Provas e Exames dos Ensinos Básico e Secundário - Informações | Documentos
Provas e Exames dos Ensinos Básico e Secundário
Informações | Documentos
- Comunicação n.º 2-JNE-2020 - Orientações para o processo de inscrições
- Comunicação n.º 3-JNE-2020 - Plataforma eletrónica das adaptações
Ensino Básico
- Instruções de Preenchimento do Boletim de Inscrição Editável (Ensino Básico)
- Boletim de Inscrição (Ensino Básico)
- Lista de Códigos Provas Finais e Provas Equivalência Frequência (Ensino Básico)
Ensino Secundário
- Instruções de Preenchimento do Boletim de Inscrição Editável (Ensino Secundário)
- Boletim de Inscrição (Ensino Secundário)
- Lista de Códigos Exames Finais e Provas Equivalência Frequência (Ensino Secundário)
- Tabela de Cursos do Ensino Secundário
Notícias associadas (ler aqui...)
Apoio às famílias durante o encerramento das escolas
Apoio às famílias durante o encerramento das escolas
Os pais que necessitem de faltar ao trabalho por assistência inadiável a menor de 12 anos ou dependente, decorrente de encerramento de estabelecimento de ensino ou de equipamentos de apoio à primeira infância ou deficiência têm direito a um apoio excecional à família. Para aceder a este apoio deve apresentar uma declaração à sua entidade empregadora, a qual é responsável pelo requerimento do apoio junto da Segurança Social.
Evite deslocar-se à Escola ou à Segurança Social!
Faça o download do formulário e consulte o documento com as perguntas mais frequentes!
Formulário: http://www.seg-social.pt/formularios
Dúvidas frequentes - Segurança Social: http://www.seg-social.pt/covid-19-perguntas-e-respostas
Suspensão das atividades letivas
Suspensão das atividades letivas
Informa-se toda a comunidade escolar de que, por decisão do Governo, as atividades letivas estarão suspensas a partir do dia 16 de março, até 13 de abril.
Para minimizar os riscos, a todos se recomenda o cumprimento das orientações da Direção-Geral de Saúde, amplamente divulgadas, quer a partir da Escola, quer pelos meios de comunicação social, quer pelos profissionais de saúde.
Segundo comunicação de hoje do Ministério da Educação, “Considera-se muito importante que a comunicação feita às famílias sobre a suspensão das atividades seja acompanhada de uma recomendação forte da parte da escola para que sejam cumpridas as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, de contenção da participação dos alunos em atividades, iniciativas e deslocações a locais que potenciem o contágio”.
Não se tratando de férias escolares, solicita-se que, neste contexto específico, os alunos realizem em casa os estudos e os trabalhos que os recursos e os meios técnicos e tecnológicos disponíveis permitam.
Comunica-se, também, a suspensão dos transportes escolares a partir de segunda-feira, dia 16 de março.
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
COVID-19 | Comunicação
COVID-19 | Comunicação
Não tem sido fácil encontrar a reação adequada face à propagação do surto do COVID-19. E há agora um facto novo, a suspensão das atividades letivas, cuja operacionalização ainda se desconhece. Na busca da melhor resposta possível teremos que ser previdentes. Tudo fazer para conter a desconfiança e o alarmismo.
Sem alarmismos, importa estarmos atentos. Sermos exigente com as autoridades responsáveis por gerir a situação e não termos a pretensão de sabermos mais do que elas. Não podemos dar-nos ao luxo de selecionar as indicações que aceitamos e seguimos ou que simplesmente recusamos.
A Organização Mundial de Saúde têm pedido rigor a lidar com a pandemia do COVID-19. A melhor forma de fazermos a nossa parte é cumprir o que nos é pedido. Mesmo que em algum momento isso nos pareça excessivo. E nos próximos dias isso vai acontecer!
Por isso é importante recordar que, entre a data em que uma medida é decretada e a data em que produz efeitos são precisos alguns dias. E é também por isso que, nos últimos dias, temos defendido que seria imprudente esperar que as coisas ficassem más para fazer tudo para impedir que ainda ficassem piores!
Nos novos dias que se avizinham, conscientes da nossa incapacidade de prever como as coisas vão evoluir, a necessidade de proteger a comunidade e, em especial, os mais frágeis e vulneráveis ao contágio e às suas consequências, exige-nos comprometimento. Exige-nos uma grande responsabilidade individual. Porque até é provável que a nossa vida venha a ser mais afetada do que aquilo que imaginávamos ou gostaríamos.
Daí a razão para se apelar a toda a comunidade educativa para que mantenha a serenidade e a confiança nas decisões tomadas pelas autoridades de saúde. Porque este é um caso de saúde pública.
Recomenda-se a todos aqueles que apresentem sintomas gripais (tosse, febre e dores no corpo) e que tiveram contacto com doentes confirmados de COVID-19 que fiquem em casa. É fundamental, nestas situações, o cumprimento das normas de segurança e de higiene. Tal como nos casos em que não existem os sintomas!
As pessoas vulneráveis devido a condições de saúde como a diabetes 1, imunodeficiência, problemas renais e cardiorrespiratórios devem ficar resguardadoas.
É fundamental que todos saibam o significado do isolamento que nos é pedido. Os dias de suspensão da normalidade que aí vêm não são dias de lazer!
Na escola, tendo em conta as atuais circunstâncias, vamos estar atentos às recomendações da Direção Geral de Saúde, veiculadas pela comunicação social, assim como à decisão do governo relativa ao encerramento das escolas. Para tomar as medidas adequadas. Que serão comunicadas nos locais de estilo e pelos canais habituais.
Na esperança de que esta fase conturbada seja rapidamente superada!
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Conversas na Escola… Gonçalo Cadilhe
Conversas na Escola… Gonçalo Cadilhe
No passado dia 6 de março, no âmbito das comemorações do V centenário da viagem de circum-navegação do globo terrestre por Fernão de Magalhães, a Escola Secundária de Ponte da Barca teve o privilégio de receber o autor da obra “Nos passos de Magalhães”, Gonçalo Cadilhe.
A atividade designada “Conversas na Escola… Gonçalo Cadilhe” contou com a participação do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, da Sr.ª Vereadora do pelouro da Educação, do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, de vários professores e alunos dos 7.º e 11.º anos.
Todos os participantes puderam fruir das experiências tidas por este viajante, escritor e seguidor da rota de Magalhães, bem como de um espaço aberto para questões e reflexões sobre os lugares do mundo tocados por este navegador da história dos Descobrimentos.
Gonçalo Cadilhe abordou algumas peripécias ocorridas na sua viagem, curiosidades, encontros de povos e culturas, monumentos, adversidades, ou seja, um conjunto de ingredientes que transformaram este encontro num regresso ao passado de Magalhães, com uma perspetiva do presente dotada de temas que na contemporaneidade fazem parte das preocupações da Humanidade, como a questão ambiental.
Todos os alunos manifestaram interesse e entusiasmo por estas histórias cheias de magia, narradas à luz de um viajante contemporâneo, que desde cedo sentiu fascínio pelo espírito heroico e audaz desta figura incontornável.
Professor António Barbosa
Ordem de Serviço n.º 81 (Suspensão das Atividades Escolares Não Essenciais)
Ordem de Serviço n.º 81
Assunto: Suspensão das Atividades Escolares Não Essenciais
Destinatários: Comunidade educativa
No quadro epidemiológico do novo coronavírus, COVID-19, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca elaborou o respetivo Plano de Contingência, nos termos definidos legalmente.
Embora não se registe no Agrupamento, de momento, qualquer caso que suscite preocupação ou especial cuidado, entendo, auscultada a estrutura de apoio, que se justifica a adoção de medidas preventivas. Tenhamos bem presente que, considerando a inexistência de tratamento específico para o COVID-19 a melhor maneira de lidarmos com este vírus, para diminuir as condições de propagação da pandemia, é, sobretudo, a prevenção.
Assim, procurando diminuir os riscos de contágio, determino:
- A suspensão, até ao primeiro dia de aulas do 3.º Período, de todas as atividades escolares previstas para o exterior das instalações escolares, nomeadamente as visitas de estudo/passeios escolares, o desporto escolar e quaisquer outras que impliquem deslocação de alunos e professores para o exterior do Agrupamento.
- A suspensão, no mesmo período de tempo, das atividades a realizar no espaço escolar que envolvam, cumulativamente, pessoas externas ao Agrupamento e a aglomeração de muitos alunos em espaços fechados.
- O encerramento temporário das bibliotecas escolares.
- A alteração temporária das atividades práticas em Educação Física por outras a definir no seio do grupo disciplinar.
- A necessidade de, terminada a atividade letiva, sob responsabilidade e supervisão do professor, se deixarem abertas as janelas das salas de aula para arejamento dos espaços.
- A presente ordem de serviço será dada a conhecer a toda a comunidade educativa.
- Sempre que se justificar, serão transmitidas orientações decorrentes da evolução do contexto e da avaliação realizada.
- Na primeira semana de aulas do 3.º Período serão divulgadas novas orientações sobre este assunto.
Ponte da Barca, 9 de março de 2020
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Guia Para Aplicação De Adaptações Na Realização De Provas E Exames (2020)
Guia Para Aplicação De Adaptações Na Realização De Provas E Exames (2020)
Dia Internacional da Mulher
Dia Internacional da Mulher
Celebremos o Dia Internacional da Mulher.
Este ano, com um fotopoema da Amiga e Colega Lúcia Ribeiro.
Que partilhamos com todos!
Mulheres e homens.
Por um mundo sim!