Os Jardins de Infância em ação
Os Jardins de Infância em ação
A nova realidade com que todos nos deparamos, atualmente, privou-nos de muitas coisas, que por vezes até criticávamos, no entanto, também nos obrigou a reinventarmo-nos e a encontrar soluções e estratégias diversificadas, sempre com o objetivo de ajudar as crianças e as respetivas famílias na execução de momentos de aprendizagem, que fomentem o desenvolvimento da criança no seu todo, dando continuidade às aprendizagens realizadas no jardim de infância.
Assim, cada educadora titular de turma muniu-se de várias estratégias, de acordo com a realidade de cada turma (e-mail, grupos fechados no facebook, whatsApp, CTT, telefone, entre outros), com o intuito de chegar à casa de todos, sem que ninguém fique de fora nesta nova realidade.
Em reunião de departamento, decidiu-se que todas as semanas as educadoras enviam aos encarregados de educação a planificação semanal, com propostas de atividade para cada dia da semana. No final da semana, nos contactos estabelecidos com os encarregados de educação, o “feedback” tem sido bastante positivo, uma vez que a maior parte foi unânime ao afirmar que as atividades solicitadas vão ao encontro dos interesses das crianças e que os materiais são de fácil acesso e se adaptam à realidade das famílias.
Também foi transmitida total disponibilidade aos encarregados de educação por parte das educadoras, para o esclarecimento de qualquer dúvida ou constrangimento com que se deparem.
Deste modo, deixamos aqui os parabéns a todos os envolvidos, sobretudo às famílias, uma vez que esta tarefa não tem sido fácil para ninguém.
Obrigada a todos os Pais pela vossa entrega, dedicação e envolvimento.
O Departamento da Educação Pré-escolar
Faq´s Ensino Básico e Ensino Secundário - Provas e Exames
Faq´s Ensino Básico e Ensino Secundário - Provas e Exames
Origem, Vida, Viagens e Legado de Fernão de Magalhães
Origem, Vida, Viagens e Legado de Fernão de Magalhães
Fernão de Magalhães faleceu há precisamente 499 anos. Foi no dia 27 de abril de 1521, na Ilha de Mactan, no arquipélago de São Lázaro, uns anos depois designado por Filipinas, em homenagem ao príncipe Filipe.
Com o documento de acesso livre “Fernão de Magalhães – Celebrando o U Centenário da Viagem”, prestamos uma homenagem a este vulto da Humanidade, que nos deixou um notável legado científico, cultural, civilizacional.
Trata-se de mais um recurso que a Biblioteca Escolar partilha com a comunidade, tendo em vista a promoção da história local e da cidadania global.
Pode aceder aqui ao trabalho.
E em formato de Livro Digital...
Boa viagem…, com Fernão de Magalhães!
Biblioteca Escolar
Sugestões no Dia Mundial do Livro
Sugestões no Dia Mundial do Livro
Celebra-se hoje o Dia Mundial do Livro.
Trata-se de um pretexto excelente para escolher um amigo – sim, porque o livro é um amigo! – e viajar, descobrir histórias e realidades (ficcionadas ou não), conhecer espaços e pessoas.
Nestes tempos de confinamento, eis uma oportunidade para darmos novos mundos ao nosso mundo, sem sairmos de casa.
Não faltam propostas que nos abrem as páginas para momentos únicos de emoção, de encontro, de ensinamento, de crescimento, de sabedoria, de humanismo. E de prazer!
Aqui ficam quatro sugestões de bibliotecas digitais, de acesso livre. São milhares e milhares de obras, à distância de um clique:
Biblioteca Digital Camões – http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html
Biblioteca Nacional Digital – http://bndigital.bnportugal.gov.pt/
Domínio Público – http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Projeto Gutenberg – http://www.gutenberg.org/browse/languages/pt
Boas leituras!
Biblioteca Escolar
Biblioteca Escolar está em linha
Biblioteca Escolar está em linha
A BE continua a estar ao serviço da comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, passando agora a desenvolver o seu trabalho à distância (E@D).
O blogue desta estrutura (www.bibliobarca.blogspot.com) é a ferramenta privilegiada de comunicação, através da qual serão propostas atividades e conteúdos e indicado o caminho de acesso ao atendimento (síncrono e assíncrono), através da turma “Biblioteca Escolar” existente no “Google Classroom”.
A produção e edição do programa semanal de rádio “Leituras e Companhia” (“Barca FM | 99.6”), promovendo o desenvolvimento das várias literacias e estimulando a vivência de diferentes áreas do conhecimento, mantém-se uma realidade ainda mais desafiante no contexto dos múltiplos constrangimentos que a atual situação nos coloca.
O envolvimento e compromisso da comunidade escolar contribuirá certamente para a superação das dificuldades, pelo que se renova o convite a docentes, alunos e encarregados de educação para que participem, seja a título pessoal, seja em representação de determinada turma.
Eis algumas das rubricas da grelha de programação a que pode dar voz: “opiniões de segunda”, “filosoficamente – vale a pena refletir”, efemérides, hora da poesia, notícias.
Nestes tempos novos de confinamento, é fundamental mantermos laços identitários e alimentarmos o sentido de pertença a esta Comunidade do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, compartilhando nos canais habituais de comunicação o pulsar do nosso quotidiano (ainda que construído à distância), os nossos trabalhos, os nossos projetos, o conhecimento formal e emocional.
No âmbito desta cultura de trabalho colaborativo, propomo-nos também enriquecer a secção “Materiais de Apoio”, existente desde há anos no portal do Agrupamento e no blogue da BE.
Trata-se de um projeto que está aberto ao contributo de todos os docentes, através da partilha de recursos / materiais de apoio à construção do conhecimento, e que procura favorecer a autonomia e a responsabilidade dos alunos e, em última instância, a melhoria da qualidade das suas aprendizagens.
A divulgação de livros digitais gratuitos, áudio livros (hora do conto), publicações periódicas em linha e outros textos adequados à faixa etária / interesse dos alunos, eventualmente com propostas lúdico-educativas, constitui outra aposta da BE.
A equipa da BE vai ainda continuar e, se possível, reforçar o apoio a alunos do 1.º Ciclo sinalizados com mais dificuldades, esclarecendo dúvidas e orientando-os nos domínios relevantes para o desenvolvimento do currículo, de modo síncrono e assíncrono.
Biblioteca Escolar
COMUNICAÇÃO Nº 05/JNE/2020 - Orientações para o processo de inscrição nas provas e exames do ensino secundário.
COMUNICAÇÃO Nº 05/JNE/2020
Orientações para o processo de inscrição nas provas e exames do ensino secundário
Cuidar da comunidade escolar em tempo de confinamento
Cuidar da comunidade escolar em tempo de confinamento
No documento “8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino à Distância (E@D) nas Escolas”, destaca-se, no ponto sétimo, a importância de cuidar da comunidade educativa, nomeadamente, “Promover o bem-estar emocional” e “prevenir o isolamento de alunos”.
Neste âmbito e no quadro da promoção dos valores da cidadania, esta é uma missão a que a Escola tem de continuar a dedicar a sua atenção, com discernimento e responsabilidade.
A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – tem uma linha de apoio à vítima, bem como um conjunto de recursos e de canais de comunicação, a partir do seu portal.
Os mais dirigidos concretamente a crianças e jovens são:
- APAV para jovens: http://www.apavparajovens.pt/pt/
- CARE - Apoio a crianças e jovens vítimas de violência: https://apav.pt/care/
- 4D - Programa para escolas: https://apav.pt/4d/
- Cibercrime: https://apav.pt/cibercrime/
- Formação APAV: http://www.formacaoapav.pt/
Em tempo de confinamento, ninguém se pode sentir perdido. Há canais e recursos a que é sempre possível aceder, para conseguir apoio.
Acesso ao ensino superior 2020: Determinação da nota de candidatura pelo regime geral de acesso
Acesso ao ensino superior 2020
Determinação da nota de candidatura pelo regime geral de acesso
VIVA A LIBERDADE #emcasa
VIVA A LIBERDADE #emcasa
Desafiados a pesquisarem pensamentos sobre a LIBERDADE, numa atitude comemorativa da efeméride, os alunos do 12.º C corresponderam da melhor maneira, possibilitando em conjunto, um tributo ao 25 de Abril.
Porque a Liberdade é um valor adquirido.
Porque a sua conquista não pode ser esquecida.
Hoje, estamos confinados em casa, mas com a sensação de conforto de sermos livres.
Celebraremos a revolução do 25 de abril de 1974 desta vez em casa, mas sem nos esquecermos que esta celebração será para sempre uma celebração de rua.
A professora de História A
Maria Paula Santos Silva
Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril
- O terceiro período é prolongado até 26 de Junho;
- Do 1.º ao 10.º ano haverá apenas actividades lectivas não presenciais, de acordo com o plano de ensino a distância elaborado por cada escola;
- Mesmo trabalhando a partir de casa, os alunos continuam obrigados ao cumprimento dos seus deveres, incluindo o de participar nas actividades propostas e enviar à escola os trabalhos realizados;
- A avaliação do final do ano integra também o trabalho realizado pelos alunos no terceiro período;
- São canceladas todas as provas e exames nacionais, excepto aqueles que funcionem como provas específicas para efeitos de acesso ao ensino superior;
- Mantêm-se os exames de equivalência à frequência, mesmo no ensino básico, nomeadamente para os alunos autopropostos e os do ensino individual e doméstico;
- A primeira fase dos exames decorre de 6 a 23 de Julho e a segunda de 1 a 7 de Setembro;
Artigo 8.º
(...)
3 - Os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.
Inscrição nos exames finais nacionais
1 — Sem prejuízo das inscrições efetuadas ao abrigo do estipulado no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado em anexo ao Despacho Normativo n.º 3-A/2020, de 5 de março, na pendência da suspensão das atividades letivas presenciais, o processo de inscrição nos exames finais nacionais obedece às seguintes regras:
a) Os alunos ou os seus encarregados de educação enviam para a escola, por correio eletrónico, o boletim de inscrição (modelo EMEC) disponibilizado em formato editável ou a digitalização do original, devidamente preenchido;
b) As escolas confirmam a receção dos documentos identificados na alínea anterior e procedem à verificação da conformidade da inscrição relativamente à situação escolar do aluno, dando desse facto conhecimento ao mesmo ou ao encarregado de educação, através de correio eletrónico;
c) Nas situações em que não seja possível a utilização do recurso previsto na alínea a), a inscrição pode ser efetuada através de formulário disponibilizado, para esse efeito, na plataforma eletrónica disponível em https://exames.dgeec.mec.pt/.
1 — Antes do termo do prazo do processo de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário, as escolas contactam os alunos ou encarregados de educação que ainda não tenham procedido à respetiva inscrição, com vista a que estes o façam.
2 — Compete às escolas a divulgação, nos respetivos sítios na Internet e através de outros meios que julguem mais eficazes, dos procedimentos de inscrição previstos no n.º 1.
3 — Os diretores das escolas, atento o contexto da comunidade em que se encontram inseridos, podem optar por outros modos de inscrição que julguem mais adequados e eficazes, designadamente em articulação com os diretores de turma, de forma a que os alunos não fiquem inibidos do seu direito de inscrição.
4 — Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial ou no dia da realização do primeiro exame, os alunos ou os seus encarregados de educação procedem à entrega do original ou do modelo descarregado do boletim de inscrição, devidamente preenchido e assinado, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição.
5 — O prazo de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário previsto no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado em anexo ao Despacho Normativo n.º 3-A/2020, de 5 de março, é prorrogado até 11 de maio de 2020.
6 — No prazo estabelecido no número anterior, os alunos alteram, sempre que necessário, as inscrições para os exames finais nacionais que já tenham sido efetuadas, com vista à adaptação das suas opções nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 8.º
7 — A comunicação das alterações a que se refere o número anterior é efetuada nos termos previstos nos n.os 1 e 4, com exceção do disposto na alínea c) do n.º 1.
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca