Atividades Letivas | 3.º Período
Atividades Letivas | 3.º Período
A toda a comunidade escolar!
A pandemia da Covid-19 desafiou a escola, agora mais do que nunca, a reinventar-se e a reorganizar-se.
Hoje, o tempo que vivemos, mesmo à distância uns dos outros, deve ser de proximidade e de partilha.
Acredito que com responsabilidade, dedicação, sentido de dever cívico, serenidade, solidariedade, esperança e otimismo, poderemos transformar este momento numa história de sucesso coletivo.
Apesar das limitações existentes, temos de conseguir não deixar nenhum aluno para trás. Esse é o compromisso da comunidade escolar!
Ainda que de formas diferentes, vamos, a partir da próxima semana, encontrar soluções para chegar a todos.
Assim, na sequência da decisão do Conselho de Ministros, vimos divulgar um conjunto de informações importantes.
3.º Período
- O 3.º período começa a 14 de abril, sem atividades presenciais, continuando em vigor a modalidade de ensino à distância, tal como nas últimas duas semanas do segundo período.
- No dia 17 de abril será comunicado, através do diretor de turma/professor titular, a todos os Encarregados de Educação o plano de trabalho que cada turma terá ao longo da semana seguinte. Que será atualizado todas as semanas. Nesse mesmo dia será também comunicado o horário de atendimento do diretor de turma/professor titular.
- Vai haver avaliação sumativa no 3.º período. Pelo que, a todos os alunos, será atribuída uma classificação (nota) no final do ano. Naturalmente, atenderá ao conhecimento que o professor tem do trabalho realizado por cada aluno ao longo do ano e às aprendizagens desenvolvidas, tendo em conta as circunstâncias específicas de realização do 3.º período. Os alunos e encarregados de educação deverão estar atentos à informação que lhes vai ser transmitida por educadoras/professores titulares e diretores de turma para, responsavelmente, continuarem a desenvolver o percurso escolar iniciado em setembro de 2019.
Situações específicas:
- No Ensino Básico, as aulas terão lugar em regime não presencial até ao final do ano letivo. Para complementar o ensino à distância por meios digitais, haverá módulos de ensino/aprendizagem através da televisão, utilizando o canal da RTP Memória, disponível na TDT, por cabo e por satélite. A emissão do #EstudoEmCasa, nome atribuído a este conjunto de conteúdos pedagógicos temáticos, arranca na segunda-feira, 20 de abril, com o seguinte horário:
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- 1.º ciclo: das 09h00 às 11h30;
- 2.º ciclo: 11h40 às 12h50;
- 7.º e 8.º anos: 15h00 às 15h50;
- 9.º ano: 16h00 às 17h50.
- No Ensino Secundário, o 10.º ano, as aulas funcionam em regime não presencial até ao final do ano letivo. Para os 11.º e 12.º anos, as escolas vão estar preparadas para, se a evolução da situação epidemiológica o permitir, recomeçarem as aulas presenciais. Nos 11.º e 12.º anos, só haverá aulas presenciais das 22 disciplinas cujas provas finais são necessárias para o acesso ao ensino superior. Nas restantes disciplinas o ensino continuará a ser feito à distância.
- A não participação dos alunos em atividades presenciais por opção manifesta dos encarregados de educação não constitui falta injustificada. Se as atividades presenciais forem retomadas, serão seguidas as normas de higienização e distanciamento social em vigor nesse momento.
- No Ensino Profissional, em termos a definir pelo Agrupamento, as provas de aptidão poderão realizar-se em regime não presencial e as práticas em contexto de trabalho poderão ser substituídas, entre outras soluções, por práticas simuladas.
- No que respeita a Provas e Exames, há a reter que, no ensino básico, não serão realizadas as provas de aferição, nem as provas finais do 9.º ano. No ensino secundário serão realizados exames das 22 disciplinas cujas provas são necessárias para o acesso ao ensino superior. Cada aluno só realiza os exames de que necessita para acesso ao ensino superior.
- O novo calendário de exames prevê:
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- A 1.ª fase realiza-se entre 6 e 23 de julho;
- A 2.ª fase realiza-se de 1 a 7 de setembro.
- A Escola Secundária de Ponte da Barca é o único estabelecimento aberto. Funciona todos os dias em horário contínuo, entre as 08:30 e as 14:30 horas. O acesso às instalações está condicionado ao cumprimento das mais elementares regras de respeito pela saúde pública.
Quando todos regressarmos à escola, regressaremos seguramente diferentes. Com uma experiência de vida que não antecipávamos.
Regressaremos, por isso, mais fortes e melhores cidadãos!
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Desenvolvimento do terceiro período
Desenvolvimento do terceiro período
Na sequência das decisões de ontem do Conselho de Ministros, levamos ao conhecimento de toda a comunidade escolar informação relevante sobre o desenvolvimento do terceiro período.
- Suspensão das atividades letivas presenciais – 3.º período (Decreto-Lei aprovado no Conselho de Ministros)
- 9 princípios orientadores para acompanhamento dos alunos que recorrem ao #EstudoEmCasa
#EstudoEmCasa
A Escola na Televisão para alunos do ensino básico
Alteração de datas de acesso ao Ensino Superior
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público – CNA 2020/21
Calendarização prevista, principais intervenientes e respetivas competências
Ordem de Serviço n.º 91 - Funcionamento do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca até 13 de abril de 2020
Ordem de Serviço n.º 91 - 2019/2020
Assunto: Funcionamento do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca até 13 de abril de 2020
Destinatários: Comunidade educativa
Na sequência da publicação de despacho do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca a determinar, para o pessoal não docente, a realização de jornada contínua, torna-se necessário adequar a Ordem de Serviço n.º86 - 2019/2020 de 16 de março.
Assim, determino:
1. A Escola Secundária de Ponte da Barca funciona, a partir de 6 de abril de 2020, nos dias úteis, de modo contínuo, no seguinte horário: 08h30 às 14h30;
2. O n.º 2 da Ordem de Serviço n.º 86 - 2029/2020 de 16 de março é revogado, mantendo-se em vigor as restantes determinações (números 1, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9).
Ponte da Barca, 3 de abril de 2020
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Avaliação sumativa do 2.º período
Avaliação sumativa do 2.º período
Exmo.\a Encarregado\a de Educação
Caro\a aluno\a
As medidas de contingência provocadas pela Covid-19 provocaram alterações significativas na forma de funcionamento das nossas escolas e na forma como estávamos habituadas a comunicar. Atravessamos um período em que temos de concretizar a nossa missão à distância, obrigando à mudança radical na forma como nos relacionamos, justificada pela gravidade que representa, para todos nós, esta pandemia.
De igual modo é necessário proceder a todas as adaptações necessárias na gestão dos procedimentos, de forma a não pôr em causa a necessidade de isolamento social a que esta epidemia nos obriga. Assim, este ano foi alterado o modo de comunicação da avaliação sumativa do 2.º período aos alunos e respetivos Encarregados de Educação, que será disponibilizada através da plataforma GIAE Online, a partir das 12:00 horas do dia 3 de abril de 2020.
Para consultar a forma de acesso, passo-a-passo, clique na imagem que se segue:
Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
No âmbito do "Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância", a CPCJ de Ponte da Barca está a promover uma atividade cuja ideia partiu da GNR em colaboração com as CPCJ do Distrito.
Pretende-se envolver as crianças nesta campanha.
Descarregue o desenho para colorir, ocupe o tempo das suas crianças e, se desejar, devolva o trabalho à CPCJ (ver contactos).
Fiquem em casa! Cuidem-se!
A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR
A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR
As duas últimas semanas do 2.º Período foram muito diferentes. As aulas foram suspensas e a escola procurou adaptar-se a esta nova realidade. Por razões de responsabilidade cívica e social, não estivemos juntos. Comunicamos através das redes e plataformas digitais e estivemos todos preocupados com o bem comum.
Deparamo-nos com dificuldades, mas todos trabalhamos no sentido de as tentar minimizar. A primeira ação foi dos docentes titulares de grupo/turma e diretores de turma que fizeram, nas suas turmas, a atualização dos dados de contacto, para desenvolvimento de atividades de aprendizagem, e a identificação número de alunos que não possuem computador e/ou acesso à internet. Tudo estamos a fazer, dentro das nossas possibilidades, para dar uma resposta às questões que estão a ser detetadas.
Essas duas semanas, desde dia 13 de março até ao final do 2.º Período, funcionaram como um teste a toda esta extraordinária situação, imprevisível, e para a qual ninguém estava preparado.
Asseguramos as avaliações sumativas do 2.º período (decorrem nestes dias) uma vez que os docentes, no quadro da avaliação formativa, têm elementos de avaliação que foram recolhidos no decorrer deste período letivo e no anterior e, como sempre, têm uma grande preocupação com os seus alunos. Logo que concluídas, todos os alunos do ensino básico e ensino secundário terão conhecimento, através da plataforma GIAE Online, de informação partilhada pelo docente titular de grupo/turma e diretor de turma, das apreciações realizadas aos seus desempenhos.
Os nossos docentes demonstraram um elevado grau de profissionalismo e, prontamente, desenvolveram esforços no sentido de encontrarem alternativas às atividades letivas e não letivas presenciais, pelo que é o tempo de manifestar o nosso reconhecimento.
Reconhecimento que também se estende aos encarregados de educação pelo esforço que têm feito no acompanhamento dos seus educandos na adaptação a estes novos desafios.
Aos alunos, já neste tempo de “férias”, queremos continuar a dizer que também deles se espera um elevado grau de compromisso com a sua aprendizagem, fazendo o possível para, dentro das suas possibilidades, responderem com empenho e responsabilidade aos desafios que lhes forem colocados.
E aos funcionários, também o reconhecimento pela prontidão e profissionalismo na criação de condições de apoio social, de saúde e, sobretudo, técnicas e administrativas que garantem a continuidade da prestação do serviço educativo.
Sabemos que o que é exigido é difícil, mas temos a esperança na superação destes dias e que tudo volte à tão desejada normalidade.
Antes de concluir, recorde-se que o calendário escolar marca para estes dias a avaliação de alunos. Mas também, até 13 de abril, dias para o repouso e recuperação de energias, para todos regressarmos à escola e às atividades letivas presenciais com a força e vitalidade necessárias aos novos desafios. Se, pelo desenvolvimento da pandemia da Covid-19, não for possível esse regresso aos espaços do Agrupamento, serão dadas orientações e instruções especificas sobre as ações a desenvolver.
Esta pausa, a que todos fomos obrigados, representa um pequeno desvio nas nossas vidas. Regressaremos seguramente diferentes. Com uma experiência de vida que não antecipávamos. Regressaremos, por isso, mais fortes! Melhores cidadãos. Preparados para dar todos os abraços que agora contemos!
Ponte da Barca, 31 de março de 2020
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
COVID 19 - FAQ | Perguntas e Respostas
COVID 19 - FAQ | Perguntas e Respostas
- Encerramento dos estabelecimentos de ensino ou dos equipamentos sociais de apoio à primeira infância ou à deficiência.
- trabalhadores por conta de outrem
- trabalhadores independentes
- trabalhadores independentes/medidas de apoio ao emprego
DESPACHO - Acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais
DESPACHO
Acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais
(artigo 10º do Decreto-lei n.º 10-A/2020, de 13/03)