Rede de Bibliotecas Escolares aprova “EmBarca na Escrita”
Rede de Bibliotecas Escolares aprova “EmBarca na Escrita”
“EmBarca na Escrita” é o título do projeto que a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca apresentou à Rede de Bibliotecas Escolares.
A candidatura – que acaba de ser aprovada juntamente com mais nove a nível nacional – integra-se no domínio da escrita e tem como objetivo dar consistência e alargar, no horizontre temporal dos próximos dois anos letivos, um conjunto de boas práticas existentes.
A ideia central passa pelo aprofundamento de uma Cultura de Escrita que se traduza na produção semanal de textos de diversas tipologias, com a participação de alunos de todos os ciclos de ensino.
Proporcionando ambientes estimulantes que desafiem os alunos a lançar mãos à obra, “EmBarca(ndo) na Escrita” e partilhando com a comunidade escolar e o público em geral o resultado das suas produções, espera-se que este projeto contribua não só para o aprofundamento do domínio da expressão em língua portuguesa, mas também do pensamento estruturado, da capacidade argumentativa, da criatividade e da sensibilidade artística.
Promover entre os discentes o exercício da cidadania, cultivando a autonomia e o espírito crítico, o pluralismo democrático e o compromisso com valores humanistas, são outros objetivos desta intervenção, contemplada com um apoio financeira de três mil euros para aquisição de fundo documental e de equipamento.
Biblioteca Escolar
Alunos assistem a filme da viagem de Magalhães
Alunos assistem a filme da viagem de Magalhães
No dia 7 de fevereiro, os alunos dos 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca tiveram a oportunidade de visualizar o filme “Uma Aventura nos Mares”, no auditório da EPRALIMA.
Esta película, destinada ao público escolar, versou sobre a expedição marítima que efetuou a primeira viagem de circum-navegação planeada e comandada por um português, Fernão de Magalhães, que morreu antes de a concluir. As aventuras, perigos, conflitos e traições, a que estiveram expostos todos os navegadores que integraram uma viagem que jamais se apagou da História e que deu um novo rumo à Humanidade, também foram retratadas no referido filme.
Esta iniciativa, levada a cabo por este estabelecimento de ensino, contou com a colaboração da Câmara Municipal de Ponte da Barca, e inseriu-se nas comemorações do V centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, com as quais a Escola tem tido o cuidado de assinalar os momentos mais marcantes desta epopeia, com eco mundial.
Após a visualização do filme, todo os alunos dos 2º e 3º ciclos poderão refletir e comentar a temática do filme, através de um debate que será operacionalizado nas aulas de Oferta Complementar.
Professor António Barbosa
História Local e Fernão de Magalhães
História Local e Fernão de Magalhães
“Ao encontro da História Local e de Fernão de Magalhães” foi o tema genérico de uma atividade de integração curricular desenvolvida com os alunos do 5.º ano de escolaridade.
Promovida pela Biblioteca Escolar, pela Oferta Complementar e pela Autonomia e Flexibilidade Curricular, a ação desafiou ou alunos a participar num peddy-paper, ao longo de uma visita guiada pelo professor Luís Arezes, com passagem pelo Centro Histórico de Ponte da Barca.
Saindo da Praceta Frei Agostinho da Cruz, em frente à Escola Básica Diogo Bernardes, a viagem dedicou particular atenção ao Jardim dos Poetas e à importância destes dois grandes poetas barquenses.
Ainda neste espaço emblemático, falou-se da “barca”, da “ponte” e da origem do topónimo “Ponte da Barca”, da carga lendária da figura de Maria Lopes da Costa, do pelourinho enquanto símbolo das regalias municipais, do mercado pombalino construído em 1752 e até das cheias de 22 de dezembro de 1909.
Os alunos tiveram, então, oportunidade de visitar o Centro Interpretativo do Património Fernão de Magalhães, onde puderam viajar pela vida e pela obra notável deste vulto da Humanidade, em cujas veias corria sangue da linhagem dos Magalhães e que, muito provavelmente, terá mesmo nascido por estas paragens.
De regresso, apreciaram na frontaria da capela da Lapa a pedra de armas da família Magalhães e Menezes, donatária da Terra da Nóbrega e de Ponte da Barca, e fizeram uma leitura simbólica do monumento ao navegador erguido na Praça com o seu nome.
Ainda no âmbito das comemorações dos 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães às Molucas (1519-1522), que acabaria por se revelar a primeira viagem de circum-navegação ao Globo, também os alunos dos 4.º e 6.º anos participaram numa sessão sobre a vida e a obra do navegador.
Foi dinamizada pela Biblioteca Escolar e constituiu um momento excelente para tomarem consciência do feito de Magalhães e, sobretudo, do impacto da sua viagem em termos científicos, culturais e civilizacionais.
Estas atividades revelaram-se muito proveitosas, na medida em que proporcionaram, de uma forma dinâmica, aprendizagens significativas, partindo do local para o global, ao mesmo tempo que promoveram a cidadania, a identidade local e o do respeito / apreço pelos valores da História e da Cultura universais.
A Organização
As Olimpíadas do Património e da Cidadania
As Olimpíadas do Património e da Cidadania
Aberto à participação das turmas dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, está a decorrer o concurso "As Olimpíadas do Património e da Cidadania".
Promovido pelo Município de Ponte da Barca, o concurso desenvolve-se em duas fases e tem como objetivos projetar a partilha de experiências culturais e de conhecimentos entre as crianças, impulsionar a utilização das TIC na aprendizagem e promover a consciência cultural, social e política.
Secundária participa no concurso “Faça Lá um Poema”
Secundária participa no concurso “Faça Lá um Poema”
Duas alunas do 12.º ano participaram no Concurso “Faça Lá um Poema”.
Sob a orientação da professora Cristina Pacheco, docente de Português, Carolina Pereira produziu um texto intitulado “Perdida”, enquanto Vanda Pereira escreveu o poema “Angústia”.
Promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e pela Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), o concurso, que já vai na sua 11.ª edição, tem como intenção incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia.
Agrupamento dá “Papel por Alimentos”
Agrupamento dá “Papel por Alimentos”
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participou, mais uma vez, na campanha "Papel por Alimentos".
Dinamizada pela Biblioteca Escolar, a ação reuniu cerca de 300 kg de papel de jornais/revistas, fotocópias e livros, sobretudo manuais, objeto de uma operação de desbaste, que foram entregues no Banco Alimentar de Viana do Castelo.
No âmbito de uma rede de solidariedade, o papel recolhido foi transportado por uma IPSS do concelho, o Centro de Dia de Cuíde de Vila Verde, por ocasião de uma viagem ao Banco Alimentar para levantar produtos.
A campanha "Papel por Alimentos" é uma ação promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com contornos ambientais e de solidariedade: todo o papel recolhido é convertido em produtos alimentares básicos, por empresas certificadas de recolha e tratamento de resíduos.
Com esta ação, promoveu-se na comunidade escolar a educação ambiental e a sustentabilidade, para além de se ter valorizado a importância do papel de cada pessoa na sociedade e a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor.
Biblioteca Escolar
Sessão FOCUS GROUP - Certificação EQAVET
Sessão FOCUS GROUP - Certificação EQAVET
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca está a implementar o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET). Esta implementação pretende promover e apoiar uma cultura de melhoria contínua enquanto entidade formadora, em particular no que toca aos cursos profissionais, através do alinhamento dos mesmos com o EQAVET, desenvolvendo ações inovadoras e específicas dirigidas à promoção da eficiência e da eficácia do sistema, contribuindo para melhorar o sucesso escolar, as condições de empregabilidade e de inclusão de todos na nossa sociedade.
Assim sendo, no passado dia 4 de dezembro, ocorreu, no Agrupamento, uma sessão de sensibilização do modelo nacional de garantia da qualidade na educação e formação profissional com o Quadro EQAVET, dirigida aos stakeholders internos e externos.
Esta sessão foi importante, pois permitiu apresentar o modelo que configura a aplicação do Quadro EQAVET ao contexto nacional, deu a conhecer as orientações e instrumentos a observar na sua implementação e capacitou os operadores para o processo de alinhamento com o Quadro EQAVET e pedido de verificação de conformidade EQAVET.
A equipa EQAVET agradece a todos os stakeholders por terem estado presentes e por permanecerem lado a lado com o nosso Agrupamento no desenvolvimento deste processo com vista a melhorar os resultados da aprendizagem, a relevância dos conhecimentos transmitidos nas ofertas que compõem o sistema de educação e formação profissional face às necessidades do mercado de trabalho e das pessoas.
A equipa EQAVET
Certificação EQAVET
Certificação EQAVET
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca está a implementar o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET).
Consagrado pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da União Europeia, o Quadro EQAVET foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.
O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP.
Em Portugal, a implementação de sistemas de garantia da qualidade pelas escolas profissionais foi uma das condições ex-ante do Portugal 2020 - Acordo de Parceria 2014-2020 firmado entre o Estado Português e a Comissão Europeia, no âmbito do Programa Operacional Capital Humano, e deu origem à publicação de um diploma legal (decreto-lei n.º 92/2014, de 20 de junho). Neste diploma, é referido que as escolas que lecionam cursos profissionais devem implementar sistemas de garantia da qualidade dos processos formativos e dos resultados obtidos pelos seus alunos, em articulação com o quadro EQAVET.
É dada a possibilidade de as escolas adoptarem o modelo proposto ou de o adaptarem, considerando as práticas que já possam ter vigentes. O site em si tem sobretudo a preocupação de garantir a transparência, e de divulgar os instrumentos e as atividades de acompanhamento, verificação e publicação do processo, sempre na linha do que é e deve ser o EQAVET enquanto "cimento da «triangulação» dos instrumentos europeus" (Quadro Europeu de Qualificações, Europass e Sistema Europeu de Créditos do Ensino e Formação Profissionais).
No Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, o projeto de implementação do sistema de garantia da Qualidade EQAVET será acompanhado pela Equipa de trabalho constituída por representante da Direção, Coordenador das Ofertas Formativas Profissionalizantes, Coordenador da Escola Básica Diogo Bernardes, Coordenador Técnico e Assistente Técnica.
Para que seja garantido o sucesso neste projeto, convidamos toda a comunidade educativa, docentes, não docentes, alunos, encarregados de educação, ex-alunos, parceiros da comunidade a participar ativamente nele.
A equipa EQAVET
Greve Geral da Função Pública | 31 de janeiro de 2020
Greve Geral da Função Pública | 31 de janeiro de 2020
Estando convocada para o próximo dia 31 de janeiro, sexta-feira, de 2020 uma Greve Geral da Função Pública, alerta-se toda a comunidade escolar para a possibilidade de não ser garantido o normal funcionamento das atividades letivas bem como a prestação de alguns serviços.
De modo especial, alertam-se todos os alunos para avisarem as famílias a fim de serem tomadas as providências que acharem mais convenientes.
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca