tantas famílias de alunos, espalhadas por todo o concelho, de acordo com uma seleção que os serviços competentes haviam previamente realizado, tendo em conta fragilidades socioeconómicas.
Com esta ação – promovida em parceria pelo Grupo de Educação Moral e Religiosa Católica, pela Biblioteca Escolar, pelo Clube Prosepe, pelo Departamento da Educação Pré-escolar e pelos Diretores de Turma do 2.º Ciclo –, os alunos envolvidos exerceram a cidadania e verificaram como a solidariedade está ao alcance de todos e constitui um valor fundamental na construção de uma sociedade cada vez mais fraterna e mais humanista.
A Organização