Contratação de Escola 2020/2021 - Técnico Especializado - Psicólogo/a (35 horas)
Contratação de Escola 2020/2021 - Técnico Especializado - Psicólogo/a (35 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2020/2021.
Contratação de Escola 2020/2021 - Atividades de Enriquecimento Curricular de Música (11-09-2020)
Contratação de Escola 2020/2021 - Atividades de Enriquecimento Curricular de Música
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2020/2021.
Contratação de Escola 2020/2021 - Lista de Concorrentes aos horários de AEC de Música
Contratação de Escola 2020/2021 - Lista de Concorrentes aos horários de AEC de Música
Ao serviço da Literacia da Informação…
Ao serviço da Literacia da Informação…
Celebra-se, hoje, 8 de setembro, o Dia Internacional da Literacia, uma jornada que visa concentrar as atenções mundiais na alfabetização e na aprendizagem ao longo da vida.
Para a UNESCO, apesar dos progressos atingidos, os desafios de alfabetização persistem: cerca de 773 milhões de adultos em todo o mundo não têm competências básicas neste domínio. E, entre nós, ainda há perto de meio milhão de portugueses sem essas habilitações.
Mas o nosso país e a sociedade em geral debatem-se com um outro problema. É que vão longe, muito longe, os tempos em que o conceito de literacia significava apenas a capacidade de ler. E, à época, já significava imenso!
Desde há umas décadas a esta parte, o desafio ganhou outra dimensão. Em plena “era digital”, assistimos a um crescimento exponencial do imenso oceano da informação, que deixou de ser um privilégio de um número restrito de iluminados para passar a estar ao alcance de quase todos. É a “Sociedade da Informação”, verdadeira marca identitária de um mundo que se transformou numa “aldeia global”, para usar a feliz expressão de McLuhan.
Ora, é neste contexto que se impõem como prioritárias as chamadas literacias, nomeadamente a da informação. Porque, sem esta ferramenta, teremos uma multidão cada vez mais acrítica, amorfa, insensível, estúpida, desumana. Teremos uma cidadania cada vez mais anémica. E jamais veremos desabrochar o admirável mundo novo da “Sociedade do Conhecimento”.
Não basta, de facto, consumir informação. É preciso saber processá-la e o elemento responsável pelo processamento de toda a informação é o domínio da crítica. Sem ela, fica-se à mercê de slogans enganosos, da manipulação fácil, do fascínio instantâneo das notícias falsas.
Neste novo paradigma, à escola e à sociedade em geral coloca-se o desafio extremamente arrojado de preparar as novas gerações, equipando-as com as chamadas competências ou “habilidades de informação”, de tal forma que sejam capazes de, ao longo da vida, saber procurar, nos diversos suportes, a informação de que necessitam, de saber recolhê-la, avaliá-la, compreendê-la e tratá-la, tendo em vista a produção crítica de nova informação que responda a situações novas, comunicando-a de uma forma eficaz, ética e socialmente responsável.
Esta é a ferramenta fundamental para a vida que a instituição escolar deve facultar aos estudantes, isto é, ajudá-los a “aprender a aprender”. Porque a literacia da informação (e dos “media”) é o único caminho que abre horizontes no capítulo da construção do conhecimento, contribuindo para o aprofundamento da autonomia, na medida em que exige uma participação ativa e crítica.
E um estudante com autonomia e capacidade de construir o seu próprio conhecimento é, seguramente, um aluno mais bem apetrechado, que oferece mais garantias de sucesso escolar, e um cidadão equipado com as ferramentas que lhe auguram sucesso pessoal, profissional e cívico. Em síntese, é, com certeza, um espírito lúcido, uma mente criativa, um cidadão com horizontes, uma pessoa com autonomia e valor(es), um Homem com futuro…
Prof. Luís Arezes
“Costurar com Amor” – Exposição
“Costurar com Amor” – Exposição
Decorre, de 7 a 13 de setembro, nos Paços do Concelho de Ponte da Barca, a exposição “Costurar com Amor”, iniciativa do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, em colaboração com a autarquia e em parceria com a ONG “Dress a Girl Around the World – Portugal”.
Ao longo do ano letivo anterior, o Agrupamento de Escolas implementou esta atividade de solidariedade que tem como objetivo costurar vestidos e calções e angariar cuequinhas destinados a crianças de países em desenvolvimento. Professores, alunos e seus familiares, encarregados de educação, pessoal não docente, Câmara Municipal, União de Freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães, IPSS’s do concelho e demais elementos da comunidade deitaram mãos à obra e, superando todas as expectativas, confecionaram 135 vestidos e 25 calções, que serão enviados, juntamente com duas centenas de cuequinhas, à “Dress a Girl Around the World - Portugal”, instituição que os fará chegar às crianças que deles necessitam.
Queremos manifestar o nosso profundo agradecimento a todos os que colaboraram para que fosse possível concretizar esta nobre causa.
O nosso muito obrigada
A organização
Contratação de Escola 2020/2021 - Atividades de Enriquecimento Curricular de Música (03-09-2020)
Contratação de Escola 2020/2021 - Atividades de Enriquecimento Curricular de Música
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2020/2021.
Candidatura ao Ensino Superior - Deliberação n.º 802/2020
Candidatura ao Ensino Superior - Deliberação n.º 802/2020
[https://dre.pt/application/conteudo/139892306]
Sumário: Delibera a utilização de exames finais nacionais do ensino secundário, realizados na 2.ª fase de exames do ano letivo de 2019-2020, na candidatura ao ensino superior de 2020-2021.
(...)
Utilização dos exames finais nacionais do ensino secundário como provas de ingresso
1 — Os exames finais nacionais do ensino secundário realizados na 2.ª fase de exames do ano letivo 2019-2020 podem, a título excecional, ser utilizados como provas de ingresso na 1.ª fase dos concursos de acesso e ingresso ao ensino superior de 2020-2021:
a) Pelos candidatos ao ensino superior que não realizem os exames finais nacionais na primeira fase, por se encontrarem em confinamento obrigatório, em estabelecimento de saúde ou no respetivo domicílio, pelo facto de estarem infetados pela doença COVID 19 ou por ter sido determinada por autoridade de saúde a vigilância ativa sobre as suas situações no âmbito da atual pandemia.
b) Pelos candidatos ao ensino superior que não realizem os exames finais nacionais na primeira fase por terem sido afetados por graves motivos de saúde, designadamente intervenções cirúrgicas.
(...)
Aluna de Ponte da Barca selecionada para programa de mentoria da Farftech
Aluna de Ponte da Barca selecionada
para programa de mentoria da Farftech
Alice Cecília Ribeiro Moutinho, aluna que concluiu no passado mês de julho o 12.º ano na Escola Secundária de Ponte da Barca, é uma das dez candidatas admitidas ao programa “Farftech Plug-in Mentoring for Girls”.
O programa disponibilizará 10 mentoras a outras tantas alunas caloiras dos cursos de Tecnologia, Engenharia ou Matemática, que terão acesso a reuniões regulares nos escritórios da Farfetch no Porto e em Lisboa.
A Farfetch, plataforma para indústria da moda de luxo, vai acompanhar estas 10 jovens durante o primeiro ano do curso universitário, dando-lhes desde o início a oportunidade de estarem próximas da realidade prática.
Segundo os responsáveis pela iniciativa, “esta é uma forma de apoiar as estudantes que querem ter um papel no futuro da evolução científica e tecnológica. Estamos a ir diretamente à raiz de uma questão incontornável, que é o facto de haver poucas mulheres, sobretudo, nas áreas de Tecnologia e Engenharia, apresentando um programa de mentoria com outras mulheres que já fizeram o mesmo caminho e que poderão apoiá-las no seu percurso de estudo e no conhecimento do mundo real”.
Acrescentam ainda que “temos na Farfetch casos brilhantes de mulheres envolvidas em projetos que estão efetivamente a mudar o futuro e a forma como se compra “online” e que estão disponíveis para apoiar novas gerações de talento que vão agora começar o seu percurso”.
Alice Moutinho está felicíssima com a notícia da seleção, mostrando-se orgulhosa e honrada com a oportunidade de ser acompanhada individualmente por uma mentora da área de tecnologia da Farfetch.
Para além de sessões formais, o programa inclui também coaching e apoio na aprendizagem, aplicação prática de conhecimentos, discussão de experiências e oportunidades de carreira e novos caminhos.
Entusiasmada com a frequência de um curso superior ligado à Matemática, Alice Moutinho sublinha ainda que valeu a pena ter agarrado o desafio lançado pela docente de Matemática, professora Cláudia Barreto, de submeter a sua candidatura, preparando uma apresentação inovadora e criativa em vídeo, onde explicou por que se considerava uma candidata ideal.
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca congratula-se com esta excelente notícia e felicita vivamente a Alice, desejando-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais, no início desta nova etapa da sua vida.
Fazemos votos de que a divulgação destes exemplos de dedicação e reconhecimento público do esforço se afirmem como um incentivo para que outros jovens se empenhem ainda mais e acreditem sempre que o trabalho é o caminho da realização.
Carlos Alberto Louro,
Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
JNE - Pedido de reapreciações (modelos editáveis)
JNE - Pedido de reapreciações (modelos editáveis)
Disponibilizamos os PDFs editáveis dos diversos documentos necessários ao pedido de reapreciações por parte dos alunos.
- MODELO 09 - REQUERIMENTO PARA CONSULTA DA PROVA
- MODELO 10 - REQUERIMENTO PARA RETIFICAÇÃO DAS COTAÇÕES
- MODELO 11 - REQUERIMENTO PARA REAPRECIAÇÃO DE PROVA
- MODELO 11-A - ALEGAÇÃO JUSTIFICATIVA DE REAPRECIAÇÃO DE PROVA
- Modelo 11-A - ALEGAÇÃO JUSTIFICATIVA DE REAPRECIAÇÃO DE PROVA (ficheiro de Word - contém MACROS)
JNE - Inscrições na 2ª fase - Informação nº6 (valores a não cobrar)
JNE - Inscrições na 2ª fase - Informação nº6 (valores a não cobrar)