Concurso de Leitura apura participantes na fase Intermunicipal
Concurso de Leitura apura participantes na fase Intermunicipal
Uma centena de alunos da Escola Secundária de Ponte da Barca participou em mais uma edição do Concurso de Leitura, uma atividade que se insere no Plano Nacional de Leitura (PNL).
No 3.º Ciclo, os 43 participantes foram chamados a mostrar a sua competência leitora a partir da obra “Quero ser outro”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, tendo as três primeiras posições sido alcançadas por Mariana Carvalhosa, do 9.º ano, e por Andreia Silva e Alexandrina Fernandes, ambas do 8.º ano.
Por sua vez, no Secundário (58 participantes), os três alunos com melhor desempenho na leitura de “Os Filhos da Droga”, de Christiane F., foram Inês Rego (11.º ano), seguida de José Cerqueira (10.º ano) e de Inês Bago (10.º ano).
Estes seis alunos vão agora representar o Concelho de Ponte da Barca na fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura (CIM Alto Minho), que está agendada para finais de abril, em Ponte de Lima.
Recorde-se que o concurso é promovido pelo Grupo de Português, em articulação com a Biblioteca Escolar. Esta primeira etapa aconteceu no âmbito de uma parceria com os Pelouros da Educação e da Cultura da Câmara Municipal de Ponte da Barca, que patrocina os prémios dos três melhores resultados em cada escalão.
Atendendo ao contexto de pandemia, os questionários da edição deste ano realizaram-se em linha, através da plataforma “classroom”.
A Organização
No Dia da Internet mais Segura – A Importância de Saber Navegar
No Dia da Internet mais Segura – A Importância de Saber Navegar
No Dia da Internet mais Segura, impõe-se lembrar que a internet oferece um admirável mundo de oportunidades, mas também esconde um imenso universo obscuro de perigos, tais como o roubo de informação pessoal, as burlas, o “ciber bullying” ou a perseguição.
Em pleno confinamento e, mais ainda, com o regresso do ensino à distância, nunca é demais chamar a atenção para a necessidade de adotarmos comportamentos seguros online. Uma recomendação que, aliás, serve para todas as idades…
Neste Dia da Internet Mais Segura e ao longo de todo o mês de fevereiro, são várias as iniciativas programadas com o objetivo de informar os internautas e também de apelar a comportamentos cuidadosos em todos os momentos.
Veja aqui algumas sugestões e conselhos…
Biblioteca Escolar
“Opiniões de Segunda” – Cuidar a saúde mental
“Opiniões de Segunda” – Cuidar a saúde mental
Num período em que o país está, novamente, em confinamento e em que o impacto da pandemia atinge dimensões extremas, a Madalena Silva traz para reflexão a temática da saúde mental.
E chama a atenção para a importância do papel dos pais e dos professores, “para que os adolescentes consigam lidar com as situações de conflito e adversidades, promovendo o seu bem-estar.”
Contratação de Escola 2020/2021 - Grupo de Recrutamento - 110 (08-02-2021)
Contratação de Escola 2020/2021 - Grupo de Recrutamento - 110 (08-02-2021)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2020/2021.
Ensino Não Presencial, a partir de 8 de fevereiro de 2021
Ensino Não Presencial, a partir de 8 de fevereiro de 2021
A toda a comunidade escolar!
A pandemia da Covid-19 desafiou a escola a reinventar-se e a reorganizar-se. Sendo certo que a criatividade e a superação de desafios constituem o núcleo essencial da escola, os tempos vividos desde março de 2020 têm sido duma extraordinária e contínua ação. De todos! Profissionais da educação, alunos, famílias e demais pessoas e instituições envolvidas na prestação do serviço educativo.
Estes dias que em janeiro, de novo, vivemos, distantes uns dos outros, continuam, contudo, a ser dias de proximidade e partilha.
Com a responsabilidade, dedicação, sentido de dever cívico, serenidade, solidariedade, esperança e otimismo que sabemos ter em nós, este ano suportados nas aprendizagens do ano anterior, poderemos transformar este novo momento que vamos iniciar no próximo dia 8 de fevereiro de 2021 numa história de sucesso coletivo.
Apesar das limitações existentes, temos de conseguir não deixar nenhum aluno para trás.
Esse é o compromisso da comunidade escolar!
Assim, na sequência do trabalho de preparação que realizamos nestes dias de suspensão de atividades letivas e não letivas, vimos divulgar um conjunto de informações importantes.
CALENDÁRIO ESCOLAR
O calendário escolar sofrerá alterações através de despacho, permitindo recuperar os 11 dias úteis da atual pausa letiva, designadamente através dos seguintes ajustes:
a) Supressão da pausa letiva de Carnaval, prevista de 15 a 17 de fevereiro;
b) Alteração na pausa letiva da Páscoa, que passa a ter início no dia 29 de março e a terminar a 1 de abril;
c) Alteração das datas de conclusão do terceiro período para os diferentes anos de escolaridade.
Tanto a alteração do calendário escolar, como o calendário final de provas e exames serão divulgados até ao dia 12 de fevereiro.
ENSINO NÃO PRESENCIAL
As atividades letivas, em regime não presencial, iniciam-se na próxima segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021, para todos os níveis de educação e ensino e todos os anos de escolaridade.
Antes dessa data, será comunicado, através do diretor de turma/professor titular/educadora, a todos os Encarregados de Educação o plano de trabalho que cada turma/grupo terá ao longo da semana seguinte. Que será atualizado todas as semanas. Nesse mesmo contacto, será também comunicado o horário de atendimento do diretor de turma/professor titular/educadora.
O horário das atividades será aquele que alunos e famílias conhecem, sem alterações. Com a pontualidade habitual, os professores, diariamente, na plataforma Classroom, iniciarão as atividades. O planeamento das atividades a realizar foi exaustivo. E a distribuição dos momentos síncronos e assíncronos, tal como das tarefas a realizar, acautelou, para promover cenários de aprendizagem equilibrados, o tempo de atenção dos alunos e a fadiga de ecrã, variável em função das idades, estilos de aprendizagem e os ritmos diferenciados das turmas/grupos.
Dos alunos, esperamos o cumprimento dos deveres de assiduidade e pontualidade, de participação nas atividades educativas que lhes vão ser proporcionadas, de compromisso com as aprendizagens a realizar e de cumprimento das orientações que os seus professores lhes vão dar. Num esforço para fazer desta relação à distância um cenário de ensino e aprendizagem o mais próximo possível das aulas presenciais! Contamos com eles e com a colaboração dos pais e encarregados de educação!
ACOLHIMENTO EM ATIVIDADES PRESENCIAIS E AÇÃO SOCIAL ESCOLAR
O Agrupamento também presta apoio, em regime presencial, às famílias, na Escola Básica Diogo Bernardes, na modalidade de acolhimento,
- Aos filhos ou outros dependentes de profissionais de serviços relevantes no âmbito do estado de emergência;
- Aos alunos abrangidos pelos apoios terapêuticos prestados pelos Centros de Recursos para a Inclusão;
- Aos alunos que frequentam os Centros de Apoio à Aprendizagem, para quem foram mobilizadas medidas adicionais;
- Aos alunos em risco ou perigo sinalizados pela CPCJ;
- Aos alunos para quem é ineficaz a aplicação do regime não presencial e em especial perigo de abandono escolar;
O Agrupamento continua a prestar o serviço de refeições aos alunos beneficiários da Ação Social Escolar, mediante requerimento das famílias junto dos diretores de turma/professores titulares/educadoras.
A todos os profissionais envolvidos ou com possibilidade de virem a ser integrados na realização deste especial apoio presencial aos alunos e famílias foi proporcionada a possibilidade de, de novo, realizarem teste à Covid-19. Para criar melhores condições de saúde pública.
EQUIPAMENTOS E CONETIVIDADE
Em processos de ensino e de aprendizagem realizados à distância, a questão dos equipamentos e da conetividade também deve ser acautelada, tendo em especial atenção a desigualdade de acessos e de equipamentos. Que tem de ser acompanhada diariamente e que, como sabemos, também vai ser muito dinâmica.
Nesse sentido, nas duas últimas semanas, foi realizado o diagnóstico de necessidades, preparados os equipamentos que o Agrupamento dispõe, e estabelecidas as parcerias para superação dos constrangimentos identificados. Neste momento, podemos afirmar, com a fundamental colaboração da Câmara Municipal, que serão entregues tablets a todos os alunos identificados. Alguns já receberam também o hotspot para acesso à internet e aguarda-se a entrega de cartões de acesso para concluir a preparação de mais equipamentos. Para superar outras dificuldades de acesso, contamos com a colaboração e disponibilidade das juntas de freguesia ou outras instituições de solidariedade social no apoio aos alunos das suas áreas de residência.
TEMPO DE PARTILHA, TRABALHO EM REDE E CONFIANÇA
A experiência acumulada no combate à pandemia alerta-nos para a complexidade dos dias que vivemos.
Em fevereiro de 2021, sabemos todos, mas sobretudo quem lidera, da responsabilidade e obrigação em, de forma resiliente, manter o espírito positivo e, sobretudo, respeitar e acatar as medidas de prevenção emanadas das autoridades competentes. Tendo sempre presente a enorme responsabilidade de compreender que a ação individual condiciona o coletivo!
A escola sempre foi um espaço de liderança e transformação. Essa é a essência do serviço educativo. Essa liderança, no contexto desta prolongada pandemia, é fundamental para transformar mentalidades e desbravar outras atitudes no ensino e na aprendizagem. Estamos hoje a conduzir a nossa comunidade por caminhos ainda incertos e desafiadores que têm, forçosamente, de aportar em porto seguro! Por isso, mesmo à distância uns dos outros, estes tempos devem ser de proximidade e partilha.
À direção do Agrupamento cumpre apoiar todos os elementos da nossa comunidade. Contem, de forma permanente, com a nossa ação para o que precisarem. Sabemos que se nos encerrarmos no medo ou angústias destes dias, poderemos não tomar as decisões acertadas. Mas também sabemos que a união que temos sentido e a colaboração que nos tem sido prestada nos dão o alento e a força para instalar a resposta mais adequada aos desafios que, de novo, vamos encontrar a partir do dia 8 de fevereiro de 2021.
Esta é, de novo, a hora da escola e de todos os seus atores. A hora de todos, sem exceção, nos alinharmos para o sucesso comum de todas as pessoas e de todas as dinâmicas escolares!
Contamos com todos! E cuidem-se!
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 2.0
ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 2.0
O Plano de Ensino @ Distância (E@D) do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca (AEPB), na versão 2.0, apresenta um conjunto de orientações comuns para o trabalho dos professores e dos alunos, à distância, num contexto particular de situação de emergência sanitária provocada pela pandemia do vírus COVID-19.
Livro digital de alunos a favor dos Bombeiros
Livro digital de alunos a favor dos Bombeiros
Depois da apresentação pública de “O Cavaleiro da Dinamarca EnQuadrado”, disponibilizamos, agora, em formato digital, este livro produzido, no último ano letivo, por três turmas do 7.º ano, sob a liderança da respetiva professora de Português, Rosa Maria Arezes.
Devido aos constrangimentos da pandemia, o projeto só agora viu a luz do dia. A edição conta com o patrocínio do Município de Ponte da Barca e o montante angariado com a distribuição da obra será oferecido à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca.
Pode aceder aqui ao livro, em suporte digital…
https://issuu.com/aepontedabarca/docs/ca_9837_o_cavaleiro_da_dinamarca
“Opiniões de Segunda” – Encontra a tua voz!
“Opiniões de Segunda” – Encontra a tua voz!
Apesar dos avanços, a questão continua a estar na ordem do dia e a merecer toda a atenção. Porque – escreve a Carolina Tira-Picos – «“a teoria” está muito distante da “realidade”».
Daí o seu apelo: «Tu tens uma voz! Usa-a! Fala! Levanta as mãos! Grita as tuas respostas! Faz com que sejas ouvida!».
Contratação de Escola 2020/2021 - Lista de Concorrentes aos horários de AEC de Música (Oferta n.º 4254)
Contratação de Escola 2020/2021 - Lista de Concorrentes aos horários de AEC de Música (Oferta n.º 4254)
Aprender sobre arte, cultura e história a jogar
Aprender sobre arte, cultura e história a jogar
É em situações desafiantes como aquela em que vivemos que, consciente ou inconscientemente, deixamos claros, os princípios e valores pela qual nos regemos e o que queremos para a nossa comunidade.
Assim, de modo a mostrarmos que não paramos, apesar dos constrangimentos que sofremos, o Agrupamento propõe, no âmbito do Plano Nacional das Artes (PNA), alguns desafios através da consulta de plataformas digitais com acesso a visitas virtuais a museus bem como a visualização de alguns documentários que nos parecem muito interessantes.
A partir de casa, através da plataforma Google Arts and Culture, são convidados a viajar pelas coleções e a (re)descobrir pormenores nas peças do acervo, desde a pintura à escultura, passando pela joalharia, de diversos museus nacionais e internacionais
A Google Arts & Culture lança jogos para quem quer aprender mais sobre arte: Puzzles, palavras-cruzadas, cronologias e imagens para colorir e disponibiliza uma coleção de cinco jogos para desvendar “tesouros, histórias e conhecimentos”.
Para quem sabe e para quem quer aprender sobre arte.
E se pudéssemos aprender sobre arte, cultura e história a jogar?
Podes aceder às atividades propostas através dos seguintes links:
Google Arts and Culture
RTP Ensina - Deus Cérebro
Para as crianças, famílias e jovens, sempre sob o mote da divulgação cultural e artística, o agrupamento promove, através da sua página, algumas dessas atividades didáticas com o objetivo de despertar a curiosidade e a reflexão sobre a Arte e Conhecimento.
E porque a leitura é importante, o agrupamento relembra a leitura das Opiniões de Segunda, publicadas todas as semanas.
Diverte-te, Aprendendo!
Plano Nacional das Artes
https://www.thinglink.com/video/1411016307540754435