Candidatura a Subsídio de Estudo 2021-2022
Candidatura a Subsídio de Estudo 2021-2022
Informam-se os encarregados de educação que o período de candidatura a subsidio de estudo a vigorar no ano lectivo de 2021/2022, decorre entre os dias 3 e 28 de maio de 2021, para os alunos do Pré-Escolar, 1.º, 2.º, 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.
Por força das medidas preventivas relativas à situação epidemiológica da doença COVID19, para efetuar a candidatura, os encarregados de educação devem proceder ao preenchimento do boletim editável disponível na página do Agrupamento, devendo o mesmo ser enviado, depois de preenchido, para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , ou não sendo possível a apresentação do pedido via internet, deverão proceder à marcação de atendimento prévio, efetuada através do seguinte endereço de E-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , ou pelo número de telefone 258 480 150, no horário das 09 horas às 15:30m no prazo acima referido, juntamente com os seguintes documentos:
- Documento da Segurança Social comprovativo do posicionamento no escalão de atribuição de abono de família;
ou
- Documento emitido pelo serviço processador de vencimentos, caso se trate de trabalhador da Administração Pública, comprovativo do posicionamento no escalão de atribuição de abono de família;
- IBAN/NIB – Número de Identificação Bancária;
- Declaração emitida pelo Centro de Emprego, caso um dos progenitores se encontre desempregado, pelo menos há mais de 3 meses e esteja posicionado no 2.º escalão de abono de família.
O boletim de candidatura também pode ser adquirido nos SASE.
Ponte da Barca, 21 de Abril de 2021
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
ABRIL - MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA
ABRIL - MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA
SEREI O QUE ME DERES... QUE SEJA AMOR
As turmas da Educação Pré-escolar da Escola Básica Diogo Bernardes participaram nesta campanha e colocaram um “Laço Azul” no exterior da Escola, de forma a sensibilizar a comunidade para este problema.
O laço é um símbolo de alerta para a luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. Participaram ainda com desenhos e mensagens que colocaram nas Caixas de Partilha.
As educadoras
“Opiniões de Segunda” é notícia na “Antena 1”
“Opiniões de Segunda” é notícia na “Antena 1”
O projeto “Opiniões de Segunda” despertou o interesse do “MIL Obs” (Observatório sobre “Media”, Informação e Literacia) do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
Na sequência da observação do trabalho realizado na Secundária de Ponte da Barca, no domínio da educação para os “media” e da promoção da literacia mediática, o “Opiniões de Segunda” foi o tema de fundo do “Ouvido Crítico” desta semana, programa da responsabilidade conjunta do “MIL Obs” e da “Antena 1”, que vai para o ar, às terças, depois das 15h.
Recorde-se que o “Opiniões de Segunda”, coordenado pela Biblioteca Escolar e pelo Grupo 300, publica todas as segundas uma crónica de um aluno, dos 7.º ao 12.º anos, promovendo a expressão escrita, a estruturação do pensamento crítico e a capacidade argumentativa, a autonomia, a responsabilidade, a autoestima, o pluralismo democrático, em suma, a cidadania ativa e interventiva.
Pode acompanhar aqui a entrevista do prof. Luís Arezes, disponível em RTP Play…
https://www.rtp.pt/play/p4406/ouvido-critico
Biblioteca Escolar
EB de Entre Ambos-os-Rios celebra “Laço Azul”
EB de Entre Ambos-os-Rios celebra “Laço Azul”
Desde o início do século XXI que o mês de abril é assinalado, em muitos países, como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Neste âmbito, os alunos da EB de Entre Ambos-os-Rios, em colaboração com os Encarregados de Educação, associaram-se ao movimento que tem vindo a obter relevância a nível mundial, com o objetivo de despertar as consciências da população, em relação aos maus-tratos contra as crianças, bem como da prevenção, promoção e proteção dos seus direitos.
No passado dia 16 de abril, pelas 14 horas, foram realizadas, pelos alunos do Pré-Escolar e do Ensino Básico, atividades inerentes à campanha “Laço azul”. Uma das primeiras atividades desta iniciativa assinalou-se no Dia Mundial da Arte, em que os alunos realizaram arte ao ar livre, recontando a história de Bonnie W. Finney e o “Movimento Laço Azul”, através da pintura e do desenho.
Num momento posterior, em articulação e envolvimento com os Encarregados de Educação, cada um dos alunos colocou uma flor, criada em contexto familiar, na “Árvore dos Desejos!”. Ao sabor de uma brisa tranquila e singela, giravam majestosamente de um lado para o outro, entoando roucamente o slogan visível na fachada principal da escola, “Serei o que me deres… que seja amor”.
Ainda, em contexto de azul, foi distribuído a cada um dos alunos um laço azul, que os mesmos edificaram na área curricular de Educação Artística, e de laço ao peito clamaram pela pintura da palma das suas mãos em tons de azul: a cor das lesões, a cor da dor, a cor do alerta… e porquê?
- Para prevenir o abuso infantil e a negligência.
- Para advertir para a proteção das crianças contra os maus-tratos.
- Para receber amor, amor, amor…
E porque o coração é o símbolo do amor, estes alunos criaram um coração azul humano, demonstrando essa forte conexão. O momento foi registado pelo representante dos Encarregados de Educação a partir do exterior da Escola.
Por fim, procedeu-se à montagem do palco e todos foram presenteados com a representação da história do “Laço azul”, promovida pelos alunos do 4.º ano de escolaridade.
Professores, funcionários e Encarregados de Educação colaboraram ativamente na concretização do anseio e desejo das crianças neste dia: Cuidem bem de nós!
Maria Silva,
coordenadora de EB de EAR
“Opiniões de Segunda” – Fazer a diferença pelo Voluntariado
“Opiniões de Segunda” – Fazer a diferença pelo Voluntariado
Na crónica desta semana, a Maria Gonçalves chama a atenção para um aspeto diferenciador de fulcral importância na nossa sociedade, o voluntariado. E sublinha como é importante, em termos curriculares. Para já não falar na vertente do “crescimento espiritual e pessoal dos voluntários”. Porque “saber que causamos um impacto positivo em alguém é uma experiência muito gratificante.”
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 12 – Grupo 430 – 18 horas)
Contratação de Escola 2020/2021
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 12 – Grupo 430 – 18 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades.
Pequenos gestos, grandes diferenças!
Pequenos gestos, grandes diferenças!
Podemos dizer que sustentabilidade e meio ambiente “andam de mãos dadas”. A sustentabilidade é a capacidade que o ser humano possui de usufruir dos recursos naturais presentes no Planeta sem comprometê-los para as gerações futuras. Preservar o meio ambiente torna-se um dos principais princípios da sustentabilidade.
É difícil simplificar o conceito de sustentabilidade e explicá-lo aos alunos do 1.º ciclo, crianças ainda pequenas.
Os problemas são tão grandes que parecem não ter solução, mas não se acredite nisso. O controlo está ao alcance de todos. Todos podemos ajudar a preservar o meio ambiente e a combater a contaminação. É somente uma questão de começar! E, como disse Madre Teresa de Calcutá, “por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”.
É muito importante sensibilizar as crianças e suas famílias, tornando-as mais conscientes dos seus valores, de forma que possam ser agentes transformadores para um mundo melhor. O professor tem um papel fundamental: ser mediador do processo ensino-aprendizagem, repassando ao aluno segurança e uma postura reflexiva e investigativa.
É através de projetos educacionais construtivos que aprimoramos a conscientização cidadã dos nossos educandos para que possam estar aptos a atuar na sociedade de forma responsável, construtiva e reconstrutiva.
Compete à Escola “promover situações de ensino/aprendizagem que fomentem a expressão de interesses e aptidões em domínios diversificados, a prática da autoavaliação e que desenvolvam ainda a capacidade de pensar, comunicar e agir criticamente, em relação aos outros, a si próprios e ao Meio Ambiente”, e nessa perspetiva a turma B do 3.º ano da Escola Diogo Bernardes, em plena primavera e dias antes do Dia Mundial da Terra (22 de abril), colocou a sua “gota” no “oceano”, meteu mãos à obra e fez as suas plantações, mostrando que os pequenos gestos fazem grandes diferenças!
Prof.ª Rosa Maria Sousa (3.º B – EB Diogo Bernardes)
As Reflexões das Crianças da Turma 2CR em "Conversas Gigantes"
As Reflexões das Crianças da Turma 2CR em "Conversas Gigantes"
“Se quisermos modificar alguma coisa,
é pelas crianças que devemos começar.
Devemos respeitar e educar as nossas crianças
para que o futuro das nações e do planeta seja digno.”
Ayrton Sena
Através de uma cooperação com a Associação "Soy Niño, Sou Criança”, as crianças do 2.º ano da Escola Básica de Crasto participaram, pela quarta vez, nas "Conversas Gigantes, sobre, para e com as crianças", publicadas no Jornal "Diário do Minho" do dia 11 de abril de 2021.
Esta atividade, em que a turma 2CR foi novamente convidada a participar, formando parte da rede de correspondentes infantis das "Conversas Gigantes", resultou numa nova página de jornal em que, de forma simples e fundamentada, expuseram as suas opiniões, as suas inquietudes e os seus sentimentos face à problemática dos Oceanos e outras questões ambientais que os preocupam de forma profunda. São reflexões que nasceram livremente e de forma autónoma, através de observações de imagens e da leitura do livro "Nós", de Oliver Jeffers.
São estes momentos de extrema importância, pois, com reflexão e partilha de opiniões, desenvolve-se o autoconhecimento, a autoestima, o sentimento de pertença e a autonomia. Devemos fomentar o diálogo, a liberdade de expressão e a troca de opiniões com participação ativa das crianças na sociedade.
"Se deixássemos as crianças crescerem como são,
teríamos somente génios.”
Goethe
Prof.ª Arminda Alves (Turma 2CR)
Poema do Coração
Poema do Coração
Respondendo ao desafio dos professores de Ciências Naturais, os alunos do 9.º ano fizeram um trabalho de grupo subordinado ao tema “Sistema Cardiovascular”.
Os resultados foram muito satisfatórios e, na generalidade, foram apresentados em formato .ppt, vulgarmente conhecido por powerpoint.
Numa das turmas, no 9.º E, dois alunos surpreenderam os restantes com a elaboração de um poema sobre o assunto. Tomem atenção:
Sistema cardiovascular
O coração é um órgão fundamental,
E merece ser tratado com respeito!
Para quem não sabe onde fica,
Fica ali na zona do peito.
Trabalha arduamente,
Bombeia o sangue noite e dia,
Para poderes viver o teu dia a dia.
Mas este órgão tão querido,
Como é constituído?
O que nos proporciona?
E como funciona?
O sangue chega das veias,
Com os eritrócitos aos milhares,
Das cavas vem o sangue venoso,
E o sangue arterial vem das pulmonares.
O sangue venoso vai para a aurícula direita,
E a válvula tricúspide está fechada,
Até que fica satisfeita,
E ao sangue abre a entrada.
Passa para o ventrículo direito,
Enche-se sem deleito,
Abre-se a válvula semilunar,
E passa para a artéria pulmonar.
Do outro lado do septo interventricular,
Está o sangue arterial a passar.
Agora com respeito!
Não é preciso ser inteligente,
Para perceber que é quase igual ao lado direito.
A válvula principal,
Passa de tricúspide para bicúspide ou mitral,
Mas a válvula semilunar,
Acaba por ficar igual.
A aurícula esquerda passa a chamar-se direita,
Assim como o ventrículo também.
Acho que já resumi tudo,
E não me esqueci de ninguém!
Mentira, esquecemo-nos da artéria aorta,
Que leva o sangue do coração,
E numa rápida ação,
Para todo o corpo o transporta.
E assim é o coração,
Não só para amar e ser amado.
Poema feito por Miguel Baptista e
André Raínho...,
Trapstar...,
Apaixonado.
Professor Sérgio Oliveira