Orçamento participativo das Escolas - 4.ª edição
Orçamento participativo das Escolas - 4.ª edição
Sessões de Higiene e Saúde Oral e Atividade Laboratorial
Sessões de Higiene e Saúde Oral e Atividade Laboratorial
As 25 turmas da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa sessão de promoção da higiene e saúde oral, seguida de uma atividade laboratorial.
A sessão incluiu a leitura de uma estória, a cargo da Biblioteca Escolar, um momento de educação para a saúde, pela equipa de Saúde Escolar da UCC de Ponte da Barca, com as enfermeiras Alexandrina Rodrigues e Sónia Fernandes, acompanhadas de estudantes de Enfermagem, e ainda uma atividade laboratorial, designada “ExpereCiência Dentífrica”, dinamizada pelo “Clube de Ciência Viva” do Agrupamento.
Ao mesmo tempo, aconteceu também a aplicação de verniz de flúor às crianças nascidas em 2013, 2014, 2015 e 2016, pela Higienista Oral Ângela Ferreira, da Unidade de Saúde Pública do Alto Minho.
Inserida no âmbito do programa nacional SOBE – Saúde Oral e Biblioteca Escolar – da responsabilidade da Direção-Geral da Saúde, Plano Nacional da Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, esta intervenção mobilizou as três escolas do Agrupamento que ministram a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo, tendo em vista a promoção transversal do livro e da leitura, da higiene e saúde oral, nomeadamente a escovagem na escola, e ainda da apetência pela atividade laboratorial e trabalho científico.
Na sequência de uma candidatura apresentada pela Biblioteca Escolar e pela equipa de Saúde Escolar da UCC de Ponte da Barca, os alunos das turmas que assumiram o compromisso da escovagem na escola receberam um “kit” para a escovagem dos dentes.
A Organização
Agrupamento de Escolas participa no Concurso Nacional de Leitura
Agrupamento de Escolas participa no Concurso Nacional de Leitura
Doze alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca vão representar o concelho na fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que se realiza no próximo dia 24 de abril, em Ponte de Lima.
A constituição desta delegação barquense resulta do trabalho levada o cabo a nível de escola, no âmbito dos quatro escalões a concurso.
No 1.º Ciclo, depois de um trabalho centrado na obra “O Homem da Nuvem Escura”, de Inês Vinagre e ilustração de Sebastião Peixoto, os três alunos apurados são João Miguel Amorim Rêgo e Ana Luís de Alpoim Garcia Salvado Moreira, ambos da EB Diogo Bernardes, e Violeta Pires Cavalleri, da EB de Entre Ambos-os-Rios.
Por sua vez, no 2.º Ciclo, os três alunos que apresentaram melhor competência leitora do livro “Fernão de Magalhães”, de Isabel Thomas, são Ana Margarida Amorim Armada, Maria João Esteves Pereira e Leonor Imperadeiro Lemos.
“Magalhães e a primeira viagem à volta da Terra”, de Teresa Saavedra e ilustração de Maria Inês Gonçalves, foi o livro escolhido para o 3.º Ciclo, apurando-se o seguinte pódio: José Pedro Gomes Cerqueira, Lara Oliveira Barros e Mafalda Cerqueira da Silva.
Finalmente, no Secundário foi também lida uma obra relacionada com a temática dos 500 anos da viagem de Magalhães – “Nos Passos de Magalhães”, de Gonçalo Cadilhe – e os alunos que revelaram melhores desempenhos são Inês de Amorim Rêgo, Rita Lima Ribeiro e Maria João de Alpoim Garcia Cerqueira.
Está de parabéns esta delegação que tem a responsabilidade de representar o concelho de Ponte da Barca na festa da leitura, fase Intermunicipal, assim como todos os outros colegas que participaram na atividade, ao nível da respetiva Escola.
Biblioteca Escolar
LA CHANDELEUR
LA CHANDELEUR
1, 2, 3… c´est reparti!
Les master chefs pâtissières de notre école ont à nouveau ouvert leur crêperie pour offrir à toute la communauté des crêpes blondes, bien rondes et garnies. Dès la veille, tout a été méticuleusement préparé pour servir - dans la joie et la bonne humeur - les nombreux gourmands qui sont accourus pour ne pas perdre une miette de cette saveur exquise.
16 bols de pâtes à crêpes… 9 bocaux de Nutella… ont été à peine suffisants pour réchauffer l´estomac en ce mois de février! Comme geste de remerciement, nous vous laissons quelques conseils pour faire cuire vos crêpes à la maison, en famille. À votre tour de jouer!
Prenez note: pour 30 crêpes, mélangez dans un bol 500g de farine, 6 œufs fermiers, 4 cuillères à soupe de sucre, 1 pincée de sel, 1 sachet de sucre vanillé et 100g de beurre. Versez doucement 1 litre de lait et, si nécessaire, un peu d´eau. Battez tout au fouet. Puis, laissez reposer la pâte quelques heures. Vous pourrez finalement vous amuser à faire sauter vos crêpes sur la poêle ou sur une crêpière. Attention à ne pas vous brûler les doigts!
Bon appétit!
Les francophiles…
Visita do Projeto "Kid Fun – Educação para Valores”
Visita do Projeto "Kid Fun – Educação para Valores”
A Escola Básica Diogo Bernardes, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, a Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios, no dia 13 de fevereiro, e a Escola Básica de Crasto, no dia 14 de fevereiro, acolheram a visita do “Projeto Kid Fun – Educação para Valores”.
Esta iniciativa da Fundação Benfica tem como principal objetivo apoiar a Escola e a Família na educação das crianças, ao nível do SABER SER, motivando-as à descoberta e aprofundamento dos valores fundamentais de conduta e vida em sociedade.
Nesta actividade participam todos os alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento, sendo trabalhados nas sessões práticas e motivacionais os seguintes valores: respeito, superação, verdade, excelência, humildade, responsabilidade, “fair-play”, cooperação, amizade e compromisso.
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Rede de Bibliotecas Escolares aprova “EmBarca na Escrita”
Rede de Bibliotecas Escolares aprova “EmBarca na Escrita”
“EmBarca na Escrita” é o título do projeto que a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca apresentou à Rede de Bibliotecas Escolares.
A candidatura – que acaba de ser aprovada juntamente com mais nove a nível nacional – integra-se no domínio da escrita e tem como objetivo dar consistência e alargar, no horizontre temporal dos próximos dois anos letivos, um conjunto de boas práticas existentes.
A ideia central passa pelo aprofundamento de uma Cultura de Escrita que se traduza na produção semanal de textos de diversas tipologias, com a participação de alunos de todos os ciclos de ensino.
Proporcionando ambientes estimulantes que desafiem os alunos a lançar mãos à obra, “EmBarca(ndo) na Escrita” e partilhando com a comunidade escolar e o público em geral o resultado das suas produções, espera-se que este projeto contribua não só para o aprofundamento do domínio da expressão em língua portuguesa, mas também do pensamento estruturado, da capacidade argumentativa, da criatividade e da sensibilidade artística.
Promover entre os discentes o exercício da cidadania, cultivando a autonomia e o espírito crítico, o pluralismo democrático e o compromisso com valores humanistas, são outros objetivos desta intervenção, contemplada com um apoio financeira de três mil euros para aquisição de fundo documental e de equipamento.
Biblioteca Escolar
Alunos assistem a filme da viagem de Magalhães
Alunos assistem a filme da viagem de Magalhães
No dia 7 de fevereiro, os alunos dos 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca tiveram a oportunidade de visualizar o filme “Uma Aventura nos Mares”, no auditório da EPRALIMA.
Esta película, destinada ao público escolar, versou sobre a expedição marítima que efetuou a primeira viagem de circum-navegação planeada e comandada por um português, Fernão de Magalhães, que morreu antes de a concluir. As aventuras, perigos, conflitos e traições, a que estiveram expostos todos os navegadores que integraram uma viagem que jamais se apagou da História e que deu um novo rumo à Humanidade, também foram retratadas no referido filme.
Esta iniciativa, levada a cabo por este estabelecimento de ensino, contou com a colaboração da Câmara Municipal de Ponte da Barca, e inseriu-se nas comemorações do V centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, com as quais a Escola tem tido o cuidado de assinalar os momentos mais marcantes desta epopeia, com eco mundial.
Após a visualização do filme, todo os alunos dos 2º e 3º ciclos poderão refletir e comentar a temática do filme, através de um debate que será operacionalizado nas aulas de Oferta Complementar.
Professor António Barbosa
História Local e Fernão de Magalhães
História Local e Fernão de Magalhães
“Ao encontro da História Local e de Fernão de Magalhães” foi o tema genérico de uma atividade de integração curricular desenvolvida com os alunos do 5.º ano de escolaridade.
Promovida pela Biblioteca Escolar, pela Oferta Complementar e pela Autonomia e Flexibilidade Curricular, a ação desafiou ou alunos a participar num peddy-paper, ao longo de uma visita guiada pelo professor Luís Arezes, com passagem pelo Centro Histórico de Ponte da Barca.
Saindo da Praceta Frei Agostinho da Cruz, em frente à Escola Básica Diogo Bernardes, a viagem dedicou particular atenção ao Jardim dos Poetas e à importância destes dois grandes poetas barquenses.
Ainda neste espaço emblemático, falou-se da “barca”, da “ponte” e da origem do topónimo “Ponte da Barca”, da carga lendária da figura de Maria Lopes da Costa, do pelourinho enquanto símbolo das regalias municipais, do mercado pombalino construído em 1752 e até das cheias de 22 de dezembro de 1909.
Os alunos tiveram, então, oportunidade de visitar o Centro Interpretativo do Património Fernão de Magalhães, onde puderam viajar pela vida e pela obra notável deste vulto da Humanidade, em cujas veias corria sangue da linhagem dos Magalhães e que, muito provavelmente, terá mesmo nascido por estas paragens.
De regresso, apreciaram na frontaria da capela da Lapa a pedra de armas da família Magalhães e Menezes, donatária da Terra da Nóbrega e de Ponte da Barca, e fizeram uma leitura simbólica do monumento ao navegador erguido na Praça com o seu nome.
Ainda no âmbito das comemorações dos 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães às Molucas (1519-1522), que acabaria por se revelar a primeira viagem de circum-navegação ao Globo, também os alunos dos 4.º e 6.º anos participaram numa sessão sobre a vida e a obra do navegador.
Foi dinamizada pela Biblioteca Escolar e constituiu um momento excelente para tomarem consciência do feito de Magalhães e, sobretudo, do impacto da sua viagem em termos científicos, culturais e civilizacionais.
Estas atividades revelaram-se muito proveitosas, na medida em que proporcionaram, de uma forma dinâmica, aprendizagens significativas, partindo do local para o global, ao mesmo tempo que promoveram a cidadania, a identidade local e o do respeito / apreço pelos valores da História e da Cultura universais.
A Organização
As Olimpíadas do Património e da Cidadania
As Olimpíadas do Património e da Cidadania
Aberto à participação das turmas dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, está a decorrer o concurso "As Olimpíadas do Património e da Cidadania".
Promovido pelo Município de Ponte da Barca, o concurso desenvolve-se em duas fases e tem como objetivos projetar a partilha de experiências culturais e de conhecimentos entre as crianças, impulsionar a utilização das TIC na aprendizagem e promover a consciência cultural, social e política.