Contratação de Escola 2020/2021 - Grupo de Recrutamento - 330 (09-12-2020)
Contratação de Escola 2020/2021 - Grupo de Recrutamento - 330 (09-12-2020)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2020/2021.
Exposição “A Escola que a Gente faz”
Exposição “A Escola que a Gente faz”
Pode ser visitada, até ao próximo dia 18 de dezembro, no átrio do bloco C da Escola Secundária de Ponte da Barca, a exposição “A Escola que a Gente faz”.
Trata-se de uma mostra que reúne um conjunto de trabalhos do acervo criativo de Ana Alves, Célia Rodrigues, Tiago Alves, Diana Gonçalves e Gabriela Gomes, cinco estudantes que, no último ano letivo, concluíram o ensino secundário, no curso de Artes Visuais.
Partindo da expedição épica de Fernão de Magalhães, foram-lhes sugeridas propostas de trabalho no âmbito da comemoração dos 500 anos da viagem de circum-navegação, com o objetivo de celebrar o espírito empreendedor, a capacidade de realização, o sonho, o engenho e a arte do ser humano. As técnicas usadas passaram pelo lápis de cor, aguarela, grafite, tinta da china, caneta de gel e caneta de filtro.
Organizada pela equipa do Plano Nacional das Artes (PNA) em articulação com o Grupo de Artes Visuais, a exposição pretende divulgar e reconhecer, publicamente, o mérito e o empenho dos jovens criadores e, em simultâneo, favorecer uma interação com os alunos que estão a frequentar o curso de Artes, promovendo a partilha de experiências que reforçam uma série de benefícios para o desenvolvimento académico e pessoal de todos os envolvidos.
Neste âmbito, os alunos tiveram, aliás, oportunidade de participar num workshop em que os artistas convidados partilharam as suas experiências do que tem sido este seu início no Ensino Superior, aproveitando para demonstrar também como executam algumas técnicas de gravura.
Pretende-se também com esta exposição ajudar no desenvolvimento do sentido crítico e da sensibilidade estética e artística que reside em cada pessoa.
A comunidade escolar abre assim as portas, a fim de que os seus membros possam sugerir formas diferentes de ver o mundo, estabelecer vínculos, solicitar mudanças.
A Organização
“Opiniões de Segunda” – Cicatrizes
“Opiniões de Segunda” – Cicatrizes
Na crónica desta Segunda, a Carolina Brito fala do “sofrimento constante” “que nos domina” e da frequente incompreensão que lhe está associada. “Ninguém consegue compreender.”
E, no entanto, é nestas fases da vida que a presença do outro é decisiva. Porque, no isolamento e na solidão, “a dor torna-se pior, toma conta de nós, da nossa mente, até parecer não existir mais nada.”
Concurso “My best work”
Concurso “My best work”
“My best work” é um concurso realizado pela turma de Ensino Profissional de Técnico de Multimédia, para a divulgação à comunidade dos trabalhos realizados no primeiro módulo da disciplina de Técnicas de Multimédia (Edição Bitmap).
Os alunos escolheram, dos temas “dupla exposição” e “ surrealismo”, o trabalho que acharam estar melhor, na sua estética, técnica e resultado final.
Apelamos à participação de todos! Os trabalhos podem ser vistos e votados na página de facebook do Curso.
Link: https://www.facebook.com/Multim%C3%A9dia-DPI-EBS-Ponte-da-Barca-491315824319976
A votação encerra no dia 16 de dezembro, às 12h00. O trabalho com mais “likes” ganha o prémio final (prémio a designar).
“Opiniões de Segunda” – A “morte do outro” ocupa-me o pensamento
“Opiniões de Segunda” – A “morte do outro” ocupa-me o pensamento
Para muitos, é um tema tabu. Uma questão delicada e sensível, “que muitas vezes tentamos ocultar”.
Pois bem, é da morte que a Ana Beatriz Gonçalves nos fala na sua crónica desta semana. E do sentimento de perda. «Tudo isto porque, talvez fruto das circunstâncias inimagináveis que vivemos, "a morte do outro" ocupa-me o pensamento.»
Animação teatral promove valores
Animação teatral promove valores
A importância dos valores da solidariedade, da convivência e da entreajuda no combate aos medos e no reforço da autoestima e da confiança estiveram no centro de uma animada teatralização que entusiasmou as crianças da Educação Pé-escolar e do 1.º ano do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A atividade foi dinamizada pela atriz e contadora de histórias Inácia Cruz e partiu do livro “Salto, Saltinho, Saltão – Cantor de Vocação”, de Júlio Borges e ilustração de Ângela Vieira, obra selecionada para o concurso de leitura deste escalão.
Ao longo de várias sessões pelas Escolas Básicas de Crasto, Entre Ambos-os-Rios e Diogo Bernardes, Inácia Cruz deliciou os miúdos com uma interpretação criativa da obra, proporcionando-lhes uma experiência entusiasmante, com todos a sentirem-se envolvidos na história, interagindo com a convidada e sentindo o fascínio da língua materna, do livro, da leitura e da expressão cénica.
A criatividade, a fantasia e a riqueza expressiva da comunicação teatral foram outras dimensões exploradas nesta atividade organizada pela Biblioteca Escolar (BE), que resultou, mais uma vez, da parceria existente entre o Agrupamento e as Edições Opera Omnia.
Numa fase prévia, os encontros foram preparados com um trabalho conjunto entre as educadoras, os docentes titulares da turma e a BE, que dinamizou a “Hora do Conto”, com a leitura expressiva da obra.
Biblioteca Escolar
Alunos do 1.º Ciclo participam em animação teatral
Alunos do 1.º Ciclo participam em animação teatral
Os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa teatralização inspirada na obra “A Lágrima”, de Guerra Junqueiro, com ilustração de Susana Lima.
O trabalho foi dinamizado pelo ator e contador de histórias Rui Ramos, que, ao longo de dois dias, visitou as Escolas Básicas de Entre Ambos-os-Rios, de Crasto e Diogo Bernardes, apresentando aos miúdos uma interpretação muito interessante do livro selecionado para o concurso de leitura do 1.º Ciclo.
Para além da interação criada, a animação permitiu um contacto com os múltiplos códigos da linguagem teatral, desafiou a imaginação e a criatividade dos participantes e promoveu a apetência pelo livro e pela leitura.
Entre os valores trabalhados, destacam-se os da solidariedade e da justiça social, para além de uma forte mensagem ao nível da educação ambiental e protecção da natureza.
Os encontros foram preparados pela equipa da Biblioteca Escolar, que, na “Hora do Conto”, fez com cada uma das turmas a leitura expressiva da obra, e pelos respetivos professores titulares, que, posteriormente, exploraram “A Lágrima”.
Recorde-se que esta atividade se desenvolveu no âmbito da parceria existente, desde há vários anos, entre o Agrupamento de Escolas e as edições “Opera Omnia”.
Biblioteca Escolar
Contratação de Escola 2020/2021 - Lista de Concorrentes aos horários de AEC de Música (Oferta n.º 4054)
Contratação de Escola 2020/2021 - Lista de Concorrentes aos horários de AEC de Música (Oferta n.º 4054)
Alunos mais novos celebram dias festivos
Alunos mais novos celebram dias festivos
Iniciámos as atividades letivas, recuperámos as aprendizagens, começámos um novo ciclo, tudo dentro da normalidade possível.
Obedecendo a todas a regras de higiene que os tempos exigem, tentámos retomar os dias de celebrações. Começámos com o dia da alimentação, largamente abordado, com referência a vídeos, produção de trabalhos e acompanhamento de lanches saudáveis. Seguiu-se o Halloween com a decoração das partes comuns do 1.° piso do Bloco H.
Depois veio o magusto. Costumámos fazer uma festa com fogueira e tudo o que o dia merece. Este ano, as regras não nos permitiram, mas o dia não passou sem referência. Foram feitos trabalhos por turma, conforme podemos ver nas fotografias, e foram distribuídas castanhas na cantina.
O resto das comemorações decorreu dentro dos mesmos moldes, sempre com todo o cuidado necessário para garantir a segurança de todos.
As turmas do 1.° Ciclo do Bloco H da EB Diogo Bernardes
"Opiniões de Segunda” – Alertas da pressão escolar
"Opiniões de Segunda” – Alertas da pressão escolar
Com o ano letivo em pleno andamento, o Luís Filipe Cerqueira traz para a reflexão um tema quantas vezes desvalorizado: a pressão escolar e suas consequências.
Os desafios são, por vezes, demasiado exigentes. E “o aluno acaba por ter pouco tempo para si mesmo e para estar com a sua família e amigos, estimulando e criando laços afetivos tão importantes nesta fase de desenvolvimento, a adolescência.”
Como conseguir o equilíbrio?