Alunos de Ponte da Barca participam no projeto “Escola também é criatividade”
Alunos de Ponte da Barca participam no projeto
“Escola também é criatividade”
No dia 26 de novembro, quarenta e um alunos (dos 9º ao 12º anos) da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca participaram, no Teatro Circo, em Braga, no “Escola também é criatividade”, um evento organizado pelo comité temático LIDE Educação, do LIDE Portugal – Grupo de Líderes Empresariais, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.
Acompanhados por cinco professores, os alunos viveram uma experiência única, pois, em conjunto com 800 colegas de várias escolas do Minho, tiveram oportunidade de ouvir Mónica Bettencourt-Dias, investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência, Ricardo Mendes, co-fundador da multinacional portuguesa Tekever, e ainda o cantor e compositor Pedro Abrunhosa.
Ao princípio da tarde, o espaço à frente do Teatro Circo rapidamente se encheu de centenas de alunos entusiasmados para ouvir aquilo que as três grandes personalidades tinham para apresentar.
Mónica Bettencourt (uma conceituada cientista portuguesa) foi a primeira a entrar em palco, mostrando aos alunos variados exemplos de como a criatividade na Ciência pode influenciar os problemas experimentais.
Terminada a palestra de Mónica Bettencourt, entrou em ação um experiente engenheiro português, fundador de uma empresa multinacional, mundialmente reconhecida na área da criação e desenvolvimento de drones. Ricardo Mendes presenteou-nos com uma palestra acerca da importância dos drones ao nível militar e na medida em que, por exemplo, podem ser uma mais-valia no combate a incêndios. Além disto, este engenheiro inovador mostrou aos alunos como se constrói um drone.
Finalizada esta apresentação, entrou em cena Pedro Abrunhosa. Não se focando apenas na criatividade relacionada com a música, referiu-se à criatividade como um fator fundamental em todos os aspetos da vida, explicitando a necessidade de arriscar e de sair da zona de conforto para alcançar o sucesso que todos os alunos perspetivam e dar algo de novo ao mundo.
Em suma, todos os alunos foram unânimes em considerar esta experiência única e enriquecedora, e, certamente, um contributo importante para alargar horizontes e perspetivas de futuro.
Recorde-se que o comité temático LIDE Educação “pretende contribuir para a criação de estímulos associados à aposta da criatividade nas escolas, por considerar ser uma competência “treinável”, fruto de processos de trabalho focados em promover novas abordagens aos desafios."
Os alunos do 12.º ano presentes no evento
Palestra “Miúdos seguros na Net”
Palestra “Miúdos seguros na Net”
O polivalente da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca recebeu, ao início da tarde do dia 10 de dezembro, a palestra “Miúdos Seguros na Net”, numa iniciativa organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Tito de Morais (especialista em riscos na Internet, que desenvolve há vários anos um trabalho on-line e também em escolas de todo o país, explicando como lidar com os perigos da navegação on-line) esteve presente como orador no evento, cuja temática principal foi “Riscos on-line para crianças e jovens: como famílias, escolas e comunidades os podem minimizar”.
Os cerca de 300 alunos do 3.º ciclo presentes na plateia elogiaram bastante aquela que consideraram “uma belíssima iniciativa da Associação de Pais, que veio reforçar os conhecimentos sobre as melhores formas de estarmos atentos e proteger os jovens perante os perigos que a má utilização da Internet e redes sociais podem trazer.”
Recorde-se que o convidado é também o fundador da plataforma MiudosSegurosNa.Net, um projeto que promove a utilização responsável e segura das novas tecnologias da informação e comunicação por crianças e jovens.
Marta Ribeiro e Inês Dias, 9.º C
O corpo é que paga
O corpo é que paga
No dia 5 de dezembro, teve lugar um teatro/debate no polivalente da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, promovido pelo programa “Cuida-te”, do Instituto Português do Desporto e Juventude, ao qual nós, alunos do 9.º ano, fomos convidados a assistir.
Integrada no tema da Educação para a Saúde, esta peça de teatro visava alertar o público para a necessidade de adquirir hábitos alimentares saudáveis. De uma forma satírica, quase irónica, o enredo desta encenação dividia-se em três casos e denunciava problemas comuns à adolescência, a nossa idade, onde aprendemos a ser “crescidos”, uma fase muito importante da nossa vida caracterizada por escolhas que nos definirão mais tarde, incluindo as alimentares.
Munidos de uma grande capacidade de representação e improviso, como se pôde verificar mais tarde, os três atores deste teatro utilizaram hipérboles para cativar a audiência e denunciar problemas como a anorexia e a obesidade e, de uma forma exagerada, mostraram ser capazes transmitir a sua mensagem.
Numa segunda parte, os atores voltaram a encenar cada um dos “sketches” e convidaram os alunos a intervir e encarnar na pele de uma personagem alheia às histórias anteriores. Desempenhando um papel de “deus”, cada um dos alunos que se voluntariou para participar estava encarregue de alterar, interferir até, nas ações dos atores, decidindo o curso que a história poderia tomar e, de uma perspetiva teatral, simular como seria se cada um de nós estivesse na mesma situação e tivesse que ajudar um amigo com problemas semelhantes. Isto tudo levou a que, de uma forma ordeira, se começasse a formar uma espécie de debate que muitas Assembleias e Congressos invejariam.
No fim do espetáculo, os alunos aplaudiram e abandonaram o polivalente, conscientes de que as suas más ações são responsáveis, quais sentenças de morte, pela destruição do seu corpo.
Afinal, William Shakespeare já tinha razão quando disse: “O meu corpo é um jardim, a minha vontade o seu jardineiro”. Para mudar, tratar do nosso jardim, apenas é necessário que haja boa vontade.
Rúben Beito Lima, 9.º B
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
O “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, 3 de dezembro, foi assinalado no nosso Agrupamento de Escolas com um conjunto de atividades promovidas pelo Grupo de Educação Especial, em articulação com o Grupo de Educação Musical e o Desporto Escolar.
No período da manhã, os alunos das Unidades de Multideficiência distribuíram mensagens aos alunos do Polo 2, que, juntamente com os seus professores, refletiram sobre o que é "ser diferente".
De tarde, e à semelhança do ano letivo anterior, os alunos de Educação Especial participaram no Torneio de Boccia, organizado pelo Grupo de Educação Especial e Desporto Escolar, na pessoa da professora Manuela Machado. Este evento foi precedido de um momento musical: o pavilhão do Bloco H encheu-se de vozes que entoaram "Tenho direito a ser feliz".
Os nossos atletas estiveram à altura do adversário, a equipa da APPACDM de Ponte da Barca, e foram animados e aplaudidos pelos seus pais, colegas e professores que, de forma interessada e entusiasmada, assistiram ao desafio.
Esta atividade conta já como preparação para os encontros de Boccia, a realizar no início do 2.º período, com equipas do Distrito de Braga. Os treinos já começaram.
A tarde terminou com vencedores e vencidos a confraternizarem num lanche convívio.
Grupo de Educação Especial
Alunos do Centro Escolar de Crasto visitam Museu Interativo no Porto
Alunos do Centro Escolar de Crasto
visitam Museu Interativo no Porto
Como vem sendo hábito deste Centro Escolar, pretendemos proporcionar vivências diversificadas e enriquecedoras aos nossos alunos. Este ano fomos de comboio, a partir de Braga, ao Museu interativo no Porto (“World of Discoveries”).
Esta visita pretendeu relembrar a fantástica odisseia dos marinheiros portugueses que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo até então desconhecido!
A primeira parte da visita decorreu ao longo de um conjunto de salas de configuração museográfica, sendo espaços com uma oferta suportada em tecnologia multimédia de ponta, apresentando os conteúdos de forma estimulante.
A segunda parte foi passada na zona de Parque Temático – “NOVOS MUNDOS”. Sentados em verdadeiras naus, percorreram os feitos históricos, passando pelo Cabo das Tormentas, Timor, China, Japão, Norte de África, Mar Tenebroso, Índia, Macau, até ao Brasil.
A visita permitiu às crianças sentirem-se como verdadeiros navegadores. Todas estavam maravilhadas.
No “World of Discoveries”, os conteúdos são multimédia, proporcionando uma experiência multissensorial que jamais será esquecida, sendo sem dúvida alguma a melhor prenda de Natal que poderiam ter recebido.
Alunos e professores agradecem à Junta de freguesia de Cuide Vila Verde, Vade S. Pedro, Vade S. Tomé, Nogueira, Boivães e União de freguesias de Crasto- Ruivos-Grovelas pelo carinho, sensibilidade e disponibilidade com que abraçaram este projeto e sem as quais não teria sido possível concretizá-lo. Um agradecimento extensivo aos pais que recebem, sempre, com muita alegria e empenho as propostas apresentadas para um maior enriquecimento dos seus filhos.
Professoras e Educadoras do Centro Escolar
Alunos do 1.º Ciclo recebem kit de higiene oral
Alunos do 1.º Ciclo recebem kit de higiene oral
Os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca acabam de receber mais um kit de higiene oral, constituído por um copo com uma ampulheta, uma escova e uma embalagem de pasta dentífrica.
A entrega dos kits aos quase 400 alunos, distribuídos por 19 turmas a funcionar na Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca e nas Escolas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios, aconteceu no decorrer de sessões dinamizadas pela Biblioteca Escolar, em articulação com o Centro de Saúde Local.
Na voz do professor bibliotecário, os alunos conheceram a obra “As mil cores do sorriso de Maria”, seguindo-se uma sessão prática orientada pela enfermeira Alexandrina Marques, que chamou a atenção para os cuidados básicos em termos de higiene oral.
Esta ação foi possível graças ao trabalho conjunto da Biblioteca Escolar e do Centro de Saúde de Ponte da Barca que tomaram a iniciativa de renovar, este ano letivo, a candidatura ao “Projeto 350 000”, do Programa SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares, da responsabilidade da Direção-Geral de Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Prof. Luís Arezes
Classificações do Corta-mato Escolar 2014/2015
Classificações do Corta-mato Escolar 2014/2015
Postais de Natal animados
Postais de Natal animados
Estes trabalhos foram realizados no âmbito da disciplina de PPM do 12.ºE para esta época Natalícia, com orientação do Professor António Galvão. Foram utilizados os programas After Effects, Premiere, Photoshop e Flash com o objetivo de animar imagens ditas “estáticas”. Feliz Natal!
Mérito e Excelência / Dia do Diploma (Ano Letivo 2013/2014)
Mérito e Excelência / Dia do Diploma (Ano Letivo 2013/2014)
Cinema na Escola: "A Oeste nada de novo"
Cinema na Escola
"A Oeste nada de novo"
A Primeira Guerra Mundial, vista pelo novato soldado alemão Paul Baumer, que se traduz num autêntico manifesto anti-guerra.
De forma crua e desolada, o conflito e a destruição de vidas são observados por Paul tão brutalmente em todos os sentidos que, a dado momento, já sente ser ali a sua casa, tão longas eram as batalhas para conquistar uns míseros metros frente aos franceses.
Na passagem do centenário do início da Primeira Guerra Mundial, aqui fica um convite da Biblioteca Escolar. Na próxima sexta, às 14 horas, no auditório do polo 1…
Biblioteca Escolar