“Opiniões de Segunda” – Sonhar é viver!
“Opiniões de Segunda” – Sonhar é viver!
Nesta segunda, a Maria Miguel Gusmão sublinha a importância do sonho na vida de cada um. Na sua perspetiva, trata-se de algo vital: “Sonhar é viver. A essência de cada um de nós transmite-se nos nossos sonhos e nas ambições que temos para o futuro”.
Vale a pena ler. E pensar!
Ofertas de Fundo Documental
Ofertas de Fundo Documental
O fundo documental da Biblioteca da Escola Secundária de Ponte da Barca acaba de ser enriquecido com a doação de um conjunto alargado de materiais.
O Diretor do Agrupamento, Dr. Carlos Louro, disponibilizou vários títulos das áreas das Ciências da Educação, Filosofia, Sociologia, História e Geografia e Literatura.
Por sua vez, a professora Isabel Gonçalves doou exemplares da série Harry Potter e o professor Rui Gomes ofereceu obras de apoio ao estudo, nomeadamente, das disciplinas de Matemática, Português, Economia A e Educação Tecnológica.
Aos três, muito obrigado!
Biblioteca Escolar
AGRUPAMENTO REALIZA SESSÃO FOCUS GROUP EQAVET COM PRESENÇA DE STAKEHOLDERS INTERNOS E EXTERNOS
AGRUPAMENTO REALIZA SESSÃO FOCUS GROUP EQAVET
COM PRESENÇA DE STAKEHOLDERS INTERNOS E EXTERNOS
No passado dia 30 de outubro ocorreu, no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, uma sessão Focus Group com a presença de “stakeholders” internos e externos, no âmbito do processo certificação EQAVET para os Cursos de Educação e Formação Profissional.
Esta sessão foi importante, pois permitiu novamente apresentar o modelo que configura a aplicação do Quadro EQAVET, deu a conhecer as orientações e instrumentos a observar na sua implementação, informou o trabalho até agora desenvolvido, apresentou e discutiu as metas e resultados intercalares alcançados no ano lectivo 2019-2020, assim como recolheu sugestões de melhoria a implementar no plano de melhorias de 2020-2021.
Num período de pandemia que nos coloca tantos desafios, agradecemos a todos os “stakeholders” por terem estado presentes e por permanecerem, lado a lado, com o nosso Agrupamento no desenvolvimento deste processo, com vista a melhorar os resultados da aprendizagem, a relevância dos conhecimentos transmitidos nas ofertas que compõem o sistema de educação e formação profissional face às necessidades do mercado de trabalho e das pessoas.
Muito obrigado e até à próxima reunião!
A equipa EQAVET
Documentos:
- Apresentação Focus Group 30Out2020
- Indicadores Intermédios
- Indicadores Ciclo Formativo
- Monitorização Indicadores out/2020
Día de los Muertos
Día de los Muertos
Ponte da Barca, el 2 de noviembre de 2020.
Hoy es el Día de los Muertos... un día de gran importancia para los mexicanos, pues este día gris y lluvioso para nosotros es símbolo de alegría, de festividad, de supervivencia y de amor. Se valora la vida de las personas que ya no están físicamente, pero siguen en nuestro alrededor... en nuestras vivencias.. en nuestros pensamientos... en los marcos de fotos que tenemos colgados en las paredes y que se conectan a nuestros corazones.
Con colores vivos, se disfrazan y, al compás de cánticos alegres, recrean escenarios de una profunda belleza y simbología donde hay siempre algo para tapear y algo que nos hace sonreír. Hoy así como los mexicanos, nos enmascaramos con mascarillas que se imponen como auténticos escudos de protección, de defensa personal y colectiva. Hoy este adorno carnavalesco se ha vuelto un amigo inestimable de combate a la enfermedad física y social.
Seamos solidarios... seamos responsables... valoremos la vida y pongamos nuestras mascarillas con una sonrisa y pinceladas de esperanza, confianza y tranquilidad.
Saludos cordiales,
El grupo 7.º A y su profe Cristina
“Opiniões de Segunda” – As tecnologias e o espírito crítico
“Opiniões de Segunda” – As tecnologias e o espírito crítico
A Sara Lopes traz esta semana para a reflexão um dos grandes desafios do século XXI: o exercício do espírito crítico na utilização das novas tecnologias.
As potencialidades das TIC são enormes, mas os riscos também existem em grande escala. Daí a recomendação da Sara: saber "tirar proveito, sem deixar que nos dominem ou manipulem…".
Contratação de Escola 2020/2021 - Técnico Especializado - Psicólogo - Lista Final de Colocação (02-11-2020)
Contratação de Escola 2020/2021 - Técnico Especializado - Psicólogo/a (35 horas)
Lista Final de Colocação (02-11-2020)
Pré-escolar na EB Diogo Bernardes – Outono, a Matemática e o Dia das Bruxas
Pré-escolar na EB Diogo Bernardes – Outono, a Matemática e o Dia das Bruxas
As turmas da educação pré-escolar da EB Diogo Bernardes exploraram de um modo articulado e integrador o outono, com saídas ao exterior para observarem as alterações na natureza e recolherem alguns elementos, que utilizaram para a exploração de atividades no âmbito da matemática e do conhecimento do mundo.
Esta semana, com o aproximar do Dia das Bruxas, foram realizadas diversas atividades lúdicas, muito do agrado de todas as crianças.
As educadoras da EB Diogo Bernardes
Contratação de Escola 2020/2021 - Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 4 – Grupo 290 – 12 horas) - 28/10/2020
Contratação de Escola 2020/2021
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 4 – Grupo 290 – 12 horas) - 28/10/2020
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades.
Provas de Avaliação Externa 2020/2021 - INFORMAÇÃO-PROVA GERAL
Provas de Avaliação Externa 2020/2021
INFORMAÇÃO-PROVA GERAL
“Telescópio: A nossa janela para o Universo”
“Telescópio: A nossa janela para o Universo”
“Do Sol aos confins do Universo”
No âmbito do Clube de Ciência Viva, enquadrado no domínio das Aprendizagens Essenciais do 7.º ano de Físico-Química, ”O Universo”, o Planetário do Porto trouxe a astronomia à escola.
As atividades decorreram de acordo com as orientações da DEGEstE para os ensinos básico e secundário.
No planetário portátil, os alunos assistiram a vídeos imersivos:
- “O Espantoso Telescópio”, um pouco da história do telescópio, como mudou a nossa perceção do Universo e o que nos aguarda o futuro próximo;
- “Uma aventura no Sistema Solar”;
- “O céu noturno”;
Na oficina pedagógica, os alunos realizaram a atividade experimental “Qual o peso de um astronauta noutro astro do sistema solar?”. Nesta atividade, os nossos cientistas descobriram a diferença entre peso e massa, usando balanças dinamómetro adaptadas que mostram o nosso peso em distintos planetas.
Esta atividade contribuiu para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos, despertando a curiosidade acerca do Universo e o interesse pela Ciência.
Clube de Ciência Viva