Contratação de Escola 2019/2020 - Atividades de Enriquecimento Curricular de Música (03-09-2019)
Contratação de Escola 2019/2020 - Atividades de Enriquecimento Curricular de Música
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2019/2020.
Aviso de Abertura | Correção da Oferta n.º 858 – 4 horas |
Exposição dos trabalhos dos alunos de 3.º ciclo – Educação Visual
Exposição dos trabalhos dos alunos de 3.º ciclo – Educação Visual
Na última semana de aulas, no Bloco C da Escola-sede do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, esteve patente uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 3.º Ciclo, no âmbito da disciplina de Educação Visual.
Possibilitou-se assim, à Escola poder assumir-se como um espaço onde o trabalho e o estudo sejam exigentes e, ao mesmo tempo, onde se premeie o esforço e se proporcione a fruição estética da cultura e das artes.
A mostra teve como finalidade a divulgação e valorização do trabalho desenvolvido pelos alunos na disciplina. Pretendeu-se igualmente, incentivar, estimular e despertar a comunidade escolar para a possibilidade de uma escolha da vertente artística no prosseguimento de estudos.
O Grupo Disciplinar de Artes
Alunos da Escola Secundária participam no intercâmbio “Partilha com Energia”
Alunos da Escola Secundária participam
no intercâmbio “Partilha com Energia”
No âmbito do projeto “Partilha com Energia”, promovido pela EDP Produção, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca abraçou, pelo segundo ano consecutivo, o desafio de dinamizar um intercâmbio escolar, contando, desta vez, com a participação da turma do 10.° C, do Curso Profissional de Técnico de Multimédia.
Assim, nos dias 9, 10 e 11 de maio, os alunos de Ponte da Barca visitaram a região da Sertã, Castelo Branco, e, nos dias 23, 24 e 25 de maio, 24 jovens foram recebidos no nosso concelho. O culminar da atividade acabou por se concretizar no passado dia 25 de junho, com a participação na Sessão Nacional, realizada na Casa da Música, no Porto.
Ao longo do ano, as equipas participantes no “Partilha com Energia” foram confrontadas com a necessidade de programar um conjunto de atividades que divulgassem a sua região, nomeadamente, potencialidades, espaços e atividades, e tiveram de responder a quatro desafios e ainda de dinamizar a realização de um intercâmbio escolar.
Com o apoio da EDP, dos municípios e dos respetivos agrupamentos, as equipas assumiram a responsabilidade de todo o planeamento do programa, desde contactos e parcerias com entidades locais, à gestão do orçamento e questões logísticas.
Este programa permite potenciar o desenvolvimento e promoção dos respetivos territórios junto de jovens de outras regiões, aprofundando o sentimento de identidade e de pertença e reforçando atitudes de cidadania ativa, participativa e solidária.
Promover o Território e “Defender o Ambiente”
O EDP “Partilha com Energia” foi, no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, associado ao projeto “Defender o Ambiente”, uma vez que ambos propõem diversas ações que incorporam competências preconizadas no “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória” e que vão ao encontro da “Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania”.
O projeto assumiu-se como um DAC, pois obrigou a planificações conjuntas das várias áreas disciplinares, uma vez que todas as competências / aprendizagens invocadas na execução do “Partilha com Energia” promovem o trabalho de grupo e áreas disciplinares que articulam e integram os saberes dos alunos, estimulando a descoberta de resultados fora da sala de aula e do “learning by doing”.
As dinâmicas implementadas conduziram à realização de filmes centrados nas temáticas “Promoção e preservação do Parque Nacional da Peneda-Gerês” e “Construção de uma escola sustentável e amiga do ambiente”, elaboração de uma brochura sobre a barragem do Alto Lindoso e o impacto da sua localização e construção, e elaboração de diversos materiais produzidos com a colaboração de assistentes operacionais e de encarregados de educação, tais como sacos de pano, porta-chaves, postais comemorativos, confeção de crepes e bolos que serviram para a angariação de verbas.
De referir ainda que o desenvolvimento deste projeto foi conseguido com a participação, o envolvimento e a interação de vários elementos, associações e estruturas da nossa comunidade escolar, com quem os alunos conseguiram estabelecer protocolos de colaboração.
É neste espírito que queremos agradecer à Direção do Agrupamento, por todo o apoio prestado. De igual forma, agradecer aos pais, professores envolvidos, encarregados de educação e assistentes operacionais, pelo seu apoio incondicional. E também a todas as associações e demais colaboradores e entidades, nomeadamente, Rancho Folclórico do Agrupamento, grupo de Ginástica Acrobática do Desporto Escolar, Maria Marques Pereira, Grupo de Bombos, Loja de Turismo, ADERE Peneda-Gerês, APPACDM, Aktiva Natura, Porta do Lindoso, Adega Cooperativa de Ponte da Barca, diversos estabelecimentos comerciais locais, restaurantes e Câmara Municipal. A todos, muito obrigado!
A Organização
Informação aos Encarregados de Educação - Ensino da Música regime livre 2019-2020
Informação aos Encarregados de Educação
Ensino da Música regime livre 2019-2020
ATUALIZAÇÃO (24 de junho de 2019):
Por não terem sido recebidas as inscrições até ao dia 24 de junho, e por haver um lapso no agendamento do dia das provas de seleção (26 de julho em vez de 26 de junho), apresentam-se as novas datas:
- inscrições até 2 de julho;
- provas de seleção no dia 3 de julho.
As inscrições deverão ser dadas com a brevidade possível.
O transporte dos alunos deverá ser providenciado pelos encarregados de educação.
Deverá ser feito o levantamento dos alunos que necessitarão de almoçar, para que atempadamente se possa providenciar o almoço.
Agradecemos desde já a colaboração e a atenção dispensada.
Sarau de Ginástica Acrobática
Sarau de Ginástica Acrobática
"A persistência é o caminho do êxito."
Charles Chaplin
Sem esforço, dedicação, trabalho, mas sobretudo vontade, nada se faz. Foi desta forma que se organizou mais um sarau de ginástica acrobática, no dia 14 de junho, pelas 18.30h.
Várias alterações logísticas e vários imprevistos de última hora não impediram esta atividade de grande valor artístico dos nossos 46 atletas que estiveram presentes, durante uma hora e meia, no Pavilhão Municipal de Ponte da Barca.
Meninos e meninas dos 7 aos 16 anos que trabalharam muitas vezes fora das aulas do horário do desporto escolar, para que tudo se realizasse. Deste grupo todos estiveram muito concentrados e animados durante a sua atuação.
Agradecemos às nossas alunas mais velhas que ajudaram na organização, no próprio dia, agradecemos ao José Carlos da Câmara Municipal, à direção do Agrupamento, aos colegas docentes e aos familiares dos alunos que foram assistir e à turma do 12º ano que realizou uma coreografia de dança. Lamentamos que a participação dos docentes tenha sido tão reduzida. Foi um espetáculo agradável e que terminou ainda na hora do jantar!
Professora Mafalda Cardoso
Alunos de Ponte da Barca vencem o 1.º Prémio da Categoria Vídeo do concurso “Segredos do Alto Minho”
Alunos de Ponte da Barca vencem o 1.º Prémio da Categoria Vídeo
do concurso “Segredos do Alto Minho”
Realizou-se no passado dia 11 de junho, no Cine Teatro João Verde, em Monção, a sessão de anúncio dos resultados e entrega dos prémios do concurso escolar “Segredos do Alto Minho”, que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promoveu no ano letivo 2018/2019.
A turma 12.º D do Curso Profissional de Técnico de Multimédia do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca enviou a concurso quatro vídeos desenvolvidos em grupos de trabalho na disciplina de Design de Comunicação e Audiovisuais, sob a responsabilidade do professor José Félix. O trabalho “Nossa Senhora da Pegadinha” da autoria dos alunos Thatielly Gomes, Lorena Abreu, Lucas Fernandes e Luísa Braga (baseado no livro do professor Luís Arezes) arrecadou o 1.º Prémio da modalidade vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=EOlvuV5b1hc.
Este concurso foi promovido no âmbito das ações do projeto “+REDE” - Coordenação, Dinamização, Acompanhamento e Monitorização Transversal”, do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - PIICIE “Alto Minho - School 4All,” cofinanciado pelo Norte 2020 / Fundo Social Europeu, e teve como objetivo promover o espírito criativo e inovador no território do Alto Minho, através da realização de projetos no âmbito das várias formas de expressão artística: ilustração (pintura ou desenho), criação literária e vídeo.
No total, foram rececionados 36 trabalhos de 11 estabelecimentos educativos públicos e privados dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário regular e profissional do Alto Minho.
A temática do concurso incidiu sobre um segredo ou uma curiosidade de um dos concelhos do Alto Minho e/ou globalmente do território, que pudesse estar relacionado, por exemplo, com a arquitetura exterior ou interior de edifícios (património arquitetónico), a paisagem, fauna ou flora (património natural), costumes ou tradições, personalidades ou factos históricos, e gastronomia. Nesta sessão, foram anunciados os melhores classificados em cada uma das categorias.
A seleção dos trabalhos vencedores foi realizada por um júri independente, constituído por elementos com reconhecido mérito ou experiência empírica nas várias formas de expressão artística que integraram o concurso, nomeadamente, Álvaro Campelo, docente da Universidade Fernando Pessoa e vice-presidente do Centro Cultural do Alto Minho; Ricardo Rodrigues, designer e CEO da Blisq Creative, Brand Strategy Agency; e Francisco Trabulo, docente da Escola Superior de Educação, na área artística, e em representação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
PARABÉNS AOS VENCEDORES!
O grupo vencedor quer agradecer a colaboração de toda a turma, que de várias formas colaborou e apoiou este trabalho. Um agradecimento especial a Joca Fotógrafos e ao professor Soares Alves pela cedência das fotografias.
Professor José Félix
Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
No âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade, os alunos do sétimo ano de escolaridade, após um trabalho de investigação e interdisciplinar, procederam à construção de maquetas alusivas às palafitas da Pré-História.
Os trabalhos contaram com o apoio da Biblioteca Escolar, encontrando-se expostos naquela estrutura, para toda a comunidade educativa.
Partindo do tema aglutinador “Defender o Ambiente”, os alunos procuraram valorizar a importância da água e sua utilidade na emergência dos povoamentos lacustres, mas também das grandes civilizações.
Este projeto tentou dar mais um contributo, no sentido de promover a autonomia e aprendizagens dos alunos, bem como desenvolver atitudes de respeito e de defesa do meio ambiental.
Prof. António Barbosa
Teatro-debate “Nem muito simples... nem demasiado complicado"
Teatro-debate “Nem muito simples... nem demasiado complicado"
Um espetáculo de debate teatral sobre relacionamentos e sexualidade
No âmbito da Educação para a Saúde, e após candidatura ao programa “Cuida-te” do Instituto Português do Desporto e Juventude, realizou-se no dia 4 de junho, no Polivalente da Escola Secundária de Ponte da Barca, o teatro-debate “Nem muito simples... nem demasiado complicado", destinado aos alunos do 9.º ano.
Nesta peça, foram apresentadas, de uma forma bastante divertida, cenas que remetiam para momentos da vida de dois adolescentes: iniciar e gerir uma relação amorosa; dúvidas e questões sobre a primeira relação sexual.
No final do espetáculo, promoveu-se um espaço de diálogo / debate, onde os alunos puderam dar a sua opinião, esclarecer dúvidas e mudar o rumo das histórias que foram representadas.
O balanço desta atividade é muito positivo, pois, ao mesmo tempo que foi um momento bem passado e de descontração, os alunos tiveram também a oportunidade de ficar mais informados sobre alguns dos problemas que podem surgir nos relacionamentos.
A Equipa de Promoção de Educação para a Saúde
Visita de Estudo ao Porto - Exposição “ESCHER”
Visita de Estudo ao Porto - Exposição “ESCHER”
Os alunos das turmas do 11.º C e do 12.º C do Curso Científico-Humanístico deslocaram-se ao Centro de Congressos Alfândega do Porto para visitar a exposição “ESCHER” – Maurits Cornelis Escher, no passado dia 03 de junho.
Esta exposição, chegada agora ao Porto, contava já com cerca de 200 mil visitas em Lisboa, numa organização muito bem-sucedida da empresa Arthemisia. Nela se apresenta o percurso criativo do grande génio visionário que encantou a mente dos cientistas e a fantasia dos artistas gráficos, exercendo uma enorme influência no mundo da arte.
Ao analisarmos a obra de Escher, percebemos como a Matemática pode ser considerada uma forma de arte, na qual os equilíbrios dinâmicos, os paradoxos e as ilusões óticas, virtuosamente trabalhadas, fazem com que as suas construções nos pareçam, simultaneamente, perfeitas e ilógicas.
Alunos e professores puderam deixar-se encantar pelo fascínio misterioso destas obras, numa tentativa de dar sentido ao que se via.
Professor José Félix