SPO - Informação aos Pais / Encarregados de Educação
SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
Informação aos Pais / Encarregados de Educação
O 9.º ano de escolaridade constitui o momento em que, pela primeira vez, a maioria dos jovens é confrontado com escolhas e decisões relativas ao seu futuro escolar e profissional.
Escolher e decidir nem sempre são tarefas fáceis, pois implicam integrar experiências presentes e passadas e procurar um sentido para o futuro. Por isso, os jovens necessitam de apoio no sentido de serem capazes de se posicionar, de forma crítica, relativamente às suas experiências de vida, características pessoais e alternativas de formação escolar e profissional de modo a construírem projetos vocacionais realistas.
O programa de Orientação Escolar e Profissional dirigido aos jovens que frequentam o 9.º ano de escolaridade comportará 6 sessões em grupo de frequência semanal com a duração de 90 minutos e entrevistas individuais. Nas referidas sessões desenvolver-se-á uma diversidade de atividades com o objetivo de apoiar os jovens na construção e desenvolvimento dos seus projetos vocacionais, assentes numa perspetiva dinâmica, partindo do pressuposto de que é possível e necessário ajustá-lo em diversos momentos e ao longo da vida.
O horário das sessões de Orientação Escolar e Profissional será estabelecido com os jovens interessados, que deverão preencher o boletim de inscrição e entregá-lo ao Diretor de Turma ou à Psicóloga.
O Serviço de Psicologia e Orientação está disponível a receber os pais / encarregados de educação que entendam acompanhar o processo de escolha e a tomada de decisão vocacional dos jovens envolvidos, e reconhece a sua importância em todo este processo.
A Psicóloga
Margarida Soares
Celebração do 104.º aniversário da Implantação da República
Celebração do 104.º aniversário da Implantação da República
A Biblioteca / Centro de Recursos da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca assinalou a passagem do 104.º aniversário da Implantação da República com uma exposição de dois painéis, no átrio do bloco C.
Um quadro tinha como título “A República em Ponte da Barca” e ilustrava como o novo regime foi recebido entre nós, desde a chegada das primeiras notícias, até à plena adesão e às celebrações do primeiro aniversário, em outubro de 2011.
O segundo painel apresentou uma análise do Hino e da Bandeira nacionais, antes e depois do 5 de outubro de 1910, dando ainda conta do significado da atual bandeira portuguesa.
Ambos os trabalhos foram elaborados no âmbito das iniciativas desenvolvidas pelo Agrupamento, a propósito do centenário da República.
Prof. Luís Arezes
Dia Mundial do Coração (Centro Escolar de Crasto)
Centro Escolar de Crasto
Dia Mundial do Coração
Alunos e professores do Centro Escolar de Crasto realizaram uma caminhada alusiva ao “Dia do Coração”, comemorado no dia 29 de setembro.
A ação teve como objetivo chamar a atenção da comunidade escolar e local para os cuidados e a prevenção de doenças cardiovasculares, atualmente responsáveis pelo maior número de mortes no mundo. Uma simples caminhada de 20 minutos diários pode ser suficiente para que o coração trabalhe melhor.
No âmbito destas comemorações, foram realizadas, em todas as turmas, atividades diversificadas (jogos, pinturas, modelagens, pesquisas, etc.), adequadas à realidade de cada turma. No espaço de sala de aula, cada aluno modelou um coração que depois de pintado de vermelho serviu para dar um pouco mais de colorido à nossa caminhada.
Esta sensibilização não encerrará por aqui, uma vez que, de 13 a 17 de outubro, se celebra a Semana da Alimentação onde, para além da boa conduta alimentar, será também dada importância ao consumo de fruta e de vegetais produzidos no meio local.
A caminhada serviu também para observar alguns trabalhos do campo característicos do outono, as vindimas e as desfolhadas.
Professores e Educadoras do Centro Escolar de Crasto
O outono
Chegou o outono,
Quem o viu chegar?
Foi uma folhinha
Que o veio anunciar...
Caiu amarela
Nas pedras do caminho,
Arrastou-a o vento,
Levou-a um menino.
Chegou o outono,
Quem o viu chegar?
Foi uma espiguinha
Com o milho a brotar…
Chegou o outono,
Que alegria tem!
Pois colher os frutos
A todos faz bem!
Alunos dos 3.º/4.º anos
Contratação de Escola 2014/2015 - Lista de Ordenação Final de Candidatos - Técnico Especializado (Multimédia)
Contratação de Escola 2014/2015 - Técnico Especializado (Multimédia)
(Decreto‐Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2014/2015.
Horário n.º 5 – Técnico Especializado para o Curso Profissional de Técnico de Multimédia – 14 horas |
Contratação de Escola 2014/2015 - Convocatória para Entrevista de Avaliação de Competências - Técnico Especializado (Multimédia)
Contratação de Escola 2014/2015 - Técnico Especializado (Multimédia)
(Decreto‐Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2014/2015.
Horário n.º 5 – Técnico Especializado para o Curso Profissional de Técnico de Multimédia – 14 horas |
Agrupamento colabora com a Santa Casa da Misericórdia - CORTEJO DE OFERENDAS
Agrupamento colabora com a Santa Casa da Misericórdia
CORTEJO DE OFERENDAS
A Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca vai realizar, no próximo dia 26 de outubro, uma recriação do cortejo de oferendas de 1955. Neste cortejo, o Rancho Folclórico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, a pedido da SCMPB, irá representar o lugar da Prova, Paçô (Arcos de Valdevez), que em 1955 se associou ao povo barquense no cortejo agora a recriar.
Tendo em conta a grandiosidade do evento, envolvendo grande número de figurantes, e o facto de muitos dos elementos do nosso rancho estarem a representar as suas freguesias, convidamos todos os alunos e respetivos familiares, bem como todos os professores e assistentes, a associarem-se a nós, para que possamos dignificar o nosso Agrupamento de Escolas e o lugar que representamos.
Para saber mais pormenores, é favor contactar a equipa dinamizadora do Rancho Folclórico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Professores Armanda Costa, Ana Isabel Lopes e Orlando Costa
Convocatória N.º20 (Eleição da Associação de Estudantes)
Convocatória N.º20
Assunto: Eleição da Associação de Estudantes
Data: 13 de outubro
Convocatória N.º19 (Reunião de Delegados de turma do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário)
Convocatória N.º19
Assunto: Reunião de Delegados de turma do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário
Data: 9 de outubro, às 10:15 horas, no Auditório do Bloco C
“Porto Editora” oferece fundo documental à Biblioteca Escolar
“Porto Editora” oferece fundo documental à Biblioteca Escolar
A “Porto Editora” acaba de oferecer à Biblioteca Escolar do Agrupamento três exemplares de 29 títulos de leitura obrigatória ou recomendada, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade.
As obras, que fazem parte da coleção “Educação Literária”, apresentam ilustrações sugestivas e estão atualizadas de acordo com a nova ortografia.
Mais do que instrumentos de trabalho, espera-se que estes livros constituam verdadeiros incentivos à leitura…
Veja aqui os 29 títulos oferecidos:
Autor |
Título |
Ciclo |
COELHO, Adolfo (sel.) |
Contos Populares Portugueses (2.º ano) |
1.º Ciclo |
JUNQUEIRO, Guerra (sel.) |
Contos para a Infância (3.º ano) |
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COLLODI, Carlo |
As Aventuras de Pinóquio (3.º ano) |
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WILDE, Oscar |
O Gigante Egoísta e o Príncipe Feliz (4.º ano) |
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WOOLF, Virginia |
A Viúva e o Papagaio (5.º ano) |
2.º Ciclo |
DEFOE, Daniel |
Robinson Crusoé (6.º ano) |
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BRANDÃO, Raul |
A Pesca da Baleia e outras Narrativas (7.º ano) |
3.º Ciclo |
HERCULANO, Alexandre |
O Castelo de Faria e outras Narrativas (7.º ano) |
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GARRETT, Almeida |
Falar Verdade a Mentir |
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VICENTE, Gil |
Auto da Barca do Inferno (9.º ano) |
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VICENTE, Gil |
Auto da índia (9.º ano) |
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ASSIS, Machado de |
O Alienista (9.º ano) |
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WILDE, Oscar |
O Fantasma de Canterville (9.º ano) |
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BRANCO, Camilo Castelo |
Maria Moisés (9.º ano) |
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QUEIRÓS, Eça de |
Contos |
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HERCULANO, Alexandre |
A Abóbada (8.º e 11.º anos) |
Secundário |
VICENTE, Gil |
Auto da Feira (10.º ano) |
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VICENTE, Gil |
Farsa de Inês Pereira (10.º ano) |
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BRANCO, Camilo Castelo |
Amor de Perdição |
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VIEIRA, Padre António |
Sermão de Santo António (11.º ano) |
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GARRETT, Almeida |
Folhas Caídas e Flores sem Fruto |
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GARRETT, Almeida |
Viagens na Minha Terra |
|
GARRETT, Almeida |
Frei Luís de Sousa |
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QUEIRÓS, Eça de |
A Ilustre Casa de Ramires |
|
QUEIRÓS, Eça de |
A Cidade e as Serras |
|
QUEIRÓS, Eça de |
Os Maias |
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VERDE, Cesário |
O Livro de Cesário Verde |
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PESSOA, Fernando |
Poesias Ortónimo |
|
PESSOA, Fernando |
Poesias Heterónimos |
Prof. Luís Arezes
Filme “Pay it forward” - “Favores em Cadeia”
Filme “Pay it forward” - “Favores em Cadeia”
No dia quinze de setembro, pelas onze horas, na aula de “Viver em Português”, começámos a visionar o filme “Favores em Cadeia”, da realizadora Mimi Leder.
Neste filme, toda a ação gira à volta de um projeto, idealizado por um aluno do sétimo ano, de seu nome Trevor, na disciplina de Estudos Sociais. Trevor, um jovem criativo e preocupado com o mundo que o rodeia, imaginou uma cadeia de favores, que se iniciava na sua pessoa. Nesse projeto, ele ajudava três pessoas a resolver um problema que fosse realmente importante. Depois, cada pessoa que recebia um favor tinha como missão ajudar outras três pessoas. Deste modo, a cadeia de favores rapidamente se espalhou.
O filme “Favores em Cadeia” aborda problemas dos nossos dias, a vários níveis: ao nível da sociedade, da vida familiar e da escola.
Ao nível da sociedade, encontramos pessoas sem-abrigo, desempregados, toxicodependentes e personagens que praticam assaltos. A este propósito, Trevor começa por tentar ajudar um toxicodependente, chamado Jerry.
No que se refere à vida familiar, conhecemos várias personagens, muito próximas da personagem principal, que têm problemas de alcoolismo como, por exemplo, a mãe e a avó. Somos também confrontados com o problema da violência doméstica, sendo o professor uma das principais vítimas e a própria mãe de Trevor.
Em relação à escola, assistimos a cenas de violência, que se encaixam na problemática, muito atual, do bulling.
Na nossa opinião, o filme é muito interessante, embora tenha um final trágico, já que reflete os problemas da sociedade actual, e, para além disso, ajudou-nos a refletir sobre a vida.
Se tivéssemos que referir a cena mais apreciada, apontaríamos aquela em que Jerry tenta convencer uma senhora a desistir da ideia de se suicidar, atirando-se de uma ponte. Para o conseguir, ele diz-lhe “Salve-me a vida, venha tomar um café comigo!”. Esta frase mostra-nos que a vida de Jerry não tinha sentido.
Para concluir, resta-nos dizer que este filme tem uma mensagem muito importante: devemos estar atentos ao mundo que nos rodeia e ajudar aqueles que precisam, como diz o ditado “Faz o bem, sem olhar a quem”!
A turma é de opinião que se trata de um bom filme e que, cada um de nós pode, se quiser, pôr em prática a cadeia de solidariedade. Se nós ficarmos sossegados no nosso canto e formos indiferentes àqueles que nos rodeiam, “todos ficam a perder”, tal como disse Trevor, na parte final do filme.
Texto coletivo do 9.º F
“We can’t help everyone, but everyone can help someone.”
Ronald Reagan