Avaliação sumativa do 2.º período
Avaliação sumativa do 2.º período
Exmo.\a Encarregado\a de Educação
Caro\a aluno\a
As medidas de contingência provocadas pela Covid-19 provocaram alterações significativas na forma de funcionamento das nossas escolas e na forma como estávamos habituadas a comunicar. Atravessamos um período em que temos de concretizar a nossa missão à distância, obrigando à mudança radical na forma como nos relacionamos, justificada pela gravidade que representa, para todos nós, esta pandemia.
De igual modo é necessário proceder a todas as adaptações necessárias na gestão dos procedimentos, de forma a não pôr em causa a necessidade de isolamento social a que esta epidemia nos obriga. Assim, este ano foi alterado o modo de comunicação da avaliação sumativa do 2.º período aos alunos e respetivos Encarregados de Educação, que será disponibilizada através da plataforma GIAE Online, a partir das 12:00 horas do dia 3 de abril de 2020.
Para consultar a forma de acesso, passo-a-passo, clique na imagem que se segue:
Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
No âmbito do "Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância", a CPCJ de Ponte da Barca está a promover uma atividade cuja ideia partiu da GNR em colaboração com as CPCJ do Distrito.
Pretende-se envolver as crianças nesta campanha.
Descarregue o desenho para colorir, ocupe o tempo das suas crianças e, se desejar, devolva o trabalho à CPCJ (ver contactos).
Fiquem em casa! Cuidem-se!
A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR
A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR
As duas últimas semanas do 2.º Período foram muito diferentes. As aulas foram suspensas e a escola procurou adaptar-se a esta nova realidade. Por razões de responsabilidade cívica e social, não estivemos juntos. Comunicamos através das redes e plataformas digitais e estivemos todos preocupados com o bem comum.
Deparamo-nos com dificuldades, mas todos trabalhamos no sentido de as tentar minimizar. A primeira ação foi dos docentes titulares de grupo/turma e diretores de turma que fizeram, nas suas turmas, a atualização dos dados de contacto, para desenvolvimento de atividades de aprendizagem, e a identificação número de alunos que não possuem computador e/ou acesso à internet. Tudo estamos a fazer, dentro das nossas possibilidades, para dar uma resposta às questões que estão a ser detetadas.
Essas duas semanas, desde dia 13 de março até ao final do 2.º Período, funcionaram como um teste a toda esta extraordinária situação, imprevisível, e para a qual ninguém estava preparado.
Asseguramos as avaliações sumativas do 2.º período (decorrem nestes dias) uma vez que os docentes, no quadro da avaliação formativa, têm elementos de avaliação que foram recolhidos no decorrer deste período letivo e no anterior e, como sempre, têm uma grande preocupação com os seus alunos. Logo que concluídas, todos os alunos do ensino básico e ensino secundário terão conhecimento, através da plataforma GIAE Online, de informação partilhada pelo docente titular de grupo/turma e diretor de turma, das apreciações realizadas aos seus desempenhos.
Os nossos docentes demonstraram um elevado grau de profissionalismo e, prontamente, desenvolveram esforços no sentido de encontrarem alternativas às atividades letivas e não letivas presenciais, pelo que é o tempo de manifestar o nosso reconhecimento.
Reconhecimento que também se estende aos encarregados de educação pelo esforço que têm feito no acompanhamento dos seus educandos na adaptação a estes novos desafios.
Aos alunos, já neste tempo de “férias”, queremos continuar a dizer que também deles se espera um elevado grau de compromisso com a sua aprendizagem, fazendo o possível para, dentro das suas possibilidades, responderem com empenho e responsabilidade aos desafios que lhes forem colocados.
E aos funcionários, também o reconhecimento pela prontidão e profissionalismo na criação de condições de apoio social, de saúde e, sobretudo, técnicas e administrativas que garantem a continuidade da prestação do serviço educativo.
Sabemos que o que é exigido é difícil, mas temos a esperança na superação destes dias e que tudo volte à tão desejada normalidade.
Antes de concluir, recorde-se que o calendário escolar marca para estes dias a avaliação de alunos. Mas também, até 13 de abril, dias para o repouso e recuperação de energias, para todos regressarmos à escola e às atividades letivas presenciais com a força e vitalidade necessárias aos novos desafios. Se, pelo desenvolvimento da pandemia da Covid-19, não for possível esse regresso aos espaços do Agrupamento, serão dadas orientações e instruções especificas sobre as ações a desenvolver.
Esta pausa, a que todos fomos obrigados, representa um pequeno desvio nas nossas vidas. Regressaremos seguramente diferentes. Com uma experiência de vida que não antecipávamos. Regressaremos, por isso, mais fortes! Melhores cidadãos. Preparados para dar todos os abraços que agora contemos!
Ponte da Barca, 31 de março de 2020
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
COVID 19 - FAQ | Perguntas e Respostas
COVID 19 - FAQ | Perguntas e Respostas
- Encerramento dos estabelecimentos de ensino ou dos equipamentos sociais de apoio à primeira infância ou à deficiência.
- trabalhadores por conta de outrem
- trabalhadores independentes
- trabalhadores independentes/medidas de apoio ao emprego
DESPACHO - Acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais
DESPACHO
Acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais
(artigo 10º do Decreto-lei n.º 10-A/2020, de 13/03)
Provas e Exames dos Ensinos Básico e Secundário - Informações | Documentos
Provas e Exames dos Ensinos Básico e Secundário
Informações | Documentos
- Comunicação n.º 2-JNE-2020 - Orientações para o processo de inscrições
- Comunicação n.º 3-JNE-2020 - Plataforma eletrónica das adaptações
Ensino Básico
- Instruções de Preenchimento do Boletim de Inscrição Editável (Ensino Básico)
- Boletim de Inscrição (Ensino Básico)
- Lista de Códigos Provas Finais e Provas Equivalência Frequência (Ensino Básico)
Ensino Secundário
- Instruções de Preenchimento do Boletim de Inscrição Editável (Ensino Secundário)
- Boletim de Inscrição (Ensino Secundário)
- Lista de Códigos Exames Finais e Provas Equivalência Frequência (Ensino Secundário)
- Tabela de Cursos do Ensino Secundário
Notícias associadas (ler aqui...)
Apoio às famílias durante o encerramento das escolas
Apoio às famílias durante o encerramento das escolas
Os pais que necessitem de faltar ao trabalho por assistência inadiável a menor de 12 anos ou dependente, decorrente de encerramento de estabelecimento de ensino ou de equipamentos de apoio à primeira infância ou deficiência têm direito a um apoio excecional à família. Para aceder a este apoio deve apresentar uma declaração à sua entidade empregadora, a qual é responsável pelo requerimento do apoio junto da Segurança Social.
Evite deslocar-se à Escola ou à Segurança Social!
Faça o download do formulário e consulte o documento com as perguntas mais frequentes!
Formulário: http://www.seg-social.pt/formularios
Dúvidas frequentes - Segurança Social: http://www.seg-social.pt/covid-19-perguntas-e-respostas
Suspensão das atividades letivas
Suspensão das atividades letivas
Informa-se toda a comunidade escolar de que, por decisão do Governo, as atividades letivas estarão suspensas a partir do dia 16 de março, até 13 de abril.
Para minimizar os riscos, a todos se recomenda o cumprimento das orientações da Direção-Geral de Saúde, amplamente divulgadas, quer a partir da Escola, quer pelos meios de comunicação social, quer pelos profissionais de saúde.
Segundo comunicação de hoje do Ministério da Educação, “Considera-se muito importante que a comunicação feita às famílias sobre a suspensão das atividades seja acompanhada de uma recomendação forte da parte da escola para que sejam cumpridas as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, de contenção da participação dos alunos em atividades, iniciativas e deslocações a locais que potenciem o contágio”.
Não se tratando de férias escolares, solicita-se que, neste contexto específico, os alunos realizem em casa os estudos e os trabalhos que os recursos e os meios técnicos e tecnológicos disponíveis permitam.
Comunica-se, também, a suspensão dos transportes escolares a partir de segunda-feira, dia 16 de março.
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
COVID-19 | Comunicação
COVID-19 | Comunicação
Não tem sido fácil encontrar a reação adequada face à propagação do surto do COVID-19. E há agora um facto novo, a suspensão das atividades letivas, cuja operacionalização ainda se desconhece. Na busca da melhor resposta possível teremos que ser previdentes. Tudo fazer para conter a desconfiança e o alarmismo.
Sem alarmismos, importa estarmos atentos. Sermos exigente com as autoridades responsáveis por gerir a situação e não termos a pretensão de sabermos mais do que elas. Não podemos dar-nos ao luxo de selecionar as indicações que aceitamos e seguimos ou que simplesmente recusamos.
A Organização Mundial de Saúde têm pedido rigor a lidar com a pandemia do COVID-19. A melhor forma de fazermos a nossa parte é cumprir o que nos é pedido. Mesmo que em algum momento isso nos pareça excessivo. E nos próximos dias isso vai acontecer!
Por isso é importante recordar que, entre a data em que uma medida é decretada e a data em que produz efeitos são precisos alguns dias. E é também por isso que, nos últimos dias, temos defendido que seria imprudente esperar que as coisas ficassem más para fazer tudo para impedir que ainda ficassem piores!
Nos novos dias que se avizinham, conscientes da nossa incapacidade de prever como as coisas vão evoluir, a necessidade de proteger a comunidade e, em especial, os mais frágeis e vulneráveis ao contágio e às suas consequências, exige-nos comprometimento. Exige-nos uma grande responsabilidade individual. Porque até é provável que a nossa vida venha a ser mais afetada do que aquilo que imaginávamos ou gostaríamos.
Daí a razão para se apelar a toda a comunidade educativa para que mantenha a serenidade e a confiança nas decisões tomadas pelas autoridades de saúde. Porque este é um caso de saúde pública.
Recomenda-se a todos aqueles que apresentem sintomas gripais (tosse, febre e dores no corpo) e que tiveram contacto com doentes confirmados de COVID-19 que fiquem em casa. É fundamental, nestas situações, o cumprimento das normas de segurança e de higiene. Tal como nos casos em que não existem os sintomas!
As pessoas vulneráveis devido a condições de saúde como a diabetes 1, imunodeficiência, problemas renais e cardiorrespiratórios devem ficar resguardadoas.
É fundamental que todos saibam o significado do isolamento que nos é pedido. Os dias de suspensão da normalidade que aí vêm não são dias de lazer!
Na escola, tendo em conta as atuais circunstâncias, vamos estar atentos às recomendações da Direção Geral de Saúde, veiculadas pela comunicação social, assim como à decisão do governo relativa ao encerramento das escolas. Para tomar as medidas adequadas. Que serão comunicadas nos locais de estilo e pelos canais habituais.
Na esperança de que esta fase conturbada seja rapidamente superada!
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca