Mil alunos interagem em teatro em Inglês
Mil alunos interagem em teatro em Inglês
No âmbito da disciplina de Inglês, no dia 4 de março, o Agrupamento de Escolas recebeu a Companhia de Teatro Cleverpants que levou a palco quatro representações teatrais.
Perto de mil alunos de todos os ciclos de ensino tiveram a oportunidade de assistir a diferentes peças estruturadas de acordo com a sua faixa etária. Foram representadas as peças Chocolate para a audiência mais jovem (3.º e 4.º anos); Growing Pains para os alunos do 2.º ciclo, 7.º e 8.º anos e 39 Steps para os alunos do 9.º, 10.º, 11.º anos e Cursos Profissionais.
Os três atores conseguiram prender a atenção do nosso público, levando-o a participar ativamente nas histórias encenadas. Os alunos de todas as turmas estão de parabéns pela sua postura ao longo da atividade, interagindo sempre com muito entusiasmo e conseguindo demonstrar os seus conhecimentos de Inglês.
Os objetivos da atividade foram plenamente atingidos, não só pela capacidade de mobilização dos intervenientes nos diferentes espetáculos, mas também pelo facto de se ter proporcionado aos alunos a oportunidade de experimentar a língua inglesa em situações reais de comunicação, transportando a aprendizagem para fora da sala de aula.
Grupo de Inglês (220 e 330)
Comunicação N.º71 (Teste comum de Matemática A – 12.º Ano)
Comunicação N.º71
Assunto: Teste comum de Matemática A – 12.º Ano
Data: 6 de março
Convocatória N.º70 (Reunião de Conselho Pedagógico)
Convocatória N.º70
Assunto: Reunião de Conselho Pedagógico
Data: 4 de março de 2015, às 16:00h
"A noite e o dia na floresta"
"A noite e o dia na floresta"
Vídeo realizado pelos alunos do 3.ºA e 4.ºA, da Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios, sob a coordenação do professor de AEC/TIC, Jorge Rocha, e apoio técnico do professor Emanuel Cruz, com vista à participação no concurso AÇÃO01! – Festival de Vídeo Escolar de Viana do Castelo.
Sinopse: Os alunos vão narrando a vida durante a noite e o dia na floresta, animando a história com os desenhos por eles criados.
"Segue o teu Estilo, Marca a diferença!"
"Segue o teu Estilo, Marca a diferença!"
Projeto maioritariamente feminino que concorre ao AÇÃO01! – Festival de Vídeo Escolar de Viana do Castelo.
As alunas desafiaram-se a fazerem algo dinâmico, com transições de umas para outras, focadas para ELAS (alunas/estudantes) e para a Escola.
Assim nasceu o "Segue o teu Estilo, Marca a diferença!"
Programas utilizados: Adobe After Effects, Adobe Premiere Pro, Audition, Sound Forge, Zbrush.
Supervisão Técnica: Professor Emanuel Cruz
Comunicação N.º69 (Atualização de dados – Pessoal Docente e Pessoal Não Docente)
Comunicação N.º69
Assunto: Atualização de dados – Pessoal Docente e Pessoal Não Docente
Visitas de Estudo do 9.º Ano
Visitas de Estudo do 9.º Ano
No dia 24 de fevereiro, realizou-se, no âmbito das disciplinas de EMRC, História e Português, uma visita de estudo, ao Porto, para todos os alunos do 9º ano.
Esta visita surge na sequência da visita realizada a Braga, em janeiro, para assistir à representação da peça “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, levada à cena pela Companhia de Teatro de Braga, na emblemática sala principal do Theatro Circo. Os alunos puderam comprovar “in loco” que a maledicência, a usura e o apego aos bens materiais, tão criticados pelo dramaturgo continuam a fazer rir as audiências na atualidade.
No Porto, tivemos a oportunidade de conhecer uma parte da vasta e rica cultura judaica, enquanto apreciávamos a Sinagoga, e todos os seus símbolos, um belo exemplar do património religioso mundial.
Continuamos a nossa visita pela baixa da cidade, no Museu World of Discoveries. Aqui, foi-nos destacado um guia, que nos levaria a conhecer todos os aspetos e pormenores interessantes sobre os Descobrimentos portugueses. Começamos por observar a evolução das embarcações, mapas e instrumentos de navegação ao longo do tempo. Tivemos também oportunidade de visitar a simulação de um porão de uma nau. No culminar da visita, embarcámos numa experiência das travessias das descobertas dos portugueses, e ficámos a conhecer ambientes desde África até ao Japão.
Após estas aventuras, partimos para o local do almoço, famintos de alimento físico, mas saciados de alimento cultural, graças aos momentos únicos que vivemos nestas visitas de estudo.
Alunos de 9.º Ano
Contratação de Escola 2014/2015 - Técnicos Especializados - Técnico de Intervenção Local
Contratação de Escola 2014/2015 - Técnico Especializado (Técnico de Intervenção Local)
(Decreto‐Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2014/2015.
Técnico Especializado |
n.º horário |
n.º de horas letivas |
Disciplinas |
Tipo |
|
Técnico de Intervenção Local |
14 |
40 |
Técnico de Intervenção Local – Programa Integrado de Educação e Formação |
Anual |
Uma visita… várias visões!
Uma visita… várias visões!
No dia 19 de fevereiro de 2015, o quinto ano de escolaridade fez uma visita de estudo a Viana do Castelo. Visitámos a Biblioteca Municipal, o navio Gil Eanes, comemos no centro Comercial Viana Estação e andámos de comboio até Vila Praia de Âncora.
Gostei muito de visitar o navio Gil Eanes. A história dele é muito interessante e impressionante. A Biblioteca Municipal tem uma vista lindíssima e aprendi bastante ao visitá-la, como, por exemplo, a forma como os invisuais leem o Braille.
Foi uma viagem muito importante para o nosso conhecimento e desenvolvimento como pessoa.
Luana Silva, 5.º E
Gostei muito de andar de comboio, embora achasse a viagem muito curta. No geral, a visita toda foi muito divertida e serviu para conhecer novos lugares e diferentes meios de transporte.
Silvana Silva, 5.º E
De manhã, chegámos à escola e apanhámos o autocarro que nos levou até Viana do Castelo. No final das visitas, fomos até ao “shopping” almoçar e foi muito bom. Depois, apanhámos o comboio e partimos até Vila Praia de Âncora. Lá fomos brincar na areia da praia e divertimo-nos muito. Quando terminou, apanhámos o autocarro e voltámos à escola.
Eu adorei este dia, espero repeti-lo outra vez.
Maria Miguel Gusmão, 5.º F
Para um professor, fazer uma visita de estudo representa algo mais do que aprender coisas novas. É um dia diferente, mais emotivo, mais marcadamente afetivo. Ver os alunos numa postura descontraída fora do espaço escolar, sentir uma aragem diferente nas suas caras, dialogar com eles numa descontração respeitosa, avaliar o espírito de cidadania em cada espaço, perspetivar o dia como algo de novo e estimulante, são ideias que trespassam a nossa mente no contexto tão inseguro e problemático em que vivemos. É, assim, uma lufada de ar fresco, que nos retempera as forças para prosseguirmos esta viagem, que é a educação dos nossos alunos.
Gostei. Gostei da atitude dos alunos, do entusiamo que revelaram nos locais visitados, da educação que demonstraram, da alegria que sentiram em experimentar algo de novo.
Apreciei. Apreciei a disponibilidade das instituições que nos receberam, a civilidade que os alunos demonstraram durante o almoço, a surpresa e a insegurança de quem anda pela primeira vez de comboio, a alegria estonteante das brincadeiras na areia.
Não gostei. Não gostei de a hora do regresso ter aparecido tão rapidamente, de não ter tido mais tempo para falar com os alunos, de me aperceber que no dia seguinte tudo iria regressar ao frenesim dos toques de campainha, às atividades quotidianas de todos…
Aos alunos, aos professores acompanhantes, aos assistentes operacionais, a todos os que colaboraram no sucesso desta visita, um bem-haja!
J. Neto de Miranda
Pré-requisitos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior
Pré-requisitos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior
Publicada em suplemento ao Diário da República a a deliberação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior que fixa os pré-requisitos para a candidatura de 2015-2016.
DELIBERAÇÃO N.º 223-A/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 39/2015, 1º SUPLEMENTO, SÉRIE II DE 2015-02-25
Os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo de 2015 -2016, são os constantes do anexo I à presente deliberação, encontrando-se os seus regulamentos homologados pela CNAES, nos termos indicados nos anexos III a XX.